Buscar

Portfólio 2-Fundamentos da Educação-TICs

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Considerando os conteúdos estudados até o momento, realize uma pesquisa e, com base nela, elabore um texto sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão sendo utilizadas para o ensino da área na qual você está se formando e poste-o no Portfólio. 
O Brasil nas últimas três décadas tem enfrentado mudanças significativas em diversos aspectos da vida dos brasileiros, pois vivemos em uma sociedade de constantes mudanças com dinâmica intensa e em todos os setores ocorrem transformações, com isso, na educação não poderia ser diferente, uma vez que esta vem apresentando avanços significativos.
De acordo com Alves (2014) o acesso à escola de base tem efetivamente progredido em todas as regiões do País, graças aos esforços dos Estados relacionado aos investimentos na educação, dentre tais avanços destacamos o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). 
Para Miranda; Mourão e Gediel (2017) Tecnologia da Informação e Comunicação é entendida como sendo um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada apresentando um objetivo comum, ou seja, a democratização da informação a partir de sistemas operacionais.
A mediação das TICs engloba a compreensão dos processos de gestão de tecnologias, recursos, informações e conhecimentos. Esse processo abarca relações dinâmicas e complexas de elaboração e organização, de produção e manutenção, como os núcleos de produção de materiais, seus projetos e suas relações de equipe, possibilitando a criação de uma sala de aula mais dinâmica, democrática e atrativa.
Se analisarmos a evolução do homem em termos de redes sociais, a história da comunicação entre seres humanos é bastante antiga, em média dois milhões de anos a.C.. Os homens das cavernas se reuniam e se organizavam em grupos, formando o que poderíamos chamar as redes sociais. Da pré-história à Internet o homem sempre teve a necessidade de se comunicar, mas só agora, as suas ideias podem circular o mundo em questões de minutos. Essa velocidade pela qual a informação é transmitida e disseminada teve início com o surgimento da ARPANET ou ARPAnet (Advanced Research and Projects Agency – Agência de Projetos de Pesquisas Avançada), em 1969. Essa agência de pesquisa era uma organização americana em disputa ao poder mundial com a extinta União Soviética (URSS) no período da Guerra Fria (ABREU, 2009). 
A princípio, o ensino a distância foi disponibilizado na modalidade de cursos por correspondência, posteriormente foi propagado com o uso do rádio, sendo este mais acessível a camadas populares. Num terceiro momento se destacam as ferramentas de telefone, fax e televisão, dando suporte a essa forma de ensino, que também ganha força com o surgimento dos computadores, jogos e rede mundial de comunicação (internet).
As tecnologias da informação são o resultado da fusão de três vertentes técnicas: a informática, as telecomunicações e as mídias eletrônicas. Elas criaram no meio educacional um encantamento em relação aos conceitos de espaço e distância, como as redes eletrônicas e o telefone celular, que nos proporcionam ter em nossas mãos o que antes estava a quilômetros de distância. 
Segundo Abreu (2009) percebe-se que na medida em que vão surgindo novos recursos de comunicação aumenta a necessidade de mudança na forma de ensino, educação e profissionalização, com isso, as novas necessidades educacionais, desenvolvidas através das transformações sociais e políticas, permitiram mudanças tanto nas formas de comunicação e interação como no processo de desenvolvimento de competências e habilidades. 
Com isso, a sociedade passou a exigir uma educação mais democrática, acessível e de qualidade, e os avanços socioeconômicos e políticos tornaram ainda mais visível essa realidade. Iniciativas e programas governamentais também contribuíram para a inclusão das TICs na área da educação, especialmente no que tange a Educação Superior Privada. 
Inúmeros setores da sociedade segundo Miranda; Mourão e Gediel (2017) desfrutam dos avanços proporcionados pelas TICs, entre eles merecem destaque as melhorias implementadas em empresas e na área da educação.
Em empresas, proporciona integração no cotidiano corporativo, uma vez que as ferramentas como a videoconferência e as mensagens por aplicativos permitem mais mobilidade corporativa, facilitando assim a comunicação por diversos funcionários, outra vantagem é a redução dos custos empresariais, pois aliada ao empreendedor contemporâneo permite por exemplo que sejam realizadas chamadas de voz com o uso da internet, dispensando assim as ligações interurbanas a partir do telefone.
A partir de pesquisas sobre a temática, observa-se que uma das áreas mais favorecidas pelas TICs é a da educação, uma vez que durante as aulas presenciais estas facilitam o processo de ensino-aprendizagem como também a comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais. As TICs também representam ainda um avanço na educação a distância, no qual ambientes virtuais proporcionam a troca de informações e experiências entre professores e alunos. Com isso, a educação a distância como uma forma de inclusão social atualmente vem sendo foco de diversas pesquisas científicas, no entanto ainda há muitos tabus que necessitam ser quebrados para que tenhamos um ensino mais democrático.
As TICs representam, cada vez mais, um importante papel no ambiente educacional, uma vez que facilitam a interação entre o professor e aluno ao viabilizar a exploração de recursos didáticos inovadores, ao diversificar os modos de criar conhecimentos e ao possibilitar a obtenção de informações atualizadas, são consideradas como catalisadores de transformações na educação, tanto para ensinar, quanto para aprender.
A partir do exposto, afirma-se que a democratização da informação, aliada a inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. 
REFERÊNCIAS
ABREU, K. C. K. História e usos da Internet. Biblioteca on-line de ciências da comunicação (BOCC). Portugal, 2009.
ALVES, N. Revista e-Curriculum. São Paulo, v. 12, n. 03 p. 1464 – 1479 out./dez. 2014 ISSN: 1809-3876.
MIRANDA, Isabela Martins; MOURÃO, Victor Luiz Alves; GEDIEL, Ana Luisa Borba Gediel. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e os desafios da inclusão: a criação de aulas sinalizadas no contexto do ensino superior. Periferia: Educação, Cultura e Comunicação. v.9 n.1 jan-jun 2017.

Continue navegando