Buscar

SIMULADO AV1- HIST DOS POVOS IND E AFRODESCENDENTES

Prévia do material em texto

SIMULADO AV1: HISTÓRIA DOS POVOS INDIGENAS E AFRODESCENDENTES
	A Antropologia tem em torno de si uma historicidade. Como uma ciência que há muitos séculos é presente, uma vez que homens estudando a sociedade e as formas de se portar de homens em outras sociedades são comuns de Homero à Pero Vaz de Caminha. No entanto, é o movimento olonialista que dá novo impulso a estes fenômenos, lhe oferecendo formatos, relatos, discussões. Sobre a visão das sociedades estabelecidas no espaço brasileiro nos século XVI temos vários discursos que versam sobre:
		
	
	Suscita leituras de caráter religioso, reafirmando o fim do mundo e a escatologia cristã
	 
	A descoberta do paraíso, o estranhamento com os hábitos e relatos dos degredados
	A Antropologia tem em torno de si uma historicidade. Como uma ciência que há muitos séculos é presente, uma vez que homens estudando a sociedade e as formas de se portar de homens em outras sociedades são comuns de Homero à Pero Vaz de Caminha. No entanto, é o movimento Colonialista que dá novo impulso a estes fenômenos, lhe oferecendo formatos, relatos, discussões. Sobre a visão das sociedades estabelecidas no espaço brasileiro no século XVI temos vários discursos que versam sobre:
		
	
	Suscita leituras de caráter religioso, reafirmando o fim do mundo e a escatologia cristã
	 
	A descoberta do paraíso, o estranhamento com os hábitos e relatos dos degredados
	A escravidão de origem africana nasceu no Brasil colonial e se fortaleceu em locais conhecidos como plantation. Esses locais ganharam seu formato mais conhecido na época colonial, na região litorânea do nordeste brasileiro. Ali, a plantation pode ser definida como o sistema de
		
	
	plantação de café em larga escala e com o uso da mão-de-obra africana e mestiça, que visava o mercado exportador europeu, comércio este monopolizado por Portugal.
	
	comércio e distribuição de mão-de-obra escrava africana para a lavoura canavieira nordestina. Esse sistema era vulgarmente conhecido como ¿tumbeiro¿ ou tráfico de escravos.
	
	Movimento de resistência africana que geraria o sistema dos quilombos.
	 
	plantação de cana-de-açúcar, feita em larga escala por mão-de-obra escrava de origem africana, que visava o mercado exportador europeu.
	
	plantações de cana, café e cacau feitas do sudeste do Brasil até a Amazônia, que visavam o enriquecimento dos portugueses através do uso em larga escala da mão-de-obra indígena.
	Respondido em 25/03/2021 11:39:54
	
	Explicação:
Tal sistema já aplicado em outros colonias foi extremamente produtivo, principalmente com a experiência da mão de obra escrava africana apaa produção da cana de açucar que alimentara ao proceso d eprodução do melado e da cana de açucar. Compõem um ciclo fundamental para o pacto colonial, devido as terras favoráveis para o plantio da cana de açúcar. Não para a bprodução d ecafé que terá sua formação com o processo de imigração, e nem como forma de organização escrava para a produção. Por isso as demais respostas estão erradas.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Pertencer a uma Irmandade negra significava:
		
	
	obter ajuda para os necessitados, assistência aos doentes, visita aos prisioneiros, concessão de dotes, proteção contra fugas e ajuda para a compra da carta de alforria;
	
	obter ajuda para os necessitados, assistência aos doentes, visita aos prisioneiros, concessão de dotes, proteção nos quilombos e ajuda para a compra da carta de alforria:
	 
	obter ajuda para os necessitados, assistência aos doentes, visita aos prisioneiros, concessão de dotes, proteção contra os maltratos de seus senhores e ajuda para a compra da carta de alforria;
	
	Obter ajuda para os necessitados, assistência aos doentes, visita aos prisioneiros, concessão de dotes, proteção contra os maltratos de seus senhores e ajuda para fugir dos senhores.
	
	obter ajuda para os necessitados, assistência aos doentes, visita aos prisioneiros, concessão de dotes, proteção contra os maltratos de seus senhores e recebimento da carta de alforria em cinco anos;
	Respondido em 25/03/2021 11:30:55
	
	Explicação:
Mais do que ampliar as redes de parentesco, as irmandades negras tiveram papel importante na luta pela liberdade de muitos escravos. Diversos escravos africanos e crioulos conseguiram obter sua liberdade graças à poupança feita por seus ¿irmãos¿ de credo. Assim que comprava a alforria de um membro, a irmandade começava uma nova poupança para ajudar outra pessoa.
 
Anualmente, cada irmandade fazia a festa para seu santo padroeiro. Esse era o momento mais importante de cada irmandade. Tal comemoração era composta por uma longa procissão, missa solene e grande festa com muita música, dança e batuque. Também era nessa festa que a irmandade coroava seu rei e sua rainha. Para os escolhidos, esse era um momento de grande prestígio frente a seus companheiros. A devoção de escravos e libertos fez com que algumas irmandades negras ganhassem muito prestígio e se transformassem em organizações com muito dinheiro. Um exemplo disto está no fato de que, no Rio de Janeiro, tanto a Igreja de Nossa Senhora do Rosário como a Igreja de São Elesbão e Santa Egênia terem sido construídas na região central da cidade.
 
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As comunidades quilombolas eram locais de resistência africana à prática da escravidão. Dentre os quilombos mais duradouros podemos citar o de:
		
	
	Negro Cosme.
	 
	Palmares.
	
	Manuel Congo.
	
	Capela.
	
	Urubu.
	Respondido em 25/03/2021 11:09:23
	
	Explicação:
 
Os africanos e descendentes escravizados no Brasil organizaram dezenas de comunidades quilombolas como forma de resistência. Dentre os quilomnos mais famosos e mais longevos (duradouros) é correto identificar o Quilombo de Palmares. 
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta a noção através da qual Gilberto Freyre, no livro "Casa Grande e Senzala", analisou a escravidão brasileira.
		
	
	Escravidão monocultora.
	
	Escravidão policultora.
	 
	Democracia racial.
	
	Oligarquia racial.
	
	Escravidão cristã.
	Respondido em 25/03/2021 11:33:41
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	(Enem PPL) A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social, e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e a dança. Esporte, sobretudo o futebol, música, sobretudo o samba, e dança, sobretudo o carnaval, foram os principais canais de ascensão social dos negros até recentemente. A libertação dos escravos não trouxe consigo a igualdade efetiva. Essa igualdade era afirmada nas leis, mas negada na prática. Ainda hoje, apesar das leis, aos privilégios e arrogâncias de poucos correspondem o desfavorecimento e a humilhação de muitos. CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. (adaptado)
 
 
 
Em relação ao argumento de que no Brasil existe uma democracia racial, o autor demonstra que
 
 
		
	
	essa dinâmica política depende da participação ativa de todas as etnias.   
	
	essa peculiaridade nacional garantiu mobilidade social aos negros.   
	
	essa ideologia equipara a nação a outros países modernos. 
	 
	esse mito camuflou formas de exclusão em relação aos afrodescendentes.   
	 
	esse modelo de democracia foi possibilitado pela miscigenação.   
	Respondido em 25/03/2021 11:23:00
	
	Explicação:
O autor do texto refuta a ideia de que existia uma democracia racial. Ele assinala que coube à população negra e mestiça buscar alternativas de ascensão, através do samba, do futebol, ou seja, em áreas bem específicas. Desta forma, a suposta harmonia nas relações escravos e senhores era inexistente e camufla a verdade da exclusão perpetuada.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Lei nº 5.371 foi criada em de5 de Dezembro de 1967 e tem como objetivo estabelecer um órgão do governo brasileiro que lida com todas as questões referentes às comunidades indígenas e às suas terras
		
	 
	FUNAI
	
	FUNABEM
	
	INDIO EM AÇÂO
	
	ENEM
	
	ENADE
	Respondido em 25/03/2021 11:10:15
	
	Explicação:
A FUNAI substitui o SPI no que tange à proteção da população indígena e seus valores. Este órgão foi criado na década de 60.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Uma das principais ações do Teatro Experimental do Negro foi:
		
	
	Lutar pela abolição da escravidão.
	
	Discutir, através de peças, a condição do escravo no Brasil;
	 
	Provar que o Brasil tinha talentosos atores, poetas, bailarinos e músicos negros; Angariar fundos para as campanhas abolicionistas;
	
	Permitir que a população negra tivesse acesso ao teatro, pois somente os brancos podiam frequentar e assistir peças teatrais;
	
	Promover peças nas quais atores brancos interpretavam papéis negros.
	Respondido em 25/03/2021 11:10:35
	
	Explicação:
Porém, o fechamento da FNB e dos jornais da imprensa negra não representou o 􀂡m da luta da população negra. Em
1944, Abdias do Nascimento fundou o Teatro Experimental do Negro. Além de recuperar heranças africanas como o
candomblé, o TEN promoveu congressos e, principalmente, provou que o Brasil tinha talentosos atores, poetas,
bailarinos e músicos negros, incomodando muitas emissoras de televisão e jornais do Brasil.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente um exemplo de herança africana na cultura brasileira.
		
	 
	Samba.
	
	Ópera.
	
	Música erudita.
	
	Macarronada.
	
	Dança Flamenga.
	Respondido em 25/03/2021 11:37:30
	
	Explicação:
O samba (palavra que também tem origem africana e signi􀂡ca divertir-se) talvez seja o maior exemplo disso.
Visto em nossa aula online 10

Continue navegando