Buscar

PSICOLOGIA DO ESPORTE (4)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Em relação ao processo cognitivo cerebral e à capacidade de nos mantermos atentos aos demais estímulos que nos acomete, é possível afirmar:
Devido ao nosso processo evolutivo, adquirimos a habilidade de focar em várias coisas ao mesmo tempo. Por isso, é comum dentro dos centros esportivos e preparatórios dos atletas trabalharmos diversos estímulos, modalidades de treinamento, palestras e outros conjuntos de possibilidades de intervenção e desenvolvimento, em um único dia, capacitando-o para desenvolver cada vez mais este mecanismo de atenção.
Em um primeiro período evolutivo, nossa capacidade de atenção estava voltada para nossa segurança e sobrevivência. Com a evolução no estilo de vida, novas tecnologias e cultura, passamos a atenção para variáveis, estímulos ou informações que tragam algum tipo de significado para nossa mente, associando-os com memórias já vividas anteriormente.
Trabalhar o processo de atenção com o atleta só é possível com novas tecnologias, recursos e aplicativos, uma vez que a mente do século XXI está acelerada e mais propensa a este tipo de desenvolvimento e atividade.
A atenção e a concentração são recursos possíveis apenas de serem trabalhados com crianças e adolescentes, pois adultos já são indivíduos formados, e atletas efetivos não precisam trabalhar este processo de atenção, concentração e motivação. Conseguem realizar isso sozinhos em suas casas, longe dos treinos.
A concentração dos atletas poderá ser exigida através da disciplina e por uma figura de liderança, como o treinador. Ela não precisa ser trabalhada nos treinos, nem desenvolvida através de atividades pedagógicas, pois requer hierarquia de comando superior.
A alternativa "B" está correta. A Psicologia do Esporte trabalha com os processos cognitivos como a atenção, que será compreendida dentro da relação com experiências já vividas e a memória do sujeito.
2. Segundo as teorias da motivação apresentadas, existe a motivação intrínseca e extrínseca. Desta forma, é correto afirmar que:
A motivação extrínseca é a que advém do indivíduo, relacionada aos seus mecanismos subjetivos.
A motivação intrínseca é aquela que advém de fora do organismo, envolvendo estímulos e informações externas.
Ambas não podem ser compreendidas em uma relação mútua, ou ocorre uma, ou necessariamente, ocorrerá a outra.
Ambas podem ser compreendidas em uma relação mútua, em que uma pode levar até a outra e vice versa.
Tanto a motivação intrínseca, quanto extrínseca são relativas a mecanismos unicamente internos do indivíduo em questão. O que diferencia uma da outra é a consequência. Quando a consequência do comportamento for direcionada para o indivíduo e benefício próprio ela é intrínseca; quando a consequência da ação for direcionada a outro indivíduo ou meio ela é extrínseca.
A alternativa "D" está correta. A motivação intrínseca pode levar a uma motivação extrínseca.

Continue navegando