Buscar

Portfólio 1-Fundamentos da Educação

Prévia do material em texto

Leia atentamente o texto abaixo e siga as orientações que se seguem: 
“Havia uma rivalidade entre os deuses e os heróis humanos, o que, por sua vez, forçava o homem a superar-se, a tornar-se um deus e a concorrer com eles. Era uma religião que necessitava do “homem-herói”. À base desse paradigma heroico da existência humana, em que o herói preferia a morte – após uma luta sangrenta coroada pela glória – do que a existência feliz, a educação toma inspiração. A educação homérica foi o primeiro modelo de formação em excelência; a primeira versão da Paideia grega. Temos de notar que esse modelo propiciava a formação do lado subjetivo do homem, todavia, essa formação de excelência traria também para o Estado enorme benefício, pois é o herói quem, nos combates, glorificava e dava relevância ao seu Estado” (CORRÊA, 2013, p. 42). 
Considerando o trecho acima citado, para realizar esta atividade você deve:
1) Retomar a leitura sobre a educação homérica e compreender a relação dela com a religiosidade grega.
2) Pesquisar o universo dos mitos gregos (não somente os citados na Ilíada e na Odisséia) e, dentre eles, escolher um que, em sua opinião, descreve apropriadamente o processo de superação do indivíduo, ou seja, o que narra a transformação da pessoa em herói.
3) Elaborar e postar no Portfólio um texto que contenha:
a) nome do mito escolhido;
Mito de Aquiles
b) breve resumo do mito;
Aquiles, filho de Tétis (deusa grega do mar) e Peleu (rei dos mirmidões) é um dos mais famosos entre os heróis gregos. Participou juntamente com outros heróis gregos de várias batalhas na Grécia, ficando mais conhecido durante a Guerra de Tróia pela sua bravura e força. De acordo com a mitologia grega sua mãe lhe mergulhou ainda recém-nascido na águas do Estige (rio que dava sete voltas no inferno), fato este que lhe deixou invulnerável, porém tendo em vista que sua mãe estava o segurando pelo calcanhar, esta parte do corpo ficou vulnerável por não ter sido molhada pelas águas do rio. Durante a Guerra de Tróia, após Aquiles vingar a morte de seu amigo Pátroclo, foi ferido por Paris através de uma flecha envenenada em seu calcanhar, provocando assim a morte de Aquiles.
c) explicação sobre a relação que pode ser estabelecida entre o mito escolhido e os pressupostos básicos da educação homérica; 
Na educação homérica, Aquiles é reconhecido pela sua honra, coragem e amizade, servindo de exemplo para a educação de jovens gregos. Características humanas como rituais religiosos e aspectos de divindade são relacionadas aos deuses e aos homens heróis, pois apresentam o mesmo nível de igualdade. Aquiles é considerado um herói imortal apesar de ter morrido no campo de batalha, tema sua honra relacionada à morte, e é modelo para a ética homérica, no qual os homens devem apresentar riqueza de virtudes por méritos ou qualidades próprias.
d) referências dos textos pesquisados
CORRÊA, R.A.; KRASTANOV S.V. Fundamentos Pedagógicos e Filosóficos da 
Educação. Batatais: Claretiano, 2013. 
JAEGER, Werner Wilhelm. Paidéia: a formação do homem grego. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994. [tradução Artur M. Parreira, adaptação para a edição brasileira Monica Stahel, revisão do texto grego Gilson Cesar Cardoso de Souza].
VIEIRA, Paulo Eduardo. A Gênese da educação grega: da areté homérica à Paideia clássica. Filos. e Educ. Campinas, SP, v.10, n.1, p.166-183, jan./abr. 2018 – ISSN 1984-9605.

Mais conteúdos dessa disciplina