Buscar

Leandro Lima Jesuino - Gestão de Projetos - Atividade Contextualizada - Gestão Estratégica de Pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
NOME DO CURSO: MBA em Gestão de Projetos
NOME DA DISCIPLINA: 32874.10 - Gestão Estratégica de Pessoas - 20211.AB
PROFESSOR(A) EXECUTOR(A): DANIEL ALVES CAMPELO
TUTOR(A): RODRIGO BARBOSA
ALUNO(A): LEANDRO LIMA JESUINO
MATRÍCULA: 01399885
Nesta unidade você aprendeu que pondo em prática o bom senso e o equilíbrio nos relacionamentos interpessoais, o(a) Gestor(a) de pessoas, consegue alguns bons resultados, como por exemplo: a melhor integração com a equipe e o aumento da participação das pessoas nos projetos propostos pela empresa.
Além disto, a empresa deve em seu plano de gerenciamento de RH provê reconhecimento e remuneração que compatíveis e satisfatórios a todos(as).
Diante disto, você acha que as pessoas ficam mais motivadas com Remunerações do que com Reconhecimento, ou que ambos são importantes e que um complementa o outro?
Desenvolva uma produção textual sobre o tema abordado.
REMUNERAÇÃO OU RECONHECIMENTO? A IMPORTANCIA DESSES ELEMENTOS MOTIVACIONAIS NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
O Processo de recompensar pessoas é um processo básico que está sob responsabilidade da gestão de pessoas, entretanto para o sucesso de qualquer projeto, mesmo que seja “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMI, 2013, S. 3), os envolvidos na condução deste precisam estar motivados, dentro desse processo identificamos que existem recompensas financeiras e não financeiras. Dentro do conjunto de recompensas financeiras, temos as diretas como comissões, salário e temos as indiretas como: férias; décimo terceiro salário; afastamentos remunerados; entre outros, já nas recompensas não financeiras, temos diversos fatores de reconhecimento, como: trabalho bem desenvolvido ou executado; boa performance; resultados de destaque; talento individual ou em equipe; etc.
Sabendo disso, surge o questionamento se a motivação das pessoas está atrelada a remuneração ou reconhecimento, ou se esses dois elementos são complementares, para isso primeiramente precisamos pensar que o processo de recompensar pessoas está ligado indiretamente aos processos de monitorar e de manter pessoas, pois a manutenção destas depende do grau de motivação individual.
Para analisarmos o grau de satisfação, podemos usar como referência a pirâmide de Maslow que em sua base apresenta necessidades que podem ser supridas com remuneração, porém à medida que nos aproximamos do topo podemos notar que as necessidades serão atendidas com reconhecimento, ou com os dois elementos combinados.
Com isso é possível concluir que uma remuneração adequada com recompensas financeiras que atenda às necessidades do inferior da pirâmide deve ser definida em conjunto as recompensas não financeiras, satisfazendo assim todas as necessidades individuais, tornando essas duas formas de recompensação complementares. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ULLER, Camila Maria; DOS SANTOS, Jordana Dorca; REZENDE, Fabiane Avanzi. Análise da motivação de pessoas: um estudo baseado em princípios da Hierarquia de Necessidades de Maslow. Revista FOCO. ISSN. p. 223X, 1981.
POEIRA, Ana; MAMEDE, Ricardo Paes. Os fatores determinantes da rotatividade externa dos enfermeiros: vínculo contratual, incentivos salariais ou reconhecimento profissional. Revista de Enfermagem Referência, v. 3, n. 4, p. 107-114, 2011.
BATALHA, Felipe. RECONHECIMENTO PROFISSIONAL: SAIBA TUDO. 2020. [Internet] Disponível em: <https://impulse.net.br/reconhecimento-profissional/>
Acesso em: 28/02/2021

Outros materiais