Buscar

Gerenciamento agil x tradicional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em todas as metodologias de projetos existe planejamento. Só que uma das diferenças entre os métodos usados é quanto ao planejamento antecipado que se faz. Nas metodologias tradicionais se planeja com bastante antecedência, todo o processo para se chegar ao resultado final. Nas metodologias ágeis o planejamento é feito de uma maneira diferente, pois nesse caso ele é feito de maneira iterativa, descobrindo mais sobre o projeto e estando disposto a conviver com mudanças no meio do caminho. 
Gestão ágil
A gestão ágil de projetos é uma abordagem focada em adaptação e flexibilidade. Os projetos ágeis incentivam a mudança. É mais usada em casos que não se pode prever os acontecimentos, usualmente empregado em incertezas. Já nas metodologias tradicionais as especificações são mais importantes que o prazo e custo. Todos os detalhes são definidos são definidos com antecedência para se chegar ao resultado final, o prazo por exemplo será uma consequência. Nesse tipo de gestão ágil, a macroestrutura é dividida em equipes multidisciplinadas que possuem autonomia para a tomada de decisões, nem sempre sendo necessária a figura central de um líder ou chefe.
Gestão tradicional
Traz previsão, preditivos (pensar nas coisas de maneira antecipada), tem um foco em planejamento. Esse tipo de gestão se aplica muito bem quando se tem estabilidade de requisitos, quando se tem a possibilidade de prever as coisas. Em sua hierarquia há uma figura central no monitoramento das demandas. Normalmente é o líder quem entrega as atividades aos funcionários e designa os seus papeis. 
Outras diferenças importantes
Os métodos tradicionais se baseiam em um modelo mais rígido, ou seja, existem etapas predefinidas que devem ser cumpridas para se chegar ao resultado final e o projeto seja finalizado. Ou seja, há um início, meio e fim que não pode ser desmembrado, desde o planejamento e passando por todas as etapas possíveis. 
Os métodos da gestão ágil andam por outro caminho: Em vez de seguir um modelo predefinido, com só uma entrega final, existem entregas parciais, o que facilita a entrada de mudanças dentro do projeto, ganhando mais agilidade e flexibilidade. Essas entregas constantes em muitos casos aumentam as chances do projeto ter sucesso, pois com os resultados obtidos nessas entregas, o cliente coloca sua opinião e os líderes do projeto modificam o que é necessário, funcionando como um termômetro.
Controle de orçamento 
Enquanto nos projetos ágeis é possível administrar o custo do projeto a partir do desenvolvimento de cada etapa, nas metodologias tradicionais as coisas são diferentes. O orçamento é definido a longo prazo, desde o planejamento do projeto e sem que exista uma grande ruptura em seu desenvolvimento.

Continue navegando

Outros materiais