Buscar

gestão de carreira final AOL5

Prévia do material em texto

Segundo Ribeiro (2013), as convivências das gerações no âmbito empresarial geram muitas divergências e discórdias, mas também quando bem geridas trazem resultados positivos e saudáveis, sendo esse o principal desafio na gestão de pessoas: saber lidar com cada uma delas e aproveitar ao máximo o que cada uma tem de melhor, para obtenção e superação de resultados cada vez mais desafiadores e para a perpetuação da organização neste mundo globalizado.
	A cada dia é notório e mais atual a inserção e convivência de várias gerações que em conjunto dividem tarefas, responsabilidades e opiniões. Diante deste cenário, cabe a um bom gestor aproveitar e tirar proveito desses conflitos de gerações já que estão inseridos fatores sociais, economicos e culturais.
	Certamente, as divergências entre as gerações podem proporcionar mal-entendidos, uma vez existindo divergências nos pensamentos, dado as suas realidades distintas e até mesmo as condições físicas e psíquicas. Eventualmente, mal-entendidos podem gerar conflitos que possam interferir na organização e causar danos a empresa. Contradições e diferenças entre as gerações no mercado de trabalho precisam de uma certa atenção, todos são seres humanos, com dores, dificuldades, talentos e alegrias, apenas nascidos em tempos diferentes com experiências distintas, com um propósito em comum como confiança e respeito. Gerir uma equipe com conflito de gerações em um ambiente de trabalho, é necessário empatia entre elas e trabalhar as competências técnicas quanto as comportamentais dos profissionais. Com relação às competências técnicas é necessário atentar para um nivelamento através de treinamento, se houver necessidade. Normalmente, Baby Boomers têm maior dificuldade com a tecnologia, diferente da evidente facilidade dos profissionais Y e Z. No campo comportamental a estabilidade emocional é o ponto forte da Geração X, em contrapartida temos a impulsividade multidisciplinar dos Y, com personalidade individualista e relacionada a seus próprios valores pessoais, além de serem altamente conectados. 
	O desafio do gestor é saber absorver o melhor de cada geração e suas potencialidades. As experiências das gerações anteriores corrobora com as novas. É a junção dos saberes das gerações que permite superar os desafios do mundo moderno. As novas gerações (Y e Z) têm a oportunidade de mudar a história de uma organização, juntamente com os Veteranos, Baby Boomers e Geração X. Claramente é um novo tempo para o mundo corporativo, e as empresas que souberem aproveitar o potencial de cada uma conquistarão vantagens com diferenciais competitivos.
	
REFERÊNCIAS:
GOMES, Cristina. Diferentes gerações e uma liderança: aproveitando os novos desafios. 12 de março de 2019. Disponível em: https://asasdh.com.br/blog/diferentes-geracoes-e-uma-lideranca-aproveitando-os-novos-desafios/ Acesso em 21/01/2021.
ZAMPROGNA, Luana. O comportamento das gerações baby boomers, x e y e o reflexo na gestão de pessoas da empresa. 17 de abril de 2019. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/o-comportamento-das-geracoes-baby-boomers-x-e-y-e-o-reflexo-na-gestao-de-pessoas-da-empresa Acesso em 21/01/2021. 
COMAZZETTO, R. Letícia; VASCONCELOS, J. L. Sílvio; PERRONE, M. Cláudia; GONÇALVES, Júlia. A Geração Y no Mercado de Trabalho: um Estudo Comparativo entre Gerações. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000100145 Acesso em 21/01/2021.
CASAROTTO, Camila. Dossiê das gerações: o que são as gerações Millennials, GenZ, Alpha e como sua marca pode alcançá-las. 08 de Junho de 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/dossie-das-geracoes/ Acesso em 21/01/2021
HALF, Robert. Como lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho? 11 de Janeiro de 2019. Disponível em: https://www.roberthalf.com.br/blog/gestao-de-talentos/como-lidar-com-o-conflito-de-geracoes-no-ambiente-de-trabalho-rc Acesso em 21/01/2021.

Continue navegando