Prévia do material em texto
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ATIVIDADE FORMATIVA IV ORIENTAÇÃO: Buscar junto a diretores/gestores de escolas públicas ou privadas, informações sobre o papel que este exerce na Instituição. Desenvolver um texto dissertativo com até 20 linhas com analisando as respostas obtidas; NOME DO ALUNO: Viviane Cristina Alves de Souza REDAÇÃO: O gestor escolar é aquele que vem nos mostrando como agir no decorrer das ações, como lidar com o processo educacional de diversas formas, como tomadas de decisão, solução de problemas e organização da escola, seus projetos e planos educacionais não são feitos e nem pensados de forma individualizada, o mesmo traz em sua organização educacional o conceito de democracia, para que assim os trabalhos executados na gestão escolar possam possuir ainda mais eficiência quando for executado. Ainda nos trabalhos decorrentes a gestão, encontramos a mesma em suas distintas formas de desenvolvimento: Gestão Administrativa, Gestão Educacional, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Pedagógica; esta divisão dá-se mediante as funções atribuídas ao gestor da escola; A gestão pedagógica é responsável por grande parte dos objetivos da escola, suas metas e planejamento para o ensino, responsável em elaborar os conteúdos curriculares da escola, avaliação dos alunos e professores, sem contar o PPP (Projeto Político Pedagógico), responsável também pela parte pedagógica da escola. No decorrer desta pesquisa, para o aprimoramento as questões aqui descrita, ressalto no artigo 12 da Lei 9.394/96 (Brasil, 1996a) as principais incumbências da gestão escolar nas unidades de ensino l – elaborar e executar sua proposta pedagógica; II – administrar eu pessoal e seus recursos material e financeiros; III – assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aulas estabelecidas. IV – velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente; V – prover meios para a recuperação dos alunos e menor rendimento; VI – articular-se com as famílias e comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; VII – informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, como sobre execução de sua proposta pedagógica; VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município. A função de cada órgão da instituição é visar á melhoria do ensino e do planejamento escolar, que deve estar cada vez mais pautado na eficiência, garantindo para escola bons resultados.