Buscar

AV1_processo civil III 3001

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome:Edilson de Carvalho Vaz
Matrícula: 201804000825
Disciplina: CCJ0037 / DIREITO PROCESSUAL CIVIL III AV1 – 2020.2
Data: 07/10/2020
Turma: 3001
01- São princípios gerais do processo civil na Constituição Federal o devido processo legal, a isonomia, o contraditório, a inafastabilidade do controle jurisdicional, a imparcialidade do juiz, a publicidade dos atos processuais, o duplo grau de jurisdição e a duração razoável do processo. Na fase recursal se estabele o princípio da Voluntariedade. Diferencie desistência e renúncia nos recursos.
Resposta: 
Sim, pois o principio da voluntariedade determina, que todo e qualquer recurso interposto no decorrer de um processo, necessariamente surge da vontade pessoal de uma das partes, tendo em vista que a função jurisdicional do Estado é de natureza inerte, para interpor um recurso, a parte que tiver interesse e legitimidade para recorrer não está obrigada a interpô-lo.
A desistência ocorrerá caso a parte, após a interposição de um recurso desejar desistir do feito. Nessa hipótese deverá manifestar sua vontade de que o recurso não seja levado a julgamento, mediante petição. Já a renuncia ocorrerá antes da interposição do recurso, abrindo mão do direito de recorrer.
02- João ingressou com uma ação de reintegração de posse em face de Valdomiro visando obter a retomada de seu imóvel como também a indenização por perdas e danos. A pretensão foi acolhida em parte pelo juízo tão somente para determinar a reintegração do autor na posse do imóvel. O autor interpõe recurso de apelação para o respectivo Tribunal de Justiça visando obter a indenização por perdas e danos, o que foi negado pela Câmara que apreciou o recurso. O recorrente, diante da omissão do colegiado acerca de pontos relevantes abordados no recurso, apresenta pedido de reconsideração no prazo de 15 dias, que foi rejeitado imediatamente pelo relator. Diante do caso indaga-se: 
a) O pedido de reconsideração possui natureza recursal?
 b) Poderia o relator aplicar o princípio da fungibilidade recursal nesse caso?
Resposta: 
a) Não, pois o pedido de reconsideração não tem previsão legal e não está entre as modalidades de recursos. Embora tenha os mesmos objetivos dos recursos.
b) Não, pois o princípio da Fungibilidade Recursal só poderia ser aplicada se houvesse uma dúvida objetiva além da interposição no prazo do recurso correto. O princípio só poderia ser aplicado quando houver dúvida objetiva sobre qual o Recurso a ser interposto.
03- Recurso é o poder que se reconhece à parte vencida em qualquer incidente ou no mérito da demanda de provocar o reexame da questão decidida pela mesma autoridade judiciária ou por outra de hierarquia superior, ou, segundo Luiz Guilherme Marinoni e Daniel Mitidiero "É um meio voluntário de impugnação de decisões judiciais, interno ao processo, que visa à reforma, à anulação ou ao aprimoramento da decisão atacada". É possivel desistir de um recurso? Como se procede?
Resposta: 
Sim, A desistência do recurso pode ser parcial ou total, e pode ocorrer até o início do julgamento.
A desistência se procede com o recorrente manifestando sua vontade por escrito ou em sustentação ora.
04- O poder de recorrer somente existe para quem tem interesse na modificação da decisão, modificação que não pode ser para pior - reformatio in pejus. Assim, é requisito indispensável de qualquer recurso que o recorrente tenha sucumbido, isto é, que não tenha sido atendido em sua pretensão, no todo ou em parte. Somente aqueles atos que ostentam conteúdo decisório é que são passíveis de recurso, pois somente estes podem gerar a sucumbência. De acordo com o assunto abordado em sala responda:
Qual o objeto da Apelação?
Resposta:
O objetivo da apelação é a revisão de uma sentença definitiva ou terminativa, visando sua reforma ou invalidação da decisão judicial proferida por juiz de primeiro grau, ou seja, apelação é o recurso ordinário cabível contra as sentenças proferidas em primeira instância. O recurso de apelação é tratado nos artigos 1.009 a 1.014 do CPC, em que são dispostas as hipóteses de cabimento do recurso e seus possíveis efeitos.
	
05- O Relator do Recurso de Apelação ao verificar em exame de admissibilidade que o referido recurso não estava acompanhado de todas as peças obrigatórias, proferiu decisão monocrática não conhecendo do recurso. Neste caso, está correta a decisão?
Resposta:
Não, pois o relator não poderia decidir monocraticamente, pois este somente poderia, de acordo com o artigo 932 inciso IV e V, somente negar provimento de recursos que fossem contrário aos precedentes deste artigo. E nesse caso caberia interposição do recurso de Agravo Interno, previsto no artigo 1.021, CPC por ser uma decisão proferida por um relator.

Outros materiais