Buscar

Portfólio 05


Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADES
Com base nos conhecimentos adquiridos nessa aula, vamos responder as questões abaixo, de acordo com o enunciado. 
1. LUCIA, empregada da empresa “ALFA”, estando atolada em dívidas, informou levianamente a seu superior hierárquico que havia mudado de residência, apresentando novo comprovante falso, visando receber maiores vantagens a título de vale-transporte. A empresa “ALFA” descobriu a atitude de sua empregada e resolveu rescindir o seu contrato de trabalho por justa causa. Nesse caso, qual o fundamento deverá ser utilizado pela empresa para lastrear a dispensa? Explique.
Lúcia cometeu ato de improbidade, art. 482, alínea “a”, cometendo uma fraude e má-fé contra a empresa Alfa, quando fraudou o comprovante de residência para obter uma vantagem a título de vale-transporte. 
2. Um empregado ajuizou reclamatória trabalhista contra sua empregadora, alegando, em suma, que fora demitido por justa causa, deixando de receber as verbas rescisórias devidas. O reclamante ingressou com a ação, pleiteando o afastamento da justa causa e o pagamento das verbas rescisórias. Por sua vez, a reclamada apresentou sua tese defensiva, alegando que a demissão ocorreu por justa causa em razão de o reclamante ter agredido seu superior hierárquico. Quando do julgamento do feito, o juiz reconheceu que tanto o reclamante quanto a reclamada participaram do evento que determinou o fim do contrato com igual culpa, ou seja, com culpa recíproca. Nesse caso, como deverão ser pagas as verbas rescisórias ao empregado, inclusive o FGTS? Fundamente sua resposta.
Neste caso se aplica a culpa recíproca, art. 484 e 484-A da CLT, ou seja, o empregado receberá 50% dos valores devidos. Receberá 20% de indenização dos depósitos do FGTS, Lei nº 8.036/1990, artigo 18, § 2º. Do mesmo modo, a Súmula 14 do TST diz que “Reconhecida a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho (artigo 484 da CLT), o empregado tem direito a 50% (cinquenta por cento) do valor do aviso prévio, do décimo terceiro salário e das férias proporcionais.”
Preciso mandar minha atividade!
ATENÇÃO:
As respostas deverão ser enviadas por intermédio do Portfólio da plataforma UNIGRAN NET dentro do prazo assinalado, sob pena de não serem consideradas.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: jkrewer@unigran.br;