Buscar

modelo - projeto diagnostico organizacional fase 4

Prévia do material em texto

19
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
MAÍRA CORREA DA SILVA
PADARIA PÃES E DOCES BELLA LUNA
Diagnóstico Organizacional
CAJAMAR
2020
MAÍRA CORREA DA SILVA
PADARIA PÃES E DOCES BELLA LUNA
Diagnóstico Organizacional
Trabalho apresentado no Curso Superior de Tecnologia Em Gestão Financeira na instituição de ensino superior Anhembi Morumbi de São Paulo, como requisito para a realização da disciplina: Projeto aplicado a negócios - Diagnóstico organizacional.
Tutor Marco Antonio Soares	 
CAJAMAR
 2020 
RESUMO
Este artigo tem como objetivo elaborar um diagnóstico organizacional da Padaria Pães e Doces Bella Luna. Empresa do ramo de Confeitaria e Panificação que atua em Cajamar desde 1990. Por se tratar de um ramo de alta demanda, de grande concorrência, fez-se necessário a otimização dos seus custos e das atividades praticadas dentro do ambiente organizacional, principalmente por seus colaboradores. O resultado do trabalho apontou que a empresa Paes e Doces bela Luna está organizacionalmente caminhando dentro do planejado, no entanto, ainda é possível fazer alguns ajustes, a tempo de evitar que se perca esse crescente da concretização da efetividade do trabalho da equipe e de sua administração. Com base na análise SWOT, foi possível identificar as ameaças, oportunidades, pontos fracos e fortes, pincipalmente se tratando do ambiente interno, a ponto de propor mudanças a adoção de ferramentas gerenciais à equipe de trabalho. 
Palavras-chave: Diagnóstico Organizacional. Análise SWOT. Padaria Pães e Doces Bella Luna.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Organograma da empresa ..............................	11
Figura 2 – Fluxograma dos veículos de entrega ................ 16
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	8
1.1	Objetivos do trabalho	9
1.2	Objetivo específico	9
2.	DADOS DA EMPRESA	9
3.	MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA	10
3.1	Missão	10
3.2	Visão	10
3.3	Valores	10
4.	ORGRANOGRAMA ORGANIZACIONAL .............................................................. 11
5. DEPARTAMENTOS DA EMPRESA ...................................................................................... 12
6. FUNÇÕES DE CADA DEPARTAMENTO ............................................................................. 13
7. ANÁLISE SWOT ........................................................................................................................ 14
8. PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES............................................................... 15
9. FLUXOGRAMA ............................................................................................................. 16
10. INDICADORES DE QUALIDADE .............................................................................. 17 
11. CONCLUSÃO ................................................................................................................. 18 
12. REFERÊNCIAS .............................................................................................................. 19
 
		
	
	
1. INTRODUÇÃO
No que se trata do ambiente organizacional de uma empresa, ainda que de pequeno porte, considera-se de grande complexidade a sua organização. Além disso, com as constantes transformações no mundo das organizações nos dias atuais, faz-se necessário que as empresas adotem diferentes ferramentas de gerenciamento que adequem o seu cotidiano. Por sua vez, com o auxílio dessas ferramentas e métodos para conhecer essas possíveis variáveis, é possível traçar planos de ação interferem efetivamente no alcance dos objetivos e na melhoria da organização. Por se tratar de uma dessas ferramentas fundamentais, o Diagnóstico Organizacional também será a base do nosso estudo.
Segundo a definição de Wood Jr. (2011, p. 141):
O Diagnóstico Organizacional ajuda a desenvolver análises dos ambientes internos e externos das organizações, diagnosticando problemas e oportunidades mediantes o uso de ferramentas específicas, auxiliando na estruturação de processos e responsabilidades. 
Para Oliveira (2017), as práticas organizacionais são o conjunto de saberes aprendidos desenvolvidos e criados dentro de uma organização e dessa maneira, a sua aplicação, compõem os direcionadores de tomada de decisões. O mesmo autor sugere que essas práticas sejam cuidadosamente estudadas, quando levanta-se todas as informações pertinentes para servirem de base de dados nas análises da estrutura organizacional, bem como na correção de problemas de gestão e na maximização dos resultados. 
Diante disto, o presente estudo tem o objetivo de identificar quais são as práticas utilizadas, seus departamentos, suas respectivas funções, identificação de missão, visão e valores, organograma organizacional da empresa, identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à competição em negócios.
Por fim é apresentada as considerações finais incluindo as limitações, sugestões e aplicações.
1.1 Objetivos do trabalho
Realizar o diagnóstico organizacional da empresa PÃES E DOCES BELLA LUNA, afim de identificar os pontos fortes e fracos de seu corpo operacional e administrativo, na tentativa de sugerir uma otimização de suas funções e reduzir o retrabalho diante das atividades, departamentos e espaços já existentes.
1.2 Objetivo específico
· Realizar o diagnóstico organizacional da empresa;
· Utilizar da análise SWOT para identificação das forças e fraquezas, oportunidades e ameaças;
· Identificar os departamentos que necessitam de reorganização organizacional; 
· Apresentar soluções práticas para otimização e suas atividades.
2. DADOS DA EMPRESA 
A empresa PÃES E DOCES BELLA LUNA LTDA., representada nesse artigo pelo nome fantasia PADARIA BELLA LUNA, está localizado na cidade de Cajamar – São paulo, no endereço: Av. Domingo Alonso Lopes, 65, Bairro Jordanésia, CEP: 07750-000. Conta com uma estrutura física de: Confeitaria própria, Restaurante, Panificação, salão para 90 clientes sentados e 80 funcionários, dentre os colaboradores administrativos. 
3. MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA
1 
2 
3 
Missão
Produzir e vender produtos de excelente qualidade, visando o bom atendimento e trazendo ao cliente uma experiência inesquecível.
Visão
Tomada de decisões com foco na Missão e Visão, atrair clientes com produtos de qualidade e preço justo.
Valores
Liderança pelo exemplo;
Transparência e honestidade nas relações;
Respeito com todos, dentro e fora da empresa;
Conduta ética e íntegra;
Compromisso com a excelência;
Rigor e compromisso com os clientes;
Credibilidade;
Inovação e sustentabilidade.
4. ORGRANOGRAMA ORGANIZACIONAL
Figura 1: Organograma da empresa Pães e doces Bella Luna
	 
	
	Fonte: Elaborado pelo autor
5. DEPARTAMENTOS DA EMPRESAS 
A departamentalização é um tipo de estrutura, na qual a empresa é dividida em setores que responderão pela entrega dos produtos e serviços por ela propostos. Basicamente, a definição dessa estrutura é feita diante da gestão dos recursos, das atividades e o fluxo de comunicação dentro da organização.
Com base no estudo realizado, e após análise do organograma organizacional apresentado no tópico anterior, pode-se identificar a presença de uma estrutura organizacional funcional, no qual, dentro do corpo colaborativo, são as funções que definem a hierarquia, e cada setor contribui com seu maior conhecimento para o funcionamento da engrenagem da organização. 
Para Cury (2010), as principais características dessa estrutura funcional, são: valorização da especialização; multiplicidade de contatos entre supervisores e executores; e aplicação da divisão do trabalho às tarefas de execução e às de supervisão. Reforçando esse conceito, Urdan (2010) d iz que nessa modalidade de estrutura organizacional da qual a PADARIA BELLA LUNA está inserido, as pessoas são agrupadas em unidades pela similaridade do trabalho que executam. A base éum tipo de atividade ou entrada para processos empresariais. 
A Padaria Bella Luna é composta por 3 sócios, que são responsáveis pela parte comercial e compras da empresa. A equipe é composta por 80 funcionários, sendo Uma funcionária responsável pelo financeiro e Rh e outra funcionária responsável pelo administrativo da organização, nesse mesmo setor existe uma auxiliar administrativa e uma recepcionista. Na padaria estão os outros funcionários que são direcionados pela gerencia.
	
6. FUNÇÕES
Sócios/Diretoria: Analisar gastos e lucros, designar funções, responsável por captar novos colaboradores e clientes, buscar o melhor preço de matéria prima, insumos e produtos para a comercialização da Padaria.
	
Financeiro: Pagamentos e recebimentos, emissão de notas fiscais, fechamento de caixas, controle de lucros e dividendos, pagamento de funcionários e distribuição de lucros aos sócios
	
Administrativo: Controle de estoque, controle do sistema de qualidade, logística das entregas e pedidos e interação com todos os outros setores
	
Rh/Departamento pessoal: Avaliação de desempenho dos funcionários, recrutamento, plano de cargos e salários, cálculo de férias, folha de pagamento, admissão e desligamento, gestão de ponto e horas extras e benefícios.
	
Gerentes: Recebimento de mercadorias, controle de estoque, reabastecimento de produtos, controle de qualidade dos serviços, produtos e atendimento, responsável principalmente pela comunicação de todos os funcionários com o administrativo e financeiro da Padaria.
7. ANÁLISE SWOT
	PONTOS FRACOS
	PONTOS FORTES
	
· Falta uma comunicação interna efetiva;
· Falta de planejamento para médio e longo prazo;
· Falta de estacionamento;
· Falta de segurança própria;
· Organização do organograma organizacional;
· Desgaste nos veículos de entregas;
· Falta de mídias sócias e promoções semanalmente para atrair mais clientes.
	· Bom atendimeto; 
· Equipe experiente e motivada; 
· Boa estrutura física;
· Localização;
· Climatização;
· Boa imagem perante a comunidade;
· Acessibilidade; 
· Espaço Kids;
· Qualidade dos serviços prestados; 
· Baixa rotatividade dos profissionais; 
· Organização interna leal e dedicada;
· Convênio médico para todos os funcionários da empresa.
	AMEAÇAS
	OPORTUNIDADES
	· Grande concorrência com os supermercados da região; 
· Consumidores exigentes;
· Inflação dos alimentos;
· Oscilação no custo dos produtos. 
	· Falta de concorrência no ramo de padaria;
· Muitas empresas ao redor em busca dos produtos vendidos; 
· Localização;
· Grande fluxo de trabalhadores em busca de uma refeição de qualidade.
8. PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES
Através da análise SWOT realizada, identificou-se que a falta de uma comunicação interna efetiva é um dos pontos fracos e que merece atenção no que se trata do planejamento estratégico e diagnóstico organizacional da Padaria. Por isso, a partir desse momento, iremos focar esse trabalho na análise e na criação de propostas que visam a melhoria de comunicação entre a gerência e o setor financeiro e administrativo.
Fixar com as partes o fluxograma da empresa frisando o caminho correto de cada informação. O departamento financeiro está absorvido por muitas funções, o que implica diretamente em uma falha comunicação interna e pelo acúmulo de funções, o que faz com que busque diretamente o auxílio dos outros departamentos. 
Segundo a definição de Wilson Bueno. (2006):
A Comunicação interna tem uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários para os novos desafios (BUENO, apud LEITE, 2006).
Notamos também a falta de um profissional na área de Marketing da empresa, visando a elaboração de mídias sociais e promoções para o crescimento da empresa nas redes sociais. Para que todas essas atividades funcionem de maneira efetiva, será sugerido a contratação de um estagiário, de preferência da área de Relações Públicas, Publicidade ou Marketing, já que é importante que o emissor tenha acesso aos conhecimentos do receptor sobre o assunto a ser abordado. O seu nível de linguagem e o seu grau de interesse são itens relevantes para que ocorra a sintonia esperada.
Os sócios estão procurando um terreno próximo a empresa para que possa ser feito um estacionamento, trazendo assim melhor conforto e segurança para os seus clientes.
Já os veículos utilizados nas entregas, serão passados diariamente por um check list, trazendo assim maior responsabilidade dos motoristas com a preservação dos mesmos.
9. FLUXOGRAMA DOS VEÍCULOS DE ENTREGA
O Fluxograma a seguir se refere aos veículos utilizados para entrega de pães, bolos, coffes e outros itens que a Padaria Bella Luna oferece ao cliente. A empresa trabalha com o sistema de entregas para empresas da região e por isso a utilização dos veículos é constante.
Fonte: Elaborado pelo autor
O Departamento administrativo deverá criar um check-list único para ser utilizado diariamente. Assim ficará fácil identificar possíveis danos nos veículos e responsabilizar o motorista que não exercer corretamente o fluxograma criado.
10. INDICADORES DE QUALIDADE
Os índices financeiros são fundamentais para avaliar a saúde financeira da empresa.
Rentabilidade
Indica o retorno do capital investido pela empresa. Mede a rentabilidade entre o resultado líquido e o total dos ativos ou o investimento inicial, dependendo da fase em que a empresa se encontra.
Lucratividade sobre as vendas
Percentual que caracteriza a eficiência operacional da empresa. Resultado total do negócio em um dado período, pode ser o montante de vendas, serviços ou ambos.
Ticket médio 
Calculado através das vendas ou número de clientes. Considera o valor total do faturamento em um determinado período, dividido pelas vendas ou clientes no mesmo período. 
Atendimento ao cliente
Números utilizados para medir padrões de qualidade, resultados e comparar diferentes itens ou períodos de tempo.
Margem de contribuição 
Equivale a diferença entre o lucro bruto obtido com uma mercadoria ou serviço e o gasto variável unitário.
11. CONCLUSÃO
Após a pesquisa feita no ambiente interno e externo foi possível identificar, através do diagnóstico organizacional os pontos fortes e fracos do corpo operacional administrativo da Padaria Bella Luna. Sugerir por meio dessa ferramenta de administração estratégica para o desenvolvimento e crescimento da empresa neste mundo competitivo, uma otimização de suas funções e reduzir os desperdícios das atividades. Lembrando também em manter um bom atendimento afim de fidelizar o cliente.
12. REFERÊNCIAS 
ANDRADE, Arnaldo Rosa de. Planejamento estratégico: formulação, implementação e controle. São Paulo: Atlas: 2012.
BUENO, Wilson da Costa . Contexto educação a distância - Curso de Comunicação Interna-2.htm – Acessado em 20/11/2019.
DIAS, T. F. Avaliação de indicadores operacionais: estudo de caso de uma empresa do setor ferroviário. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2008.
OLIVEIRA, Luiz carlos da silva. Práticas organizacionais, identidade e desempenho profissional na polícia militar do estado de goiás. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
SCHERMERHORN, J. R. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
URDAN, André Torres; URDAN, Flávio Torres. Marketing estratégico no Brasil: teoria e aplicações. São Paulo: Atlas, 2010.
O Funcionário deve se dirigir ao local dos veículos
avaliar o veículo e preencher o check-list
o veículo deve estar nas condições impostas pela empresa
assinar o check-list confirmando as condições do veículo
realizar as entregas 
ao final das entregas o motorista deve abastecer e higienizar o veículo
 
o motorista deve deixar o veículo em perfeitas condições para o proximo motorista
INÍCIO
FIM
PROPRIETÁRIOS Juan,Rogério e Rafael
FINANCEIRO Maíra
COMERCIAL Rogerio e Juan
COMPRAS Rafael
ADMINISTRATIVO Juliane
AUXILIAR ADMINISTRATIVO Natassia
RH Maíra
PRODUÇÃO
PADEIROS E CONFEITEIROS
AUXILIARES DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA
OPERADORES DE CAIXA
GERENTES
BALCONISTAS
ATENDENTES
LIMPEZA

Continue navegando