Buscar

Teoria e técnicas de grupo

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI 
 CUSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA 
DICIPLINA: TEORIA E TÉCNICAS DE GRUPO
ALUNA: Nelci Mary da S.Vitalino Nascimento
RA: 354412911111
Professora: Silvia Bastos de Oliveira
* Como algo se institucionaliza ?
R: Algo se institucionaliza quando muda de gerações e as regras estabelecidas perdem sua referência de origem.
* O que é instituição ?
R: É um valor ou regra social reproduzida no cotidiano como estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas em geral.
* Qual a finalidade do processo de instuticionalização ?
R: A finalidade é estabelecer regularidades nas instituições para a que se solidifiquem, e se tornem organizações que são o polo prático das instituições sociais que serão mantidas e reproduzidas por elas.
* Por que a psicologia passa de estudo de massas para o estudo dos pequenos grupos?
R: Porque para se ter um olhar coletivo voltado a enxergar em um indivíduo individualmente. Então para termos um resultado satisfatório é necessário e preciso se conhecer a história de cada um separadamente com todas as suas anuâncias e peculiariedades.
* Qual a relação entre instituição,organização e grupo social ? 
R: A instituição é um valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas.
A organização representam o aparato que reproduz o quadro de instituições no cotidiano da sociedade, é o polo prático, das quais mantém e reproduzem instituições.
O grupo sociaal é o sujeito que reproduz e que ,em outras oportunidades, reformula tais regras. O grupo social é responsavél pela produção dentro das organizações e pela singularidade,ora controlado, submetido de forma acrítica a essas regras e valores,ora sujeito da transformação, da rebeldia, da produção do novo.
* Como de define o processo grupal ?
R: Defini-se como uma rede de relação que podem caracteriza-se por relações equilibradas de poder entre participantes ou pela presença de um lider ou subgrupo que detém o poder e dertermina as obrigações e normas que regulam a vida grupal.
As relações de poder no grupo determinam ou influênciam o grau de participação dos integrantes no processo grupal de reconfiguram a cada momento das quais as categorias se definam como: categoria de produção, categoria de denominação e categoria grupo-sujeito.

Continue navegando