Buscar

PORTIFÓLIO 1 LUDICIDADE EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia EaD 
Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares Semestre: 3º
Professora Mestre: Lucia Eugenia Pittas Martini NOTA: 10,0
Acadêmico (a): RGM: 
Polo: 
Caro (a) acadêmico (a) Não se precipite em completar as atividades. Procure antes assimilar cada assunto, assistir os vídeos e complementar cada aula com a leitura dos artigos correspondentes a cada aula postados no Arquivo. 
Atividades da Aula 1 – 2021
1.1 A relação da criança com o lúdico inicia-se nos primeiros meses de vida quando movimenta as mãos, ergue os pés, consegue coloca-los na boca e sorri feliz. Aos poucos ela vai descobrindo o meio em que vive e as “trocas” que ocorrem na convivência com os outros comprovam que a brincadeira é uma necessidade infantil que inclui a afeição, a imitação e a representação, aspectos que favorecem a vontade de crescer e se desenvolver. Portanto, pode-se afirmar que:
I - Brincar é uma necessidade, não apenas da criança nos primeiros anos de vida, mas de todo ser humano pela vida afora. 
II - A criança brinca inicialmente por imitação, isto é, reproduz tudo o que vê e ouve e essas ações permitem entrar em contato com o meio e com outras crianças e adultos.
III - O faz de conta, que ocorre já nos primeiros meses de vida, causa prazer e alegria e a criança procura então repetir várias vezes essa atividade.
IV - Na brincadeira a criança realiza ações que não conseguiria fazer na vida real, pois brincado ela pode sonhar, imaginar, criar, inventar situações diferenciadas.
V – Na ação lúdica a criança vivencia realmente as proibições que não compreende nem aceita.
São afirmações corretas: Valor: 0,0 ( ) ou 1,25 ( ) 
A ( ) I, II e III 
B (X) I, II e IV 
C ( ) I, III e V 
D ( ) II, IV e V 
E ( ) Todas as afirmações são corretas e completam o enunciado. 
1.2 Brincar é a principal atividade infantil e enquanto brinca, a criança entra em contato com o meio a sua volta e com outras crianças. Nesses contatos ela interage e realiza diferentes ações necessárias para conhecer, aprender e constituir-se como sujeito pertencente ao grupo social e cultural no qual convive. Portanto, pode-se afirmar que:
I – A brincadeira, que se inicia nos primeiros meses de vida da criança, é uma necessidade não só infantil, mas de todo o ser humano, independente da sua idade.
II – Nos dois primeiros anos, as ações lúdicas da criança têm como finalidade a construção da identidade e da autonomia, para compreender-se como ser com identidade própria. 
III – Brincando a criança reproduz situações agradáveis ou desagradáveis que já tenha vivenciado, revidando e pondo à mostra seus desejos. 
IV – Na brincadeira e mais tarde no jogo a criança constrói a consciência de si, do outro e da relação entre ambos. 
V - A criança precisa ter contato com uma grande variedade de brinquedos para que se sinta estimulada e encontre respostas para suas necessidades.
A alternativa correta é: Valor: 0,0 ( ) ou 1,25 ( ) 
A ( ) I, II e III
B ( X ) I, III e IV
C ( ) I, II e IV
D ( ) I, III e V
E ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras
1.3 Na brincadeira de faz de conta estão presentes a imitação e a função simbólica, essas ações comprovam a presença da inteligência simbólica, capacidade que permite:
I – A criação de imagens mentais na ausência dos objetos ou das ações já realizadas.
II – A utilização de esquemas verbais (linguagens) resultantes de esquemas motores ou jogos de exercícios. 
III – Na brincadeira, a criança “pode” fazer tudo aquilo que na vida real é proibido ou impossível.
IV – A criança utiliza-se do brinquedo para representar, através da ação, o que sente e o que pensa, mas que talvez ainda não seja capaz de expressar pela linguagem.
V – Na brincadeira a criança utiliza-se da simbologia e da analogia para compreender o mundo que a cerca.
São afirmações corretas: Valor: 0,0 ( ) ou 1,25 ( ) 
A ( ) I, II e III
B ( ) I, II e IV
C ( ) I, III e IV
D ( ) II, III e V
E ( X) Todas as afirmações são corretas.
1.4 Durante as brincadeiras das crianças, o educador tem como papel principal as funções de:
I - Encaminhar variadas brincadeiras ou atividades lúdicas para impulsionar o desenvolvimento integral da criança.
II - Observar as ações de cada criança para conhecer como brinca, do que brinca, interagindo na brincadeira para conhecer suas possibilidades e dificuldades.
III - Dominar os fundamentos da ludicidade para oferecer condições às crianças para que ocorram aprendizagens nas brincadeiras e nas situações pedagógicas intencionais.
IV – Planejar e orientar como devem acontecer as brincadeiras, dificultando as escolhas livres das crianças. 
V – Os jogos e brincadeiras devem ter lugar de destaque nos programas escolares do Ensino Fundamental. 
São afirmações adequadas: Valor: 0,0 ( ) ou 1,25 ( ) 
A ( X ) I, II e III
B ( ) I, III e IV
C ( ) I, II e V
D ( ) III, IV e V 
E ( ) Todas as afirmações são corretas.
Atividades da Aula 2
2.1 O uso de jogos na educação ocidental remonta à Grécia Antiga e, nestes mais de 2.300 anos, destacam-se fatos importantes:
I - O jogo na Grécia Antiga era obrigatório entre os soldados, como preparativo para as guerras e nas lutas entre gladiadores.
II - Afonso X, rei de Castela e Leon, mandou produzir o primeiro “Livro dos Jogos” em 1283, na tentativa de resgatar os jogos da época. 
III - A Companhia de Jesus, no Século XVI, elaborou um método para ensinar latim aos povos das novas terras descobertas por meio de exercícios lúdicos. 
IV - Froebel, em Los Angeles, criou o “Jardim de Infância” (Kindergarten), lugar onde as crianças deviam fundamentalmente brincar.
V - Piaget, Vygotsky, Wallon e muitos outros autores consagrados defendem a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral da criança.
São afirmações corretas: Valor: 0,0 ( ) ou 1,25 ( ) 
A ( ) I, III E V 
B ( ) II, IV E V 
C (X) II, III e V 
D ( ) I, II e V 
E ( ) Nenhuma das afirmações é correta.
2.2 A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988, é a lei suprema e fundamental do Brasil, também denominada Carta Magna. Está dividida em títulos, capítulos e artigos. No Título VIII – Ordem Social, Capítulo VII – Da família, da criança, do adolescente e do idoso. Destaque o artigo que garante à criança o direito ao lazer, copiando o mesmo a seguir: Valor: 0,0 ( ); 0,6 ( ) ou 1,25 ( ) 
A ( ) Artigo 226
B (X) Artigo 227
C ( ) Artigo 228
D ( ) Artigo 229
E ( ) Artigo 230
Cópia do Artigo: Artigo 227; É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar á criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito á vida, á saúde, á alimentação, á educação, ao lazer, á profissionalização, á cultura, á dignidade, ao respeito, á liberdade e á convivência familiar e comunitária, além de colocá-las a salvo de toda forma de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
2.3 O uso de jogos na educação tem sido defendido por grandes pensadores e educadores há mais de 2.300 anos. Somente nos últimos dois séculos, iniciando com a proposta do fundador do Jardim de Infância, é que o brincar vem sendo utilizado na educação de crianças e, finalmente levado a sério por famosos defensores, como:
I - Froebel
II - Montessori
III - Piaget
IV- Vygotsky
V - Wallon
São afirmações adequadas: Valor: 0,0 ( ) ou 1,25 ( )A ( ) I, II e IV 
B ( ) I, III e V 
C ( ) I, II e III 
D ( ) II, IV e V 
E (X) Todas as afirmações são corretas
2.4 No início do século XX, o emprego do jogo na escola ganhou ênfase e as ciências buscaram fundamentar o seu uso. Dentre muitos estudiosos destacaram-se as teorias de: 
I – Piaget, nos seus estudos sobre o desenvolvimento, comprovou que as crianças de uma mesma faixa etária realizavam ações semelhantes e as classificou em três fases, motoras, simbólicas e de regras. 
II – Os estudos de Montessori mudaram o enfoque do ensino tradicional do professor para o aluno, que este deve buscar o conhecimento, resultando na construção de sua aprendizagem. 
III – Vygotsky afirmou que a brincadeira, o brinquedo e o jogo são incentivos eficazes para as ações das crianças e, à cada etapa do seu desenvolvimento, elas têm motivações diferentes e as tendências para certas brincadeiras vão sendo substituídas por outras.
IV – Freud utilizou da técnica lúdica (brinquedos) para trabalhar com crianças e auxiliá-las a se recuperar de possíveis traumas. 
V – Uma contribuição importante de Wallon diz respeito ao papel da emoção no comportamento da criança e sua contínua influência até a vida adulta, compreendendo-a como função organizadora no desenvolvimento do sujeito.
São afirmações corretas: Valor: 0,0 ( ) ou 1,25 ( ) 
A ( ) I, II e III
B ( X ) I, III e V
C ( ) II, IV e V
D ) ) I, II e V
E ( ) I, III e IV
REFERÊNCIAS 
MARTINI, Lucia Eugenia Pittas. Ludicidade em espaços escolares e não escolares. Dourados: UNIGRAN, 2016.

Continue navegando