Buscar

XAROPES ATIVIDADES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

XAROPES – CASO 1
M.F.G. é uma paciente idosa diagnosticada com Diabetes Mellitus do tipo 2 e histórico de alergia, que chega à sua farmácia solicitando a manipulação de um xarope antialérgico. De acordo com as características fisiológicas dessa paciente, o xarope deverá ser dietético. Sendo assim, assinale a alternativa correta. 
	A sacarose é amplamente utilizada nos xaropes simples, nesse caso, poderá ser substituída em sua totalidade ou em partes por frutose e sorbitol.
	O dulçor poderá ser conferido por edulcorantes como a sacarina sódica, o ciclamato de sódio ou a sucralose, que se utilizados em uma concentração que torne a solução hipertônica, não haverá a necessidade de utilizar conservantes.
	Deverão ser empregados um edulcorante não glicogênico, um agente promotor de viscosidade e conservantes, de modo a garantir dulçor, viscosidade e estabilidade.
	A adição de flavorizantes deverá ser cautelosa, pois reações alérgicas estão muito associadas a esses componentes, sendo responsabilidade do farmacêutico preveni-las.
	Uma característica difícil de ser obtida nesse xarope é a viscosidade adequada, uma vez que a sacarose é essencial para conferir essa propriedade.
2.De uma maneira geral, os xaropes podem apresentar os seguintes componentes, além da água purificada e do princípio(s) ativo(s):
1) edulcorante: açúcar ou seus substitutos
2) flavorizantes
3) conservantes antimicrobianos
4) corantesEm relação a essas matérias-primas e ao preparo dessas formulações, assinale a alternativa correta. 
	Os corantes são adicionados aos xaropes para conferir cor e deixar o produto final mais atraente. Podem ser orgânicos ou inorgânicos, de origem natural ou não, e raramente estão associados a reações alérgicas.
	A hidroxietilcelulose e a CMC sódica são excelentes adjuvantes que podem ser utilizados no desenvolvimento de edulitos para pacientes com diabetes, pois promovem dulçor e viscosidade tão adequados quanto os produzidos pela sacarose.
	A quantidade de conservante necessária para proteger um xarope contra o crescimento microbiano varia não só de acordo com a quantidade de água, mas também com a natureza e a atividade conservante inerente de alguns componentes presentes na formulação.
	Quanto maior a solubilidade dos componentes de um xarope entre si, melhor, pois a finalidade é preparar uma solução o mais estável possível. Dessa forma, flavorizantes pouco hidrossolúveis, como aroma de cereja, não devem ser incorporados a xaropes.
	O álcool, devido à sua ação conservante, frequentemente pode ser adicionado a formulações de xaropes, de modo a protege-las do crescimento microbiano.

Continue navegando

Outros materiais