Buscar

Exercícios de Fixação_Endócrino / Fisiologia II/ Veterinária/ UFPEL/ 2021.

Prévia do material em texto

Endocrinologia
Sistema Endócrino – Introdução
1- O que é um hormônio?
Substancia química liberada por glândulas ou por células, com função de controlar, regular, modular as funções de um tecido alvo ou outros sistemas.
2- Com relação às características dos hormônios proteicos, esteroides e aminas, coloque V para verdadeiro e F para falso. 
Hormônios proteicos: 
( v ) São sintetizados pelo retículo rugoso; 
( v ) Ficam armazenados em vesículas secretoras nas células; 
( F) São lipossolúveis; São Hidrossuluveis.
( v ) São liberados por exocitose conforme a necessidade;
( F ) Para entrar na célula alvo, se ligam a receptores no núcelo da célula e ativam enzimas dentro da célula. Se liga receptores de Menbrana.
 ( V ) Nem todos são derivados do colesterol; pode se formar a partir de acetato.
Hormônios esteroides:
 ( V ) São solúveis no sangue, sendo assim, não são armazenados em vesículas. O hormônio é formado no momento em que é necessário;
( V ) São transportados por proteínas plasmáticas no sangue;
( V) Quando chegam próximo ao tecido alvo, são liberados da proteína transportadora e atravessam a membrana, onde o receptor está localizado no núcleo.
Hormônios aminas:
( V ) São derivados de aminoácidos. Aminoacidos Tirosinas.
( V ) Os hormônios que apresentam características diferenciadas são as histaminas e acetilcolinas.
( V ) Os hormônios T3 e T4 são formados por células foliculares na tireóide, sendo necessário iodo.
3- O que são receptores hormonais, onde ficam localizados e qual a função?
São proteínas hormonais que atuam como receptores hormonais e transmitem o hormônio para dentro da célula. Cada hormônio vai ter um receptor específico.
4- Cite e explique os tipos de regulação dos receptores hormonais.
Regulação Crescente: sinalizando a liberação de prolactina, para a glândula mamaria durante a gestação, evitando resposta exagerada da célula, para este hormônio.
Regulação de outros Hormônios: no caso a Ocitosina, pois na gestação, onde deve ser diminuída, para não ocorrer descamação do útero e contrações uterinas, onde só retornará a agir, próximo ao parto nas contrações uterinas.
5- Qual o mecanismo de ação de um hormônio proteico?
Circulam livre no sangue, se ligam a um receptor proteico na membrana plasmática, fazem ativação de enzimas intracelulares.
6- Qual o mecanismo de ação de um hormônio esteroide?
Circulam ligados a proteínas plasmáticas, se ligam a um recepetor ligado ao núcleo, fazendo ativação de gens.
7- Sobre a interação entre os hormônios. Relacione as colunas:
( A ) Sinergismo
( B ) Antagonismo
( C ) Efeito Permissivo
( B ) Dois hormônios atuam de forma oposta com relação a determinada função. Ex: glucagon e insulina.
( A) Dois hormônios atuam em conjunto potencializando uma determinada função. Ex: hormônio do crescimento e insulina (ambos sinalizam para a síntese de proteínas, juntos produzem número maior de proteínas).
( C ) Um hormônio deve estar presente para permitir a ação de outro. Ex: para a aldosterona ser secretada, a adrenal deve ser estimulada pelo ACTH. 
A secreção da maioria dos hormônios é regulada por “feedback” negativo, o que significa que alguma conseqüência da secreção do hormônio atua direta ou indiretamente sobre a célula secretora de modo negativo para inibir a secreção adicional. 
GHRH, GHIH, GH, IGFS
1) Para um ser vivo crescer e se desenvolver, é necessária a ação de dois hormônios. Cite os dois e explique como eles se relacionam. GH E T3 E T4. Os dois vão se complementar pois o GH responsável pelo crescimento em todos os tecidos tanto em tamanho quanto numero de celulas e o t3 e t4 é essencial para a maturação do tecido, promovendo a diferenciação entre eles, além de provomer a errupção dos dentes, chifres. Onde os dois atuando junto vai se ter, o crescimento ósseo aumentado além da massa óssea.
2) O hormônio do crescimento tem atuação importante no metabolismo de nutrientes como carboidratos, lipídios e proteínas. Qual a atuação desse hormônio sob a metabolização dos lipídeos? Faz lipólise( Catabolismo ), quebra de triacilglicerois em ácidos graxos livres.
3) Sobre o GH, assinale V ou F:
( V ) É um hormônio esteroide também conhecido como somatotropina.
( V ) Promove o anabolismo de proteínas.
( F ) É induzido pela somatostatina (GHIH). Horm. Inibidor GH.
( ) Liga-se a receptores nas células alvo ativando enzimas intracelulares, configurando mecanismo de ação rápida.
( ) Estimula a produção de IGFs, sendo IGF I mais importante na vida adulta e os IGF II no desenvolvimento fetal.
4) Por que a utilização de GH como anabolizante pode levar a um aumento no risco de desenvolver Diabetes tipo II? Por que é um hormônio hiperglicêmico que aumenta as taxas de glicemia no sangue.
5) Como o ritmo circadiano influencia na secreção do Hormônio do Crescimento? Por que ele vai ter um pico de maior liberação durante a noite. Podendo então ser desregulado sua atividade devido a quebra do ritimo circadiano.
PIH, PROLACTINA
1-Complete
A Prolactina é o hormônio que promove o desenvolvimento das mamas e a produção de leite; é um hormônio___proteico___________, armazenado em_vesiculas_____________ e controlado pelo hormônio____(PIH) h.inibidor da prolactina_________, também chamado de_____dopamina_________.
2-Sobre prolactina, responda:
a) Por que ela é considerada “anticoncepcional” natural das mulheres durante a gravidez?
c) Os aumentos dos níveis de prolactina ocorrem quando há aumento de secreção deste hormônio em estruturas chamadas lactotrofos. Quais causas fisiológicas promovem o aumento dos níveis de prolactina?
A sucção na na glândula mamaria vai fazer com que haja um estimilo a liberação de mais leite, consequentemente mais prolactina.
3-O leite materno é produzido e liberado por ação neuro-endócrina. Os principais hormônios envolvidos na produção e liberação do leite, no período da amamentação, são, respectivamente:
a) Ocitocina e progesterona
b) Prolactina e progesterona
c) Ocitocina e estrogênio
d) Prolactina e ocitocina
e) Ocitocina e testosterona
OCITOCINA
1-A Ocitocina tem duas atuações principais nas mulheres. Explique-as.
Sobre o útero nas contrações uterinas e sobre os alvéolos na glândula mamaria pelos músculos mioides, fazendo com que haja a liberação de leite pela mama.
ADH
1- Como é feita a regulação do ADH? Osmorreceptores desidratados = +ADH
Pouco estiramento dos barroceptorres= + ADH
2- Qual é a atuação do ADH na circulação e nos rins? O hormônio ADH, impede a diurese ( perda de água ), insere canais de água na membrana, permitindo que a água entre ( aquaporinas ), na porção final do néfron para reabsorção de água.
↑ Reabsorção de água.
↑ Volume de Líquidos.
↑ Volemia.
↑ Retorno Venoso.
↑ Débito Cardíaco.
↑ Pressão Arterial.
MELATONINA
1-Como ocorre regulação da melatonina e qual sua função? 
Função de Regulação do relógio biológico e atividade diária. É regulada pelo Ritimo Circadiano,de acordo com as atividades diárias com a luz do sol.
↑ Luz- ↓ T3 e T4 - ↓ Metabolismo - ↓ Temperatura - ↑ Sono.
TRH, T3, T4
1-Marque V para verdadeiro ou F para falso:
( V ) T3 e T4 são secretados pela tireoide e seu principal estimulo é o frio.
( F ) T3 tem ação mais longa que T4.
( V ) T4 é a forma mais produzida do hormônio tireoidiano.
( V ) Sobre o crescimento faz diferenciação celular.
( V ) Sobre o metabolismo de carboidrato: Aumenta glicemia, aumenta glicólise e diminui a gliconeogênese .
( V ) Sobre o metabolismo de gordura faz lipólise.
( F ) Os hormônios da tireoide são sintetizados pelas células epiteliais foliculares da glândula paratireoide. 
( V ) Os hormônios T3 e T4 circulam pela corrente sanguínea ligados às proteínas plasmáticas ou livres.
( F ) Deficiência de Iodo aumenta a produção de hormônios da tireoide.
2-(UFT/2008) A homeostase em animais é mantida por dois sistemas de controle: o neural e o endócrino. Os hormônios exercem efeitos impressionantes nos processos da reprodução, de desenvolvimento e metabólicos. A hipófise é uma glândula endócrina dividida em dois lobos, adeno-hipófise e neurohipófise,e produz uma série de hormônios que modula outras glândulas, entre elas, a tireoide. O hormônio ________ produzido pela_____________ estimula à tireoide, modulando a secreção dos hormônios___________ e _____________, através de um refinado mecanismo de controle recíproco, conhecido por retroalimentação.
Entre as alternativas a seguir, qual descreve adequadamente a complementação das lacunas acima?
 a) TSH, neuro-hipófise, tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).
 b) TSH, adeno-hipófise, tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).
 c) tiroxina (T4), adeno-hipófise, TSH e triiodotironina (T3).
 d) TSH, adeno-hipófise, calcitonina e tiroxina (T4).
3-(UFC-2007) Um amigo meu ficou sabendo que estava com câncer na tireoide e teria que se submeter a uma cirurgia para a retirada desse órgão. Ele foi informado de que, como consequência da cirurgia, teria que tomar medicamentos, pois a ausência dessa glândula: 
a) provocaria a ocorrência do aumento do volume do pescoço, caracterizando um quadro clínico conhecido como bócio endêmico. 
b) reduziria a produção do hormônio de crescimento, provocando a redução de cartilagens e ossos, fenômeno conhecido como nanismo. 
c) diminuiria a concentração de cálcio no sangue, levando à contração convulsiva das células musculares lisas, o que provocaria a titânia muscular. 
d) comprometeria a produção do hormônio antidiurético, aumentando a concentração de água no sangue e diminuindo o volume de urina excretado. 
e) levaria a uma queda generalizada na atividade metabólica, o que acarretaria, por exemplo, a diminuição da temperatura corporal.
CALCITONINA
1-Qual é o nome do homônimo que à glândula tireoide também produz, um hormônio que induz a incorporação de cálcio no osso: 
a) Tiroxina. 
b) Calcitonina. 
c) Paratormônio. 
d) Tri-iodotironina.
2-Qual é a relação entre a osteoporose, à dieta alimentar e os hormônios calcitonina e paratormonio?
3- Normalmente, quando pensamos nos hormônios produzidos pela tireoide, logo nos lembramos dos hormônios tiroxina e tri-iodotironina. Entretanto, essa glândula também produz a calcitonina, que está relacionada com: 
(a) Aumento do Metabolismo no Osso 
(b) Liberação de Cálcio dos ossos para o Sangue 
(c) Aumento do Cálcio no Sangue 
(d) Diminuição do Cálcio no Sangue
PARATORMÔNIO
1- Por qual glândula é secretado o Paratormônio (PTH)? Qual a sua função e sua interação hormonal com a Calcitonina? Secretado pelas glândulas paratireoides, onde é antagônica a calcitonia, pois retira cálcio do osso e coloca no sangue e faz também reabsorção de Cálcio pelos rins.
2- Qual a atuação do Paratormônio (PTH) sobre os ossos e sobre os rins?
Efeito sobre Ossos: Acurto Prazo- ativa a bomba de cálcio, e estimula osteolise osteocistica.
Longo Prazo – auxilia na formação dos osteoclastos na medula óssea.
Sobre os Rins: Ativa a vitamina D nos Rins.Vai impedir a absorção de bicarbonato e a liberação de H. 
3- Qual o efeito do Paratormônio (PTH) sobre o intestino?
CALCITRIOL
1- O Calcitriol (1,25-di-hidroxicolecalciferol) forma ativa da Vitamina D3 é um hormônio esteroide derivado do colesterol. Com relação ás suas funções no intestino e com base nas informações abaixo, é possível afirmar:
I - O Calcitriol induz a síntese das calbindinas, estimulando a formação do ATPase que bombeia cálcio para o sangue.
II - Entre as principais ações do calcitriol, uma delas é aumentar a absorção de cálcio no intestino.
III - O Calcitriol inibe a síntese das calbindinas, inibindo a formação do ATPase, o que facilita o transporte de cálcio para o sangue.
( ) II e III estão corretas.
( ) Somente a II está correta.
( x ) Somente a III está incorreta.
( ) Todas estão corretas.
2- O papel global da forma ativa de Vitamina D é o de aumentar as concentrações plasmáticas, tanto de cálcio como de fosfato, para promover a mineralização do osso novo. Explique, resumidamente, como ocorre a ação do Clacitriol sobre os ossos.
Curto Prazo: estimula a osteolise osteocistica.
Médio Prazo: ativa osteolise osteoclastica.
Longo Prazo: forma osso novo, degradando o osso velho( osteoclastos ) e ativa osteoblastos para formar matriz óssea nova.
INSULINA
1)Sabendo que os hormônios interagem em suas funções, compare a atuação dos hormônios listados, especificando se as ações sobre esses tecidos alvo são sinérgicas ou antagônicas:
a)Insulina e somatomedinas (IGFs) no metabolismo de proteínas.
b)Insulina e glucagon no metabolismo de gorduras.
São antagônicas suas ações sobre metabolismo de gorduras, devido a insulina síntese de acido graxo na forma de triacilglicerois e o glucagon fazer catabolismo, fazer lipólise para degradar triacilglicerois em ácidos graxos livres e usar como fonte de energia.
2)Sobre a Insulina descreva:
Qual sua classificação: Hormônio Proteico.
Como é armazenado: no pâncreas Endócrino.
Qual sua forma de transporte no sangue: 
Qual a localização do receptor na célula alvo: Receptores se encontram na Menbrana Plasmatica da Célula Alvo.
Qual o mecanismo de ação hormonal: 
3) Por quais células a insulina é produzida?
Produzido pelas células Beta.
4) Qual o efeito da Insulina no fígado no metabolismo dos carboidratos?
Vai diminuir-se a glicose no sangue, com isso ela vai ser armazenada glicose na forma de glicogênio no fígado.
5)É correto afirmar que quanto mais insulina,mais síntese protéica? É correto dizer que a insulina eleva e muito a síntese proteica quando em grande quantidade a glicose no sangue, porém na falta de glicose vai estar com a síntese proteica diminuída, ou então parada e quem assume é o glucagon fazendo lipólise( degradação).
GLUCAGON
1-Qual a função do glucagon e quando este hormônio é liberado? O glucagon vai agir quando os níveis de glicemia estiverem baixos no sangue, fazendo com que ocorra lipólise (degradação) dos triacilglicerois armazenados no tecido adiposo em ácidos graxos livres que seram usados como fonte de energia e manutenção da glicemia.
2-Explique a atuação do glucagon sobre o metabolismo de carboidratos, lipideos e proteínas respectivamente:
Ativar a lipase a degradar triacilglicerois e fazer lipólise ( quebra de gordura ), para liberar ác. Graxo no sangue para formação de energia por cetôgenese (corpos cetônicos )
3-Explique como ocorre a regulação da secreção? Quais os fatores que ativam ou inibem sua secreção?
A regulação se dá por feed back negativo, onde a excreção adicional inibe a célula secretora. Onde uma glicemia baixa no sangue vai estimular a sua liberação na corrente sanguínea, para estimular a gliconeogenese e a lipólise de triacilglicerois, onde que ao haver o aumento da glicemia vai ocorrer a inibição da secreção de glucagon, onde então passará a agir a insulina na corrente sanguínea.
CRH, ACTH
1- Sobre o Hormônio liberador de corticotrofina (CRH):
Onde ele é sintetizado? Hipotálamo.
Onde ele é liberado? Adenohipofise. 
Ele atua sobre? CRH na Adenohipofise, ACTH atua sobre o cortês da adrenal
Ele é responsável por estimular a liberação de que hormônio? Estimula a produção ACTH.
2- Sobre a Corticotrofina (ACTH) 
Onde ele é sintetizdo? Adenohipofise
Quais células são responsáveis pela síntese do ACTH? 
Ele é responsável por estimular a síntese de qual hormônio? Aldosterona
Qual o mecânismo de ação dele? 
A secreção de ACTH aumenta em situação de? Estress do animal.
CORTISOL
1- O cortisol atua de diferentes maneiras nos metabolismos de carboidratos, gorduras e proteínas. De acordo com essa informação, explique o que ocorre com os metabolismos em uma situação de estresse crônico.
 
Met. de Carboidratos: ocorre glicogenolise, e gliconeogenese, efeito anti-insulina. Aumento da Glicemia.
Met, de Gorduras: faz lipólise, vai ter presença de GH, o efeito é potencializado ( Adrenalina também ).
Met. de Proteinas: hormônio é catabolico, faz a degradação das proteínas.
2- Sabendo que o cortisol e a insulina são hormônios antagônicos, explique o conceito de antagonismo e compare a atuação dos dois hormônios no metabolismo.
Antagonismo: quando dois hormônios atuam de maneira opostas.
Cortisol vai aumenta a glicemia, por meiode glicogenolise e gliconeogenese.
Insulina: vai baixar a glicemia no sangue, por meio da captação de glicose pelo glut, onde uma parte não utilizada vai ser armazenada na forma de glicogênio.
ALDOSTERONA
1-A Aldosterona é o principal mineralocorticoide secretado pelo córtex da adrenal. São estímulos para sua secreção, EXCETO:
a)Aumento da concentração de Potássio (K+) no sangue.
b)Diminuição da concentração de Sódio (Na+) no sangue.
c)Estresse.
d)Sistema renina-angiotensina
e)Mobilização do colesterol pelo ACTH.
2-Analise as alternativas a seguir e marque o hormônio produzido pela suprarrenal que atua, principalmente, na reabsorção do sódio.
a)Adrenalina.
b) Glucagon.
c) Cortisol.
d) Insulina.
e) Aldosterona
3Explique detalhadamente o efeito da aldosterona sobre:
a) Rins: faz a ativação da bomba de sódio e potássio. Vai aumentar o numero de canais de vazamento de sódio, vai haver ↑ reabsorção Sódio e ↑ excreção de potássio.
b) Circulação: ↑ Reabsorção de Sódio e Reabsorção de água.
c) Explique detalhadamente a regulação da secreção da aldosterona:
Secreção de Aldosterona.
↑ de K+ no sangue = ↑ secreção Aldosterosa.
↓ de Na+ no sangue = ↑ secreção de Aldosterona.
Inibição da Secreção.
↓ de K+ no sangue = ↓ secreção de Aldosterona.
↑ de Na + no sangue = ↓ secreção de Aldosterona.
 
TESTOSTERONA
1- Qual a função da testosterona? E qual seu efeito no metabolismo de proteínas?
Função: Caracteristicas sexuais masculinas. Definição dos órgãos masculinos. Espermatogênese pelas células de sertoli, produção de espermatide.
Met. de Proteinas: aumenta a massa muscular. 
2- Por que a testosterona atua indiretamente sobre a espermatogênese? Por que ela é produzida nos testículos pelas células de Leidy, , onde vai atuar sobre as células de Sertoli durante a espermatogênese, na formação de espermatides, expressando as características sexuais masculinas.
ESTRADIOL
1. Qual a glândula secretora de estradiol e qual a sua principal função? É secretada pelo Ovário das fêmeas.
É responsável pelas características sexuais femininas.
2. Porque o estradiol tem efeito indireto sobre a foliculogênese? Atua na formação do gameta feminino.
3. Explique os efeitos metabólicos do estradiol no metabolismo de proteínas e no metabolismo ósseo:
Met. Proteina: aumenta a síntese de proteínas.
Met Osseo: efeito direto nos osteoclastos (estímulo ).
PROGESTERONA
1- O que é progesterona, e onde é produzida?
2- Qual a função mais importante da progesterona?
3- Em que fases da vida da mulher a progesterona é mais importante?
4- Qual a ação da progesterona nas mamas?
5- Qual a ação da progesterona em níveis elevados sobre o útero?
GnRH, FSH, LH
1-Qual a função do FSH nas mulheres e nos homens?
2- Qual glândula é responsável pela liberação do hormônio LH?
3- Qual a principal função do LH nos homens? 
4- Qual a principal função do LH nas mulheres? 
HORMÔNIOS DA GESTAÇÃO
1-Relacione:
(1) Hormônio gonadotrofina coriônica humana;
(2) Estrogênio
(3) Progesterona
(4) Somatomamotrofina coriônica humana
(5) Ocitocina
(6) Prolactina
( ) Atua aumentando a parede do útero, o tecido glandular mamário determinando a proliferação do sistema ductal e junto a progesterona inibe a secreção de prolactina.
( ) Hormônio que inibe a involução do corpo lúteo e o estimula a produção de progesterona.
( ) Hormônio que necessita da sucção da mama para estimular sua produção.
( ) Hormônio secretado pelo corpo lúteo e placenta, o qual atua inicialmente na implantação do óvulo e inibe a contratilidade do útero durante a gestação.
( ) Hormônio secretado pela placenta atua no desenvolvimento das mamas, diminui o metabolismo de carboidratos da mãe e libera ácidos graxos como fonte de energia.
( ) Hormônio responsável pela contração uterina no parto e contração dos alvéolos na mama para haver a ejeção do leite.

Continue navegando