Buscar

Lista De Exercícios 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista De Exercícios 5 (Economia)
1- A microeconomia é o ramo da economia que estuda e analisa a economia em menor escala, lidando com entidades mais especificas, como por exemplo: empresas, famílias, pessoas, onde se busca compreender melhor como as decisões de empresas e dos consumidores, influenciam no preço relativo dos bens e dos insumos. Já a macroeconomia analisa a economia em um sentido muito mais amplo, ela lida com fatores que afetam a economia regional, nacional, global diretamente, o seu aspecto agregado. 
2- A- Política Fiscal: Atuando na distribuição de renda ou na desigualdade regional por exemplo: aumentar os impostos sobre a extração do minério de ferro em Minas Gerais, assim as empresas que gostariam de extrair o minério de ferro terão que pagar menos ou mais impostos a fim de dar um retorno para a sociedade. 
B- Política Monetária: Para aumentar o crescimento econômico por exemplo: Pode-se aumentar o estoque monetário com a compra de títulos públicos ou então através da diminuição da taxa de reserva de riquezas do país. 
C- Política Cambial: O governo pode definir a taxa de cambio através do branco central, ela pode ser decidida também pelo mercado por exemplo: tendo a taxa fixa ou flutuante da maneira que ele quiser. 
D- Política Comercial Internacional: Se trata do estimulo ou desestímulos a importações, por exemplo: definir o imposto dos produtos nacionais ou internacionais vão receber alterações nas tarifas para fortalecer o mercado interno ou enfraquecer o exterior.
E- Política De Rendas: É ligada a capacidade do governo de atuar na formação e na apropriação da riqueza mediante a fixação de salários ou no controle dos preços. O salário mínimo por exemplo define que a remuneração mínima de um trabalhador tem que ser um valor especifico independente do trabalho prestado. 
3- A- Na minha opinião, para impulsionar a economia do pais quando o nível de desemprego está alto, é necessário que haja um incentivo ao investimento privado, a facilitação do consumo e do credito, e o aumento de impostos sobre determinados setores. 
B- Eu acredito que quando há um cenário de inflação e é preciso impulsionar a economia, o governo deve criar políticas que possam impulsionar a economia pelo consumo, estendendo e a barateando as linhas de credito. Já que o consumo familiar é uma parte muito importante no PIB acredito que ao incentiva-lo aconteça uma maior retomada econômica. 
C- Para impulsionar a economia do pais mesmo com falta de mão de obra especializada acredito que seja necessário um investimento das próprias empresas na capacitação de pessoas dentro das mesmas, ou através de processos de capacitação externos a elas. A realização de parcerias com instituições de ensino também pode ser uma saída muito boa, pois através disso é possível se obter mão de obra qualificada e mais barata.

Outros materiais