Buscar

Unidade 1 Karl Marx e Max Weber

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Karl Marx e Max Weber são dois pensadores clássicos do campo da Sociologia. O conceito de proletariado, aliado ao conceito de classe, está bastante presente na obra de Marx;já para Weber, o conceito de ação social é bastante significativo. Observe as seguintes citações:
“Por ‘proletariado’ deve entender-se economicamente o assalariado que produz e expande o capital e é lançado à rua logo que se torna supérfluo às necessidades de expansão do ‘monsieur capital’, como o chama Pecqueur” (MARX, 2001, p. 717).
A Sociologia “visa compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos” (WEBER, 2000, p. 03).
MARX, K.. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Civilização Brasileira, 2001.
WEBER, M. Economia e Sociedade. 4. ed. Brasília: UnB, 2000.
Com base nos conteúdos apresentados na Unidade 1 e a partir dessas duas citações, argumente de que forma os conceitos de classe social, de Marx, e de ação social, de Weber, contribuíram para a consolidação da Sociologia no campo científico.
RESPOSTA: Como cientista social, a maior contribuição de Karl Marx foi seu estudo sobre o funcionamento da sociedade capitalista, cujo primeiro volume, intitulado O capital, surgiu em 1867, o único publicado em vida. Iniciando pela análise da produção das mercadorias, Marx realiza uma impressionante descrição do sistema capitalista, sua evolução e suas transformações. Segundo ele, o capitalismo era um sistema historicamente datado e, portanto, sujeito a desaparecer no tempo. Sua existência, tal como sucedera com o escravismo e o feudalismo, chegaria ao fim com uma grande crise, uma espécie de catástrofe geral da economia e das instituições. A previsão de Marx era a de que a falência do capitalismo ocorreria nos países mais industrializados da Europa. Paradoxalmente, a concepção marxista veio a triunfar na Rússia e na China, países rurais e atrasados. 
Weber acreditava que a função do sociólogo seria compreender o sentido das chamadas ações sociais e explicar suas lógicas causais.
Assim, suas contribuições foram em direção à análise multicausal dos fenômenos sociais.
Em seus estudos, Weber destaca fatores culturais e materiais no surgimento das instituições modernas. Também analisa o consequente processo de racionalização e desencantamento do mundo que as acompanham.
Weber buscou compreender a sociedade de modo mais abstrato e integrada às condições históricas, culturais e sociais.

Continue navegando