Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES XIII AVALIAÇÃO - TI I

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia a charge a seguir:
Com base na leitura, analise as afirmativas:
I- A charge ilustra a evolução histórica da civilização e sugere que a humanidade caminha em direção ao progresso.
II- A charge relaciona positivamente o desenvolvimento tecnológico e o bem-estar dos cidadãos.
III- A charge indica que o caminho para o progresso exige perseverança e só é possível no ambiente urbano.
Assinale a alternativa certa.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Nenhuma afirmativa está correta.
	Respostas:
	a. 
Nenhuma afirmativa está correta.
	
	b. 
Apenas a afirmativa I está correta.
	
	c. 
Apenas a afirmativa II está correta.
	
	d. 
Apenas a afirmativa III está correta.
	
	e. 
I e II estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: I – afirmativa incorreta. Justificativa: a charge é irônica e não ilustra a evolução da civilização. Uma evidência disso é que o caminho para o progresso está congestionado. II – afirmativa incorreta. Justificativa: a charge não retrata uma situação de bem-estar dos cidadãos. III – afirmativa incorreta. Justificativa: a charge contesta a ideia de progresso atrelada ao desenvolvimento urbano e tecnológico.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia a charge e o texto a seguir.
Garotinha de seis anos dá lição de igualdade de gênero para editora de livros infantis
“Aos seis anos de idade, a garotinha Parker Danis costumava ser fã da série ‘Biggest, Baddest Book of Bugs’. Mas quando percebeu que na mensagem da contracapa estava escrito que aquele era um livro ‘para garotos’, ela decidiu enviar uma carta com reclamações muito adultas para a editora ABDO.
‘Queridos publicadores, eu sou uma garota de seis anos de idade e acabei de ler ‘Biggest, Baddest Book of Bugs’. Eu realmente gostei da seção dos insetos que brilham no escuro e das questões no fim. Mas quando vi que a contracapa dizia que aquele era um livro para garotos eu fiquei muito triste. Fiquei chateada por existir algo como um ‘livro para garotos’. Vocês deveriam colocar ‘para meninos e meninas’ em vez de ‘para meninos’, pois algumas garotas também querem ser entomologistas’.
Enviada no dia 20 de abril, a editora respondeu para a garota 20 dias depois com a seguinte mensagem: ‘Você tocou em um ponto muito importante: deveríamos ter feito ‘Biggest, Baddest Book of Bugs’ para todos. Afinal, garotas podem gostar de ‘coisas de garotos’ também. Nós decidimos levar em conta o seu conselho e na próxima edição o livro se chamará simplesmente ‘Biggest, Baddest Book of Bugs’’.
Um tempo depois (com Parker completando seus maduros sete anos), a editora enviou a nova edição – já alterada – para a garota. Em resposta à mudança, Parker disse publicamente: ‘Se quiserem, meninos podem ter cabelos grandes e garotas, cabelos curtos’.”
Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2014/12/garotinha-de-seis-anos-da-licao-de-igualdade-de-genero-para-editora-de-livros-infantis.html. Acesso em: 08 dez. 2014.
Com base nas leituras, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I- A garota da notícia e a da tirinha assumem posturas distintas, uma vez que a amiga de Calvin defende que há “coisas de menino e coisas de menina” e, por isso, não quer subir na árvore.
II- A crítica da menina na carta à editora se fundamenta no argumento de que a ciência é algo que interessa aos dois gêneros, diferentemente de outros assuntos mais específicos.
III- Os dois textos se posicionam contrariamente à discriminação por gênero, que pode se manifestar desde a infância.
Está correto o que se afirma somente em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
III.
	Respostas:
	a. 
I e III.
	
	b. 
II e III.
	
	c. 
III.
	
	d. 
I e II.
	
	e. 
I.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: I – afirmativa incorreta. Justificativa: a menina dos quadrinhos não afirma que há atividades específicas para cada gênero; ela apenas nega que tenha interesse na brincadeira “de menino” do Calvin. II – afirmativa incorreta. Justificativa: a menina critica a editora por ter classificado o livro como “para meninos”; para ela, não deve haver essa distinção de assuntos de acordo com o gênero. III – afirmativa correta. Justificativa: os dois textos mostram que as crianças estão sujeitas a situações de discriminação por gênero e criticam isso.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia a charge a seguir:
Com base na leitura, analise as afirmativas:
I- O objetivo da charge é enaltecer o modo como a internet contribui para a construção do conhecimento dos jovens.
II- Na charge, sugere-se que o contato com as redes sociais pode, muitas vezes, fazer com que as pessoas percam o contato com o mundo real.
III- O personagem da charge reconhece, no mundo real, aquilo que aprendeu na realidade virtual, o que indica o papel educativo da internet atualmente.
Está correto o que se afirma somente em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
II.
	Respostas:
	a. 
I.
	
	b. 
II.
	
	c. 
III.
	
	d. 
I e II.
	
	e. 
I e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: I – afirmativa incorreta. Justificativa: a charge não enaltece a internet como meio de conhecimento, uma vez que ilustra o não reconhecimento de um pássaro por um jovem da era digital. II – afirmativa correta. Justificativa: a situação da charge retrata a alienação do jovem que só vive no mundo digital e que tenta associar, de forma equivocada, os elementos do mundo real ao que ele conhece na rede. III – afirmativa incorreta. Justificativa: o reconhecimento do elemento real pelo personagem da charge é equivocado. A charge brinca com o nome da rede social e o termo em inglês que se refere ao pio dos pássaros.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir.
Educação 2.0: ensino personalizado para cada aluno – Marcelo Brandão
O ensino como forma unificada de transmissão de conhecimento, independentemente das características de cada aluno, parece estar com os dias contatos. Nada mais de ensinar de um único jeito para alunos distintos.
A proposta é implementar um “aprendizado adaptativo” por meio de toda a tecnologia online disponível para individualizar o ensino a cada estudante. Uma proposta ambiciosa, que pretende abarcar toda Espanha e América Latina até o final de 2015. Para alcançar esse objetivo, o projeto utilizará todo o potencial da Internet e do Big Data - que acumulará todo o histórico do aluno permitindo conhecer seus talentos e suas fraquezas e definir um plano de ensino que melhor se adapte a ele. E com o auxílio de ferramentas de análises em rede, proporcionará um conhecimento para o melhor caminho profissional e educativo desse aluno. Ou seja, a personalização passa ser a chave de todo o projeto educacional.
No entanto, esse modelo segue tendo como pilar principal o professor. “Por exemplo, o programa dirá a ele que: nessa semana foram explicados 32 conceitos. O aluno assimilou 27. Esses são os cinco que merecem reforço. Ou, esse aluno é muito esperto e está aprendendo sem problemas, porém está se esforçando ao limite”, explica Manuela Clara, sobre o quão acessível e o quão didática é a ferramenta para os professores.
A nova proposta de ensino já começa a apresentar boa aceitação entre os docentes. Segundo uma pesquisa realizada pela Santillana entre professores que fizeram alguns testes com a plataforma, 82% dos consultados acreditam que a porcentagem de alunos aprovados na matéria aumentaria em 10%.
A tecnologia como ferramenta educativa já não é mais questionável. Videojogos e outros passatempos têm auxiliado, há um bom tempo, o desenvolvimento de nossas habilidades e seduzido nossa fome por conhecimento. A novidade aqui, no entanto, abre espaço para um avanço e uma discussão mais ampla envolvendo percepção e a análise psíquica de cada indivíduo [...].
Fonte: http://consumidormoderno.uol.com.br/index.php/inovacao/novas-tecnologias. Acesso em 12 nov. 2014 (com adaptações).
Com base na leitura, analise as afirmativas:
I- A proposta apresentada no texto se refere ao ensino personalizado a cada estudante, de acordocom suas facilidades e dificuldades de aprendizagem, por meio da tecnologia online disponível.
II- Essa proposta de ensino minimiza o papel do professor na educação, conferindo à tecnologia a capacidade de ensinar.
III- De acordo com o texto, a plataforma já é aceita e utilizada por 82% dos professores.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I, apenas.
 
	Respostas:
	a. 
I, II e III.
	
	b. 
II e III.
	
	c. 
II, apenas.
	
	d. 
I e III.
	
	e. 
I, apenas.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: I – afirmativa correta. Justificativa: de acordo com o texto, “a proposta é implementar um ´aprendizado adaptativo´, por meio da tecnologia online disponível, para individualizar o ensino a cada estudante”. II – afirmativa incorreta. Justificativa: o papel do professor não é minimizado de acordo com o texto. A ferramenta auxilia a identificar as dificuldades de cada aluno para que, assim, o ensino seja mais personalizado. III – afirmativa incorreta. Justificativa: a porcentagem se refere aos professores consultados que acreditam que a plataforma aumentaria o número de aprovados em 10%.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Analise a charge e texto a seguir:
Brasil é o pior em retorno de impostos à ação, aponta estudo.
“Pela quinta vez consecutiva, o Brasil é o país que proporciona o pior retorno de valores arrecadados com tributos em qualidade de vida para a sua população. A conclusão consta de estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) que compara 30 países com maior carga tributária em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) e verifica se o que é arrecadado por essas nações volta aos contribuintes em serviços de qualidade.
Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul ocupam respectivamente as primeiras posições do ranking. O Brasil está em 30º lugar, atrás da Argentina (24º) e do Uruguai (13º).”
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/04/1434959-brasil-e-o-pior-em-retorno-de-imposto-a-populacao-aponta-estudo.shtml. Acesso em 15 dez. 2014.
Com base na leitura e nos seus conhecimentos, analise as afirmativas:
I- A crítica tanto da charge quanto do texto é direcionada ao fato de que os cargos públicos e os privilégios no Brasil ainda são hereditários, resquício de nosso passado colonial.
II- A charge e o texto entram em contradição, uma vez que a charge mostra um cenário otimista de continuidade e a notícia critica o sistema tributário brasileiro.
III. De acordo com os dados da notícia, no Uruguai, o volume de imposto arrecadado é maior do que no Brasil.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Nenhuma afirmativa está correta.
	Respostas:
	a. 
Apenas a afirmativa I está correta.
	
	b. 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	c. 
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	d. 
Nenhuma afirmativa está correta.
	
	e. 
Apenas a afirmativa III está correta.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: I e II – afirmativas incorretas. Justificativa: os dois textos não são contraditórios e criticam a política tributária brasileira. O primeiro mostra o leão, símbolo do Imposto de Renda, controlando os cidadãos. O segundo apresenta dados que revelam que o cidadão brasileiro não tem bom retorno dos impostos pagos. III – afirmativa incorreta. Justificativa: o ranking se refere ao volume de impostos arrecadados que retorna aos contribuintes em serviços públicos. De acordo com os dados, o retorno no Uruguai é melhor do que no Brasil, mas não há dados para calcular o valor do imposto arrecadado em nenhum dos dois países. Pelas dimensões deles, contudo, pode

Continue navegando