Buscar

Psicomotricidade no Desenvolvimento Infantil

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada 
Psicomotricidade 
Aluna: Maria Thaynara de Brito Siqueira Curso: Pedagogia ead
 A concepção da psicomotricidade no campo da prática e da investigação científica na atualidade é que o homem não é um ser estático e está sempre em movimento no mundo interno ou externo. O que gera o objeto de estudo da psicomotricidade no campo da prática e da investigação científica na atualidade, pois o ser humano realiza diversos movimentos, de forma a cumprir suas ações.Ou seja, nessa perspectiva o corpo é o início das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
 O processo histórico da Psicomotricidade está vinculado à história do corpo. Este percurso histórico foi marcado pelas diferentes concepções que o homem tinha a respeito de um tecido de membros que protegia a alma e o espírito do homem. O filósofo Platão em suas defesas de educação do espírito e do corpo afirmava que havia um a separação entre corpo e alma. Porém apontava ser o corpo apenas um lugar de transição do mundo real, ou seja, morada para uma alma imortal. Para Aristóteles o corpo era o lugar da matéria lapidada pela alma, tendo como tarefa apenas colocar o corpo em movimento.
 Nesta linha de pensamento, também defendia a ideia de que a alm a tinha a forma do corpo, sendo este o primeiro estudo sobre o aspecto psicomotor.No século XIX, com as contribuições de estudos sobre neurofisiologia, percebeu-se que seria impossível haver uma disfunção física séria, sem uma lesão localizada no cérebro. Nestas evoluções sobre a temática abordada, são descobertos distúrbi os na atividade gestual como parte de uma área do sistema nervoso, surgindo então às primeiras pesquisas sobre o campo psicomotor ligado ao aspecto neurológico.
 Segundo a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (SBP), foi criado serviço de Educação Especial, dentro da Secretaria de Educação do E stado, No Rio de Janeiro/RJ, em 1951 foi criado o primeiro curso de formação de professores para deficientes auditivos, onde eram incentivadas as atividades de Educação Física com jogos, dramatizações, mímica, rítmica e dança. 
 A princípio, a psicomotricidade foi introduzida nas escolas especializadas como um recurso pedagógico que tinha como objetivo corrigir distúrbios e preencher lacunas de desen volvimento das crianças excepciona is. Portanto aEducação Especial foi o elo de surgimento e ligação da psicomotricidade na Europa e no Brasil. É importante pontuar que, a psicomotricidade no desenvolvimento infantil contribui para melhor coordenação motora, tarefas de praxia global e praxia fina, também como para a aprendizagem ajudando nas atividades de leitura, escrita, concentração, raciocínio lógico.

Continue navegando