Buscar

Estratégia Logística - Prova 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - A gestão da informação no projeto logístico inclui definição do ciclo de pedidos, escolha de software, hardware e sistemas integrados de comunicação, rastreamento e segurança. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o conceito de Arquitetura da Informação.
a. É uma forma de organizar os fluxos de informação de uma organização, inclui o hardware, o software,as pessoas habilitadas para operá-los, e o gerenciamento.
b. É a troca de correspondências que duas ou mais organizações trocam entre si, inclui e-mails, fax e outros métodos de comunicação que são processados em sistemas Linux ou outros.
c. É a informação necessária para se elaborar a arquitetura de um edifício, casa ou galpão para a logística, inclui o projeto e as plantas com toda a informação sobre os materiais e métodos a serem adotados.
d. É o processo de desenvolver métodos e tarefas para operar a logística sistêmica e a relação com a cadeia de suprimentos se utilizando de planilhas em papel e alterações nas tabelas.
2 - Michael Porter desenvolveu um modelo estratégico considerando determinadas atividades como fundamentalmente primárias para a obtenção dos objetivos estratégicos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as atividades consideradas fundamentais por Porter.
a. Logística de suporte (movimentação) e logística externa (suprimentos e materiais).
b. Logística funcional (compras e materiais) e logística operacional (movimentação).
c. Logística funcional (suprimentos e compras) e logística interna (movimentação e distribuição).
d. Logística interna (de suprimentos e processamento) e logística externa (de distribuição).
3 - Foram muitos os fatos históricos que tiveram influência sobre o desenvolvimento da logística. Assinale a alternativa que não apresenta um fato com impacto significativo na logística.
a. Invenção da rosca sem-fim por Arquimedes.
b. Invenção do motor a vapor.
c. Invenção do papel.
d. Descoberta de novas rotas ao Oriente.
4 - Diante da atual situação da tecnologia de informação disponível e diante da necessidade de situar a informação como um importante elemento no nível funcional, foi proposto um novo modelo estratégico para a logística, mais adequado, dividido em níveis. Quantos níveis apresenta esse modelo?
a. 4.
b. 1.
c. 3.
d. 2.
5 - Os estoques propiciam um nível de disponibilidade dos produtos aos clientes. Aponte, entre as alternativas abaixo, a que apresenta os quatro motivos básicos que levam as organizações a utilizarem a estratégia de estoques.
a. Desimpedir o caminho para outras produções, reduzir as reclamações de coordenadores, constituir mais uma área na empresa e apoiar os processos de marketing e de produção.
b. Coordenar e amortecer a integração entre a oferta e a demanda, reduzir custos de transportes e distribuição, apoiar os processos de produção e apoiar os processos de marketing.
c. Coordenar as ampliações de área de armazenagem, impedir a alteração do layout dos CDs, reduzir os custos de transportes e estoques e apoiar os processos de marketing e produção.
d. Coordenar e amortecer a integração entre a oferta e a demanda, aumentar os custos de transportes e distribuição, liberar os processos de produção e liberar os processos de marketing.
6 - Uma das atividades do marketing é a escolha do canal mais adequado para comercialização do que é produzido pela organização. Essa escolha irá afetar a logística de distribuição, tornando imprescindível que os fatores operacionais e de marketing sejam considerados simultaneamente na formulação da estratégia de distribuição. De que forma a escolha dos canais afeta a distribuição?
a. Afetando o intervalo de tempo entre o pedido e a entrega na produção e a estrutura de custo da rede de distribuição.
b. Afetando a estrutura de compras, que precisam ser adequadas ao tipo de canal escolhido.
c. Afetando os meios de transporte que deverão ser utilizados e os tipos de armazéns que serão utilizados.
d. Afetando a estrutura de armazenagem, pois os armazéns precisam ser dispostos de maneira a cobrir todo o território.
7 - Um fluxo de operações logísticas deve funcionar de acordo com o planejamento. Para que isso ocorra, o desempenho desses fluxos deve estar dentro de padrões estabelecidos. O gerenciamento desses padrões é feito através de
a. relatórios gerenciais.
b. indicadores de desempenho.
c. índices de rentabilidade por minuto.
d. pesquisa de mercado.
8 - A gestão estratégica da cadeia de organizações inclui as diversas atividades da organização, desde o nível estratégico, passando pelo tático, até o nível operacional. Qual a responsabilidade do nível estratégico?
a. Responsável por decisões de curto e médio prazo, normalmente atualizadas em algum período, sistematicamente, entre uma vez a cada mês ou uma vez a cada ano.
b. Responsável pelas decisões que apresentam efeitos duradouros e de longo prazo sobre a empresa.
c. N.d.a.
d. Responsável pelas decisões do dia a dia, tais como sequenciamento, lead times, alocação de estoques, roteamento, carregamento do caminhão.
9 - As estruturas de desenhos das redes logísticas podem ser classificadas quanto ao nível ou quanto às dimensões. Quanto ao nível, elas podem ser classificadas como microscópica, mesoscópica, macroscópica e ampla. Uma rede de processos logísticos mesoscópica refere-se a uma representação de
a. rede de subsistemas logísticos.
b. rede de tarefas logísticas especificamente de suprimentos.
c. rede de uma cadeia de suprimentos.
d. rede de processos logísticos inteiramente detalhada.
10 - Os programas de roteirização permitem definir previamente os trajetos mais eficientes para os veículos nas vias disponíveis, o que reduz custos. Qual é o objetivo do roteirizador?
a. Criar um roteiro de apresentações para que o pessoal de marketing possa desempenhar bem seu papel junto a compradores de outras empresas. Um bom roteiro inclui a preparação para conhecer o prospect, a abordagem inicial e a busca pelo fechamento do negócio.
b. É vigiar os motoristas para que não desviem a carga ou façam acordos nas estradas com elementos sem caráter, que visam desviar cargas e roubar o dinheiro do frete. Também serve para punir os maus motoristas quando andam em alta velocidade.
c. Organizar trajetos eficientes para o transporte dos veículos, a fim de obter roteiros mais econômicos que garantam um aproveitamento máximo da frota, baseado em informações das entregas, das coletas, da frota, e levando em conta custos, obstáculos e restrições.
d. O roteirizador traça roteiros para que os fiscais saibam onde está a carga e possam conferir as notas fiscais correspondentes, além de poderem abrir a carga e notificar as falhas decorrentes.

Continue navegando