Buscar

AD1 resposta contribuição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Respostas AD1 2017.2
Questão 1 (2,5 pontos)
O processo de alfabetização e letramento embora tenham semelhanças são distintos, pois cada um possui suas particularidades e indissociáveis pois o processo de Alfabetização ocorre quase ao mesmo tempo que o Letramento. Na Alfabetização o indivíduo conhece o código e consegue usá-lo para codificar e decodificar (ler e escrever), no Letramento o indivíduo também lê e escreve como o alfabetizado, mais responde as demandas sociais de leitura e escrita de forma adequada e interativa no meio em que está inserido tendo percepção, entendimento no meio social.
Questão 2 (3 pontos)
No final do século XVIII, surge a Revolução Francesa, movimento burguês que tinha interesse na reorganização social vigente na época: 1° Clero, 2° Nobreza, 3° Burguesia, classes populares e campesinato. A burguesia almejava melhores possibilidades para seus filhos, e incorporou o entendimento de que o indivíduo alfabetizado é um cidadão capaz de cumprir seus deveres. O Indivíduo alfabetizado possuía poder sobre os outros, daí o mito em torno da alfabetização.
Desde a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão votada em 1789 tivemos muitas mudanças de cunho social e educacional. Embora a Educação ainda seja vista como libertadora de grilhões, as escolas públicas estão agonizando, já que ainda não é de interesse do Estado que o cidadão seja instruído e questionador.
Questão 3 (2,5 pontos)
· Organicista – explicações neurológicas: Essa abordagem agrega o fato do indivíduo não aprender por problemas de cunho psicológico sendo encaminhado no final para avaliações neurológicas.
· Instrumental cognitiva: são observados quatro processos fundamentais: percepção, memória, linguagem e pensamento, não deixando de lado as questões sócias afetivas. Essa abordagem culpa os pais e a criança pela falha no aprendizado.
· Handicap Sociocultural: acusa o meio sócio cultural do fracasso escolas da criança;
· Questionamento escolar: observa os mecanismos de ensino aplicados.
Questão 4 (2 pontos)
Não concordo com a postura da professora ao dizer que o aluno sofre de problemas com origem neurológica. Devemos ser encarados como seres únicos multifacetados históricos e sociais. Ao observar qualquer dificuldade de um aluno o professor (a) deve avaliar tudo o que cerca aquele aluno: meio social, cultural etc., antes de determinar um culpado para o fracasso do indivíduo. Uma vez observados todas as particularidades que cercam esse indivíduo aplicar a forma mais eficiente de ensiná-lo, veja bem, embora o sistema de ensino seja padrão ele lida com pessoas que não são padrão, O tempo que levamos para aprender algo é pessoal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais