Buscar

atividade A1 - GESTÃO EM SERVIÇO‡ DE SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade A1 - GESTÃO EM SERVIÇO� DE SAÚDE
“Argentina, Brasil e México são federações populosas e economicamenterelevantes, que em 2014 compreendiam 60,8% da população e 69,1% do PIBda América Latina. Entre 1930 e 1980, vivenciaram processosdesenvolvimentistas que envolveram industrialização, legislação trabalhista,criação de instituições de previdência e atenção médica aos trabalhadoresformais e implantação de programas d e saúde pública para controle dedoenças específicas. Nas últimas décadas, as reformas d e seus sistemas desaúde apresentaram diferenças, influenciadas por distintos legadosinstitucionais, agendas políticas e orientações governamentais”.MACHADO, C. V. Políticas de Saúde na Argentina, Brasil e México: diferentescaminhos, muitos desafios. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, p. 2197-2212,2018. Di sponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v23n7/1413-8123-csc-23-07-2197.pdf. Acesso em: 15 de maio de 2020.Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha umsistema de saúde e faça comparações entre ele e sistema de saúde brasileiro(público e privado), quanto a pontos fortes e fracos de ambos os sistemas .
O Sistema Único de Saúde, mais conhecido como SUS, é um direito da população brasileira que entrou em vigor a través da Constituição Federal de 1988 em seu artigo 196, e aprimorado em 1990 por meio da L ei número 8.088/1990 que se dispõe sobre a
organização regular das ações em saúde, criado para oferecer atendimento igualitário e promovera saúde de toda a população. É dever de o Estado garantir saúde a Toda população brasileira, atende todos que procurarem suas unidades de saúde ou se houver necessidade de atendimento de emergência. O sistema publico e para todos sem descriminalização por toda a vida contempla-se o direto s atenção integral de saúde, descentralizado, municipalização é participativo com mais de 100 mil conselheiros de saúde. Atua com Promoção, proteção, recuperação e reabilitação garantido a Saúde e qualidade de vida. Dessa forma Mais de 152 milhões de pessoas tem o SUS como o seu único acesso ao serviço de saúde. O SUS é o único sistema de saúde pública do mundo onde aproximadamente 80% delas dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento. Os serviços de atendimento hospitalar público contam com milhões de hospitais credenciações e 38 mil unidades básicas de saúde. Os planos de saúde e atendimentos privados atendem mais de 46,6 milhões de pessoas porém o SUS que realiza 75% dos procedimentos de alta complexidade. Atualmente, o orçamento do Governo. Federal repassado para o Ministério da Saúde gira em torno 101 bilhões de reais, o financiamento é feito pelo governo, e parte do dinheiro utilizado para financiar vem d e contribuições de empregados e patrões, como o INSS.

Continue navegando