Buscar

INTRODUÇÃO GERAL DA DISCIPLINA A1 E1

Prévia do material em texto

Disc.: CONT MET ENSINO LING 
	2021.1 EAD (G) / EX
	
	
	
	
	
		1.
		Analise a seguinte situação: Uma professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental afirma ensinar gramática partindo de textos. Assim, propõe exercícios como os seguintes: "Retire dois substantivos do texto e classifique-os"; "Copie dois artigos definidos e dois indefinidos" ; "Passe as palavras grifadas no texto para o plural" , dentre outros. Em relação a esta situação, está CORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Mesmo partindo do texto, a professora não propõe um ensino reflexivo da língua materna, mas sim exercícios mecânicos gramaticais
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		"Parece muito produtivo, para a educação nacional, que a escola participe, por meio do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD do debate e do esforço conjunto no sentido de estabelecer e de pôr à disposição de ensino público obras e padrões adequados de livro didático-LD."
(Rangel, Egon de Oliveira. A escolha do livro didático de português: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006 p. 16)
Nesse sentido, considera-se que a escolha do livro didático na escola, por meio do PNLD, pode se tornar um rico recurso para o docente. Sobre esse processo de escolha do livro didático e a oportunidade de aprendizagem por meio desta escolha, todas as alternativas abaixo estão corretas EXCETO:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Ao escolherem o livro didático este deve conduzir de forma rígida e sistemática todos os conteúdos que devem ser trabalhados durante o ano letivo.
	
	
	
	
	
	
		3.
		Levando em consideração os tipos de gramática que foram apresentados nessa disciplina marque a alternativa que define o conceito de gramática internalizada.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Sistema de regras que constituem a estrutura de organização e funcionamento do idioma.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		ENADE (2017)
Um olhar histórico sobre a alfabetização escolar no Brasil revela uma trajetória de sucessivas mudanças conceituais e, consequentemente, metodológicas. Atualmente, parece que de novo estamos enfrentando um desses momentos de mudança ¿ é o que prenuncia o questionamento a que vêm sendo submetidos os quadros conceituais e as práticas deles decorrentes que prevaleceram na área da alfabetização nas últimas três décadas. Pesquisas têm identificado problemas nos processos e resultados da alfabetização de crianças no contexto escolar, além da insatisfações e inseguranças entre alfabetizadores, motivando propostas de reexame das teorias e práticas atuais de alfabetização. Um momento como este é, sem dúvida, desafiador, porqu esimula a revisão dos caminhos já trabalhados e a busca de novos caminhos, mas é também ameaçador, porque pode conduzir a uma rejeição simplista dos caminhos trilhados. ( SOARES, M.Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Pátio- Revista Pedagógica. Porto Alegre, Arte Médica Sul, 2004(Adaptado)
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I. A criança constrói seu conhecimento do sistema alfabético e ortográfico da língua escrita em situações de letramento, isto é, na interação com material escrito real, e não artificialmente construído.
PORQUE
II. As práticas sociais envolvem a criança no contexto do processo de aquisição do sistema alfabético e ortográfico da escrita, o que favorece o desenvolvimento de habilidades e comportamentos de uso competente da língua escrita.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		A aquisição da escrita, para muitas crianças brasileiras, ¿inicia-se muito antes da educação formal e, mesmo durante a fase escolar, pode-se detectar indícios de autoaprendizagem ao lado de progressos devidos à condição de aprendizagem¿ (KATO, 2002, p.7). I - A busca da coesão e da coerência na escrita infantil pode ser visualizada desde o início, em que a criança tem a concepção do que seja o texto, de sua unidade formal e conceptual. Torna-se necessário, no entanto, encontrar estratégias de segmentação do texto em unidades menores, sem romper a coesão ou a coerência. II - Pode-se considerar que o desenvolvimento da escrita adquirida pela criança é um processo que não apresenta significativas variações e que as etapas são extremamente discretas. Acrescenta-se ainda, que as etapas não se sobrepõem, uma vez que envolvem fases em que duas ou mais concepções se divergem. III ¿ O estudo de caso realizado pela autora pretendeu contribuir para a compreensão do que de fato ocorre em um aprendizagem bem-sucedida, e, neste contexto, ambiente familiar e escola contribuem de forma positiva. Verifica-se que estão CORRETAS as afirmativas:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	d) apenas I e III.
	
	
	
	
	
	
		6.
		 
¿O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingüísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos¿.
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. ¿ Brasília : 144p.)
Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, assinale a alternativa que apresenta os objetivos que são propostos para o ensino de Língua Portuguesa:
1) posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
2) utilizar as diferentes linguagens ¿ verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal ¿ como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
3) saber utilizar diferentes fontes de comunicação e recursos financeiros para adquirir e construir conhecimentos;
4) conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
5) compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
Estão corretas as alternativas:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	1,2, 4 e 5
	
	
	
	
	
	
	
		7.
		Os autores Fávero, Andrade e Aquino sinalizam para o fato de que tanto a fala como a escrita podem abarcar um nível mais informal ou mais formal, passando por graus intermediários, e demonstram essa variação em dependência com as condições de produção do texto.
Esta afirmação quer dizer que:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	A fala e a escrita apresentam níveis de variação conforme o uso.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		8.
		No texto "O que ensinar em Língua portuguesa", consta a afirmação da professora Maria Teresa Tedesco que ressalta: "O aluno precisa entrar em contato com dificuldades progressivas do conteúdo. Desse modo, desenvolve competências e habilidades diferentes ao longo dos anos". Outro a discutir questões do ensino da língua materna, o professor Sírio Possenti afirma, à Revista Presença Pedagógica (Nov./Dez. - 2014). A partir dessa concepção, que "Antes, pedia-se que os alunos destacassem paroxítonas no texto. Hoje, é melhor investigar outras propriedades, como textos racistas, machistas, técnicos, ideológicos, gírias, regionalismos etc.,para mostrar sua relevância para o texto. Tendo em vista estas duas afirmativas, analise os itens abaixo e classifique-os como verdadeiras (V) ou falsas (F) os em relação às situações didáticas que favoreçam as competências e habilidades necessárias aos alunos na contemporaneidade. I - Trabalhar com diferentes tipos e gêneros textuais, para que o aluno perceba diferenças de estrutura e objetivos; II - Favorecer reflexão acerca de palavras e expressões usadas em determinado texto (ou textos), percebendo que o contexto produz o sentido; III - Recomendar cópia de textos literários de modo sistemático, como forma de apreender o modelo padrão da língua materna. A análise correta está na seguinte opção
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Apenas os itens I e II são corretos.

Continue navegando