A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
QUESTIONÁRIO I TEORIA DO CONHECIMENTO II

Pré-visualização | Página 1 de 1

QUESTIONÁRIO I – TEORIA DO CONHECIMENTO II
O que é empirismo?
Resposta Marcada :
É uma doutrina filosófica, que tem como principal teórico John Locker (1632 a 1704).
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
Em relação à expressão a seguir marque a opção correta:
É um povo que ama as suas tradições, especialmente apto para captar as facetas individuais e peculiares que apresentam os diversos fenômenos, com certo desdém pelas abstrações, que tendem a ser evitadas.
Resposta Marcada :
Inglês.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
O autor alemão que escreve um texto defendendo o racionalismo:
Resposta Marcada :
Gottfried Wilhelm Leibniz.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
Qual o livro que Kant abstrai os domínios da ciência?
Resposta Marcada :
Crítica da Razão Pura.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
Marque as lacunas de acordo:
I – É a constatação do interesse individualista, visto que a contradição expressa na máxima deverá afastar-se do particular para o universal. A lei é a demonstração do interesse universal, comprovando que é possível pensar em leis racionais válidas universalmente. Ex.: “Nenhum ladrão, por mais que roube, aceita ser roubado”.
II – Após este exercício de consciência, o agente moral atua segundo a escolha que fizer. Para ser uma escolha moral, a ação deve ser conforme a lei, isto é, conforme o dever. No entanto, Kant crê que é possível agir somente por dever, isto é, obedecer à lei a obrigado, acuado ou constrangido. Ainda assim, a ação é moral. Essa distinção é importante, justamente para mostrar que a lei, sendo racional, deve ter eficácia para obrigar os indivíduos a obedecê-la, sem o que nenhuma convivência seria provável. É o alicerce da organização social, que começa nos hábitos, tradições e cultura de um povo, mas deve passar pelo crivo da reflexão crítica do ser racional e consciente.
III – É a pergunta que um ser consciente deve se fazer para saber se deve ou não atuar de uma forma e não de outra. Ex.: “Posso, em uma dificuldade, roubar?”.
( ) Lei
( ) Máxima
( ) Ação
Resposta Marcada :
I, III, II.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
Marque sobre o idealismo alemão:
Resposta Marcada :
É uma corrente filosófica do século XIX, que se encaixa dentro do espírito romântico de sua época. O mais representativo desta tendência é o filósofo Hegel e em segundo plano está Fichte e Schelling.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
Em relação essa afirmação a seguir, assinale o nome do influenciador:
“É provavelmente o autor mais influente e conhecido no âmbito das ciências sociais. Não apenas a sociologia e a ciência política modernas o têm como autor central e referência constante, mas também o direito, a economia, a administração de empresas e até a filosofia mobilizam várias de suas interpretações e ideias.”
Resposta Marcada :
Max Weber.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Ela é uma unidade direta entre observadores. Diz Simmel: “A sociedade é minha representação no processo de atividade da consciência”. A resposta à pergunta – como é possível a sociedade? – É fornecida por um a priori que está contido nos sujeitos sociais.
( ) É a base da civilização racionalista, pragmática, urbana e industrial. São estruturas históricas, na medida em que nenhuma sociedade que existe deixará de ser precedida pela comunidade. Por outro lado, para Tónníes, esses conceitos são transitórios já que coexistem em instituições como a farru1ia, a igreja, o Estado.
( ) A obra de Max Weber é incrivelmente diversa e amplamente utilizada em esforços de compreensão dos fenômenos sociais contemporâneos. A sociologia weberiana influenciou e ainda influencia grandes teóricos, que enxergam na visão de Weber uma ferramenta para desvendar os mistérios das relações humanas.
( ) Weber ainda faz referência a um fenômeno de grande importância do mundo moderno e que está relacionado com as mudanças estruturais, culturais e sociais que as sociedades modernas passaram no decorrer do tempo: “a racionalização do mundo social”. Esse fenômeno refere-se a mudanças profundas, como a gradual construção do capitalismo e a monstruosa evolução do crescimento dos meios urbanos, que se tornaram as bases da reordenação das organizações tradicionais que predominavam até então.
Resposta Marcada :
V, V, V, V.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
Assinale a palavra que define essa afirmação a seguir: É uma forma de vontade na qual existe a preocupação dos instrumentos necessários para atingir um fim todo princípio jurídico formula um fim a ser atingido. Porém, esclarece Stammler, algumas formas de vontade não são jurídicas. Uma delas, a que se apresenta para alcançar os fins da personalidade individual, é a “volição isolada”.
Resposta Marcada :
Direito.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
Assinale as duas dessas fontes que podem ser identificadas:
Resposta Marcada :
Semiótica e o estruturalismo.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
Total20 / 20