A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL

Pré-visualização | Página 1 de 3

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATÓRIO FINAL
Maceió - AL
2016
LAURA BEATRIZ OLIVEIRA FLOR DA SILVA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
 		
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 6º semestre.
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Elma Soares Dutra Abelha
Tutor de sala: Josilene Abreu de Freitas Lima 
Maceió – AL
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	04
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO	 05
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional	05
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO	05
3.1 Caracterização do Campo de Estágio	05
3.2 A Rotina.................	07
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO 
4.1 Introdução		08
4.2 Dados Gerais do Projeto	08
4.3 Referencial Teórico	10
4.4 Planos de Aula da Intervenção	11
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção	15
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................	16
MOSTRA DE ESTÁGIO	16
REFERÊNCIAS	18
 
1. INTRODUÇÃO
Este relatório visa mostrar experiências vividas em sala de aula durante o período de estágio supervisionado na Educação Infantil. O exercício da observação dá-se de forma ativa e crítica, oferecendo habilidades e competências a formação inicial e reflexão sobre as práticas escolares desenvolvidos no cotidiano escolar. 
No período de 29/08 a 15/09 do ano de 2016 participei do estágio de observação, comparticipação e regência na Escola Municipal Ernesto Gomes Maranhão, situada na Av. Joaquim Cavalcante, Centro – São Luiz do Quitunde – AL. Funciona nos turnos matutino e vespertino em tempo integral. A realização de meu estágio foi realizada no turno matutino, em uma sala lotada por 25 alunos e professora regente a senhora Gleide.
Porem, foi bastante gratificante e promissor, pois, pude explorar todo potencial exercitando habilidades e competências, no intuito de compartilhar experiências e conhecimento em sala de aula, afim de que todos cresçam como cidadãos ativos e conscientes de seu papel na sociedade. 
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
A escola Jardim Infantil Ernesto Gomes Maranhão, está localizada na Avenida Joaquim Cavalcante nº 5. Sua estrutura Física tem aproximadamente 30m de frente e 40m de fundo, totalizando uma área total de 1200m². É localizada na Zona Urbana. Os equipamentos de lazer não são adequados para idade dos alunos. Funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo as classes de Educação Infantil.
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
O estágio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional. É nesse momento que o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido, além de concretizar pressupostos teóricos adquiridos pela observação de determinadas práticas específicas e do diálogo com profissionais mais experientes. 
	Desenvolver uma formação baseada no contexto real de atuação possibilita a construção autônoma do conhecimento cientifico através da vivencia de exemplos práticos para discussões acadêmicas. No estágio, o profissional em formação tem a oportunidade de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional e da comunidade. 
3. CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 
3.1 Caracterização do Campo de Estágio 
	A escola municipal Ernesto Gomes Maranhão foi fundada no ano de 1969, funcionando nos turnos matutino das 08:00 às 12:00 e vespertino das 13:00 às 17:00, onde possui alunos na faixa etária de 4 a 5 anos completo tendo em média 245 matriculados por ano e turmas jardim I e ll, totalizando 204 dias letivos. a instituição possui 4 salas de aula 1 secretaria, 1 pátio interno, 1 cozinha, 4 sanitários femininos e 4 masculinos, 1 sanitário para professores, 1 diretoria e secretaria, 4 quadros negros, 1 bebedouro, 1mimeógrafo, 1 televisão, 1aparelho de dvd, 1 aparelho de som, materiais didáticos como jogos, pedagógicos e quebra cabeças. Contém 1 diretor pedagogo cuja atribuição é zelar pelo bem estar do corpo docente e discente, professores cursando pedagogia e outros já concluído, 2 coordenadoras atuando no planejamento semestral, acompanha a planilha semanal dos professores, organiza reuniões, acompanha o desenvolvimento das turmas através de textos avaliativos, 1 secretária escolar, 12 professores, 4 cozinheiras, 3 inspetoras, 1 cuidadora de aluno, 1 agente administrativo, 8 auxiliares de serviços gerais, 3 auxiliares de cozinha e 1 merendeira. Totalizando 37 funcionários. Hoje é conhecida como parte inseparável da sociedade da construção de um universo mais harmonioso, garantindo o que preconiza o estatuto da criança e do adolescente quanto ao desenvolvimento físico mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade. a escola promove gincanas culturais e esportivas, exposições das atividades realizadas pelos alunos, incentivar o resgate dos valores morais, elevar a qualidade do ensino aprendizagem, realizar projetos envolvendo datas comemorativas, abordar temas transversais, promover eventos educativos e recreativos. Acredita ser a educação um direito da criança, formula seu p.p.p. voltado para o atendimento das necessidades básicas da educação afeto e socialização numa ação complementar à educação familiar e da comunidade. Essa proposta foi elaborada a partir de encontros com discussões e debates que envolveram o corpo docente, coordenação pedagógica conforme previsto. Promove palestras com os profissionais da educação para estudo junto com a família e os projetos: aniversários da cidade, meio ambiente, festa junina, folclore, criança, professor, natal em família e educação inclusiva. 
3.2	A Rotina Observada 
	 Ao chegar à escola, a criança organiza-se na entrada da porta em duas filas: a das meninas e a dos meninos. Depois elas entram na sala de aula em fila e se organizam na sala para ir ao pátio entoar o Hino Nacional. No pátio, ficam todas as turmas em fileira junto com a professora correspondente e assim, cantam o hino. Ao terminar, foi possível observar que a professora recebeu as crianças com uma música na sala de aula, levou todos para o cantinho da sala, fez um círculo para iniciar a atividade, contou uma história para eles fizeram um breve comentário sobre a historinha lida e depois ela fez o debate com cada um. A professora fez algumas atividades com desenho e pintura sobre própria a historinha abordada em sala.
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO
4.1 Introdução
Ao compreender que os alunos apresentam dificuldades em realizar a leitura para estimular aprendizagem, então ensinamos brincando para que os alunos aprendam conteúdo da melhor forma possível. Os assuntos de português foram passados através da leitura de historinha, recortes de jornais e revistas. Os assuntos de matemática através de pinturas e jogos.
Com essa didática os alunos participaram com muito entusiasmo a essa prática. Conversei com eles, falei que é por meio da leitura que adquirimos novos conhecimentos e que os desafios da vida nos oportunizam entender a importância de ler e ter paixão pela leitura compreendendo-a como fonte de prazer e sabedoria.
4.2 Dados Gerais do Projeto
- Identificação da instituição: Escola Municipal Ernesto Gomes Maranhão
- Carga horária: 24 horas
- Quem se torna responsável em aplicar o Projeto: A estagiária, juntamente com a equipe da coordenação.
- Temática – conteúdo: Leitura e escrita 
- Objetivo geral:

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.