A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Media Amostral

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: BIOESTATÍSTICA
ALUNA: VANESSA LORENA DA SILVA OLIVEIRA
MÉDIA AMOSTRAL
1. O que é erro padrão da média? Qual a diferença entre o erro padrão e o desvio padrão?
O erro padrão da média é uma medida de precisão de estimativa de nossa média amostral. Apesar de ambos tratarem sobre a variação da média, são conceitos bem diferentes entre si. O desvio padrão, trata de um índice de dispersão da amostra em relação à média, enquanto o erro padrão é uma medida que ajuda a avaliar a confiabilidade da média calculada.
2. O que diz o teorema central do limite?
O Teorema Central do Limite (TCL) afirma que a soma (S) de N variáveis aleatórias independentes (X), com qualquer distribuição e variâncias semelhantes, é uma variável com distribuição que se aproxima da distribuição de Gauss (distribuição normal) quando N aumenta.
3. Suponha que, em uma dada população, o nível médio do colesterol total é de 149, 2mg/dl para homens com 50 anos ou mais, com desvio padrão de 27,667mg/dl.
a) Se você selecionasse uma amostra de tamanho n = 40 dessa população, que valor encontraria para a média amostral?
 O valor da média vai ser próximo ao da média populacional, pois quanto maior o tamanho da amostra, mais próximo a média amostral está da média populacional.
b) se você selecionar um grande número de amostra dessa população todas de tamanho n= 40, e em cada amostra encontrasse uma estimativa da média qual seria a média das médias amostrais?
A média das médias amostrais seria a mesma média populacional, portanto é igual a 149,2mg/dl.
c) se você selecionar um grande número de amostra dessa população todas de tamanho n = 40, e em cada amostra encontrasse uma estimativa da média, qual seria o desvio padrão das médias amostrais?
O desvio padrão é de 4,37mg/dl.
O desvio padrão das médias amostrais seria igual o erro padrão destas médias.
d) qual é o valor do erro padrão da média, com base em uma amostra de tamanho n = 40 ?
O erro padrão é igual o desvio padrão, portanto é 4,37mg/dl.
e) se você selecionar se um grande número de amostra dessa população todas de tamanho n = 40, e em cada amostra encontrasse estimativa média, qual seria a forma de um histograma construído com essas médias amostrais?
Seria em forma de curva normal.