Buscar

Educação no Brasil: Leis e Constituições

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Na implementação do ensino profissionalizante obrigatório nas escolas brasileiras de ensino médio ( Lei 5692/71), o papel atribuído ao orientador educacional foi o de:
	
	
	
	discutir temas que levassem o aluno a identificar as suas potencialidades e aptidões;
	
	
	realizar a orientação vocacional do aluno com a cooperação da família;
	
	
	ter compromisso com o aconselhamento vocacional e a escolha profissional do aluno;
	
	
	planejar e realizar a Semana de Informação Profissional na escola;
	
	
	colaborar na proposta curricular e nas escolhas das habilitações.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Entende-se a Constituição como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis de organização política, inclusive sobre o campo educacional. Nosso país, em sua história, possui algumas constituições, sendo que apenas uma possui a participação popular. Marque a alternativa correta:
	
	
	
	1934
	
	
	1946
	
	
	1988
	
	
	1937
	
	
	1967
	
Explicação:
A Constituição Federal Brasil de 1988, também conhecida como a Constituição Cidadã, foi a sétima constituição do Brasil desde a Independência. Elaborada por 558 constituintes durante 20 meses, ela foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988. Possui 245 artigos, dividida em nove títulos. Esta Constituição é considerada a mais completa, principalmente, no sentido de garantir os direitos à cidadania para o povo brasileiro.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (Lei 9394/96), fundamentada em princípios democráticos, fixa a educação numa concepção abrangente: " Art. 1º - A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. " (BRASIL, Lei 9394, 1996). Pensando na atuação do Orientador Educacional , nas Instituições Escolares . As funções abaixo são compatíveis com este Artigo da Lei , exceto uma das apresentadas abaixo . Identifique qual função atribuída ao OE , NÃO corresponde ao Artigo
	
	
	
	Participação junto aos professores , com o propósito de valorização da avaliação qualitativa no processo de acompanhamento do aluno
	
	
	Representação e divulgação estatística dos resultados das notas dos alunos , classificando os numericamente .
	
	
	Articulação Escola x Família visando o diálogo e parceria , que possam contribuir para o desenvolvimento do docente
	
	
	Acompanhamento da aprendizagem do Educando , minimizando as dificuldades surgidas
	
	
	Planejamento e execução de atividades culturais interdisciplinares envolvendo a comunidade escolar
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Leia o fragmento a seguir: "é declarada a obrigatoriedade da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino de 1° e 2° graus em cooperação com professores, a família e a comunidade, visando um aconselhamento vocacional que favoreça a escolha profissional conforme as necessidades do mercado de trabalho". Este trecho pertence à:
	
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Secundário de 1942.
	
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961 (Lei 4024/61).
	
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1971 (Lei 5692/71).
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Agrícola de 1946.
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Comercial de 1943.
	
Explicação:
A Lei de Diretrizes e Bases, nº 5.692, de 1971, em seu Art. 10, instituiu obrigatoriamente a Orientação Educacional, incluindo o aconselhamento vocacional em cooperação com professores, família e comunidade.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Marque V para verdadeiro e F para falso a partir da análise dos aspectos relevantes para o campo educacional presentes nas constituições do Brasil.
(__)  A constituição de 1824 propunha a gratuidade da instrução primária e a criação de colégios e universidades.
(__)  A Constituição de 1937 proponha o ensino pré-vocacional profissional destinado às classes menos favorecidas e - institui que a educação integral da prole é o primeiro dever e o direito da família, sendo o estado apenas colaborador para facilitar a sua execução ou suprir as deficiências e lacunas da educação particular.
(__)  A Constituição de 1967 possui o princípio da unidade nacional e nos ideais de liberdade e de solidariedade humana e amplia a obrigatoriedade do ensino no período de sete a catorze anos.
Assinale a sequência correta.
	
	
	
	F, V, V
	
	
	V, V F.
	
	
	V, V, V.
	
	
	V, F, F.
	
	
	F, F, F.
	
Explicação:
A resposta correta VVF. A Constituição de 1824 (Imperial), inspirada no colonialismo inglês previu entre os direitos civis e políticos a gratuidade da instrução primária para todos os cidadãos e a criação de colégios e universidades.
Foi através da Constituição de 1937, 15 com seus princípios jurídicos norteadores da política educacional, que se cristalizaram, sob a forma de leis, as mais importantes reivindicações do momento.Os artigos do número 125 ao 129 da nova carta enfatizaram os aspectos mais significativos das novas diretrizes políticas, como as atribuições do Estado e o atendimento às classes desfavorecidas no que se refere à Educação. De acordo com o artigo 125, podemos perceber a forma de atuação compartilhada entre o Estado e as instituições particulares de ensino. Art. 125 - A EDUCAÇÃO integral da prole é o primeiro dever e direito natural dos pais. O Estado não será estranho a esse dever, colaborando, de maneira principal ou subsidiária, para facilitar a sua execução ou suprir as deficiências e lacunas da educação particular.
 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Assinale a alternativa CORRETA.
 
O "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" lançado em 1932, por educadores comprometidos com um movimento de renovação da educação brasileira, representou as causas e princípios educacionais face ao momento vigente que, se por um lado tinha um ideário dos pressupostos liberais e, portanto, a busca de uma educação integral com base nas aptidões naturais, por outro, buscava um trabalho mais dinâmico e mais ativo para seus alunos.
 
O Manifesto defendeu uma educação pública, gratuita, laica e obrigatória. Dois anos após o manifesto, a Associação Brasileira de Educação ofereceu.
	
	
	
	 (   ) O primeiro curso de extensão sobre Orientação Educacional.
	
	
	   (   ) A defesa de uma educação privada.
	
	
	 ( ) A possibilidade de se tratar a Educação como um problema de ordem social.
	
	
	 (  ) O desejo de se adequar aos grupos políticos regionais.
	
	
	(  ) A centralização do ensino.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Miriam Grinspum afirma que: "A Educação é uma prática social, e a orientação deve ser vista como uma prática que ocorre dentro da escola, mas cujas atividades podem e devem ultrapassar seus muros; uma prática que caminha no sentido da objetividade, da subjetividade da Educação". Baseados neste afirmativa, podemos dizer que:
	
	
	
	A Orientação não se limita a uma atuação burocrática, mas sim a uma atuação pedagógica com a finalidade de promover uma educação de qualidade.
	
	
	A Orientação Educacional não se faz presente no cotidiano escolar perante as necessidades da mesma como agente de transformação e mediação do fazer pedagógico.
	
	
	A Orientação se limita a uma atuação burocrática.
	
	
	A Orientação Educacional está associada a um caráter preventivo e ajustamento do indivíduo.
	
	
	A Orientação Educacional está associada, hoje, aos problemas detectados nas áreas de ensino, saúde e moral, as normas preestabelecidas pela a sociedade, como também, de orientação profissional, a partir de uma ideologia de individualidade.
	
Explicação:
O papel do orientador educacional vai muito além do que as atividades burocráticas. Ele um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico, sendo o principalresponsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como pessoa, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos. O Orientador lida com histórias de vida, lida com gente e gente tem sentimento, portanto, o foco de ação do orientador é a pessoa na condição de aluno.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Conhecer a trajetória de regulamentação de sua profissão é muito importante para que conheça dimensões importantes da mesma. Também deve ser assim com o Orientador Educacional. Qual a importância da Lei 5692/71 para a Orientação Educacional?
	
	
	
	Definida a importância da Educação Especial como Modalidade da Educação Básica
	
	
	Declarada a obrigatoriedade da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino de 1° e 2° graus
	
	
	Instituída a educação básica compreendendo a mesma como Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
	
	
	Instituído o Serviço de orientação Educacional, com a finalidade de correção e encaminhamento dos alunos-problemas e de elevação das qualidades morais.
	
	
	Regulamentado do exercício da profissão de Orientação Educacional a partir da perspectiva psicológica.

Outros materiais