Buscar

ASIII_Contatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fazer teste: AS I
Todas certas 
 
 Estado de Conclusão da Pergunta:
PERGUNTA 1
1. Existem muitas córneas que são assimétricas, mas que não apresentam sinais de anormalidade, e estes casos podem camuflar alguns ceratocones subclínicos de difícil diagnóstico. Dentro deste contexto, marque a alternativa incorreta:
	
	
	Nas formas iniciais e subclínicas de ceratocone, o paciente pode apresentar boa acuidade visual com correção e não apresentar sinais ao exame normal, nem na topografia.
	
	
	A única forma de detecção do ceratocone subclínico é a junção de vários exames diagnósticos como: pentacan, paquimetria, tomografia e topografia corneana.
	
	
	O ceratocone posterior é de difícil detecção somente pelo exame de topografia corneal, uma vez que somente a curvatura anterior da córnea é avaliada.
	
	
	No ceratocone posterior, a protusão da córnea se encontra na parte anterior e pode ser avaliada pela própria ceratometria.
	
	
	O ceratocone posterior é uma doença corneana rara, sem relação com o ceratocone anterior e é caracterizada por uma anormalidade que pode ser unilateral, arredondada, central e não progressiva.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
1. O tratamento clínico do ceratocone também é controverso pelos profissionais oftalmologistas, que divergem quanto à melhor forma de correção. Dentro dos tipos mais conhecidos de correção visual, assinale a única opção incorreta.
	
	
	A correção visual pode ser realizada com auxílio dos óculos e das lentes de contato RGP.
	
	
	Lentes descartáveis como piggyback para lente escleral.
	
	
	Crosslink e anel intracorneal.
	
	
	Lentes esclerais e gelatinosas especiais para ceratocone.
	
	
	Lentes tóricas para os casos mais incipientes, quando houver boa correção visual.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
1. O ceratocone pode se manifestar por meio de vários sinais e sintomas que variam de acordo com o estágio da doença. Clinicamente, os sinais podem não ser facilmente identificáveis em um exame de rotina. Dentre as opções a seguir, assinale a opção incorreta:
	
	
	Pode ser assintomática e seu avanço pode ocasionar baixa visual ou visão distorcida, com variação na refração.
	
	
	Na biomicroscopia, observa-se afinamento corneano na região de protrusão.
	
	
	Nas fases mais avançadas, dois sinais clínicos podem ser observados à inspeção ocular: o sinal de Munson e o de Rizzuti.
	
	
	Secreção e dor ocular em casos mais graves.
	
	
	O sinal de Munson é a observação de protrusão corneana na pálpebra inferior, quando se pede ao paciente que olhe para baixo.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
1. É importante ressaltar que não existe um consenso sobre qual a melhor forma de adaptação das LC no ceratocone, porém existem formas e técnicas adotadas pelos especialistas no dia a dia da prática clínica. Dentro desse contexto, marque a opção incorreta: 
	
	
	Na filosofia de livramento apical a lente é adaptada um pouco mais frouxa, com um toque apical no centro e na meia periferia mais ajustada.
	
	
	O profissional deve se ater a: renovação da lágrima sob as lentes (troca lacrimal), centralização, mobilidade e relação entre as lentes e a córnea.
	
	
	Caso o toque central seja maior que 3 mm, o ideal é testar lentes bicurvas ou multicurvas.
	
	
	As lentes gelatinosas podem ser usadas quando não houver condições de adaptação às LCRGP, porém a visão não é tão satisfatória quanto às rígidas.
	
	
	A distribuição da fluoresceína no ceratocone, dificilmente será uniforme como em uma córnea mais esférica e um toque apical de cerca de 2 mm é aceitável.
Parte inferior do formulário

Continue navegando