Buscar

modelo de relatorio de gestao adaptado covid

Prévia do material em texto

Gleisiele Conceiçao SANTOS 
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO DE GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇO NAO ESCOLARES 
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ 
 PEDAGOGIA 
Ilheus 
2021
Gleisiele Conceiçao Santos 
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO DE GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NAO ESCOLARES 
Relatório apresentado à universidade norte do parana, como requisito parcial para o aproveitamento de todas as disciplinas do 6º semestre do curso de pedagogia.
Ilheus 
2021
SUMÁRIO
 INTRODUÇÃO	6
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS	7
2 REGIMENTO ESCOLAR	8
3 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA	9
4 PLANO DE AÇÃO	10
 CONSIDERAÇÕES FINAIS	11
 REFERÊNCIAS	12
INTRODUÇÃO
O objetivo da elaboração deste relatório de estagio é aproximar nós alunos à realidade do que esta à nosso espera no campo do trabalho de gestão escolar. É um norteamento téorico que necessitou um aprofundamento em várias pesquisas digitais, leituras de artigos, e interpretação de video aulas. 
A gestão escolar é um genero de modelo educacional que visa estimular e coordenar diferentes dimensoes de habilidades, talentos e também da competência educacional, sempre otimizando o ensino. Seu objetivo é utilizar de principios e estratégias necessárias para acrescentar a eficácia dos processos dentro da instituição. Para que a gestão escolar funcione bem, ela conta com seis pilares fundamentais, que são: gestão pedagógica, gestão administrativa, gestão escolar financeira, gestão de recursos humanos, gestão de comunicação e gestão de tempo e eficiência dos processos. Mas neste trabalho iremos abordar principalmente questões a cerca das principais formas de gestão: a administrativa e a pedagógica.
A gestão escolar é um meio de atuação com perspectiva que não se finda, ela esta em processo de adaptação e reanalise para se conquistar um resultado de aprendizagem cada vez melhor.
“Os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme alguns princípios como: A participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes (BRASIL, 2001, p. 17).” 
1 
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
	A pedagogia iniciou-se na Grecia antiga quando as explicações religiosas já não eram mais suficientes para esclarecer os acontecimentos e formações das coisas. Por isso o pensamento critico veio com o intuito de responder os questionamentos e indagações divinas, e os filosofos começaram a se questionar a respeito do que e como ensinar.
	Durante a idade media o espiritualismo e o intelectualismo grego se confrontaram, e as explicações divinas foram consideradas mais significativas. Já na idade media com a colonização do Brasil e a chegada dos jesuitas, houve uma necessidade de se catequizar os indios e educa-los conforme as necessidades dos portuguese, foi aí então que segundo Saviani, iniciou-se a história da educação. Mas foi em 1979 com a expulsão dos jesuitas, que ocorreram grandes mudanças na área da educação, tanto no setor primário quanto secundário, e na formação de professores. Esse período foi marcado pela reforma pombalina, que tornou o estado responsavel pela educação , o que levou a criação das aulas regias com o intuito de suprir as aulas jesuítas que foram extintas, mesmo assim perceberam que não eram suficientes e precisavam de aprimoração.
	Outro grande marco histórico da educação brasileira foi em 1924, com o surguento da associação brasileira de educação e em 1930 com a criação do ministerio da saude e da educação , e que gerou grandes mudanças. E em 1939 foi criado o primeiro curso de pedagogia do país, voltado para educação das crianças e da gestão educacional.
	Todo esse processo transitório de formação da pedagogia e todas as suas modificações, expandiu o campo de atuação do pedagogo em diversas áreas e em espaços escolares e não escolares, passando atualmente a ser vista como tecnicas, principios, metodos e ferramentas da educação e do ensino, abrindo um leque de opções no que se refere ao campo de atuação.
	Libaneo, afirma as amplas possibilidades de atuação do pedagogo e exemplifica os campos como: construção civil, órgãos municipais, ONGS, assessoria de empresas, museus, hospitais, entre outros, pois o ato de ensinar não se faz presente apenas no interior das escolas.
2 REGIMENTO ESCOLAR
1. Qual a função do regimento no ambiente escolar?
O regimento escolar é um conjunto de regras que conduz ou guia todo o funcionamento da escola e em todas as esferas: administrativas, pedagogica, didatica ou disciplinar, que deve estar condizente com a LDB (lei de diretrizes e bases da educação) e com a BNCC ( base nacional comum curricular) com o objetivo de cumprir todas as açoes educativas contidas no PPP. Todo o regimento escolar e suas propostas e normas nelas contidas, e deve estar disponivel para consulta de toda a comunidade escolar.
2. Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar?
Nele contém detalhadamente a funçao de cada cargo, carga horaria, turno, dias letivos, o objetivo das instituições, direitos e deveres da direção administrativa, dos docente, funcionarios, alunos e seus responsáveis. Conta ainda com codigo de punições para as eventuais infrações, especificações sobre o sistema de avaliações da instituição, existencia de projetos especiais dentre outras especificações.
As secretarias de educação estadual e municipal, costumam disponibilizar modelos prontos, para auxiliar a coordenação na composição do seu regimento escolar. O que é especifico de cada instituição deve ser normatizado de forma coletiva com a comunidade escolar, e deve passar por aprovação do conselho escolar depois de pronto e segue para homologação na secretaria de educação.
3 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA
1. Descreva quais são as principais atribuições do diretor da escola.
O diretor precisa conhecer bem a fundo todas as normas para conseguir desempenhar com eficiencia toas as suas atribuições que aliás são muitas. Algumas delas são a adoção de estrategias que favoreçam a prevenças de problemas na unidade escolar, garantir o cumprimento do regimento escolar, baseados e amparados nas leis como LDB, CF, e norteada pela BNCC. Garantir que todos os colaboradores e docentes cumpram suas funções de maneira coercetiva e respeitando as normas, garantir a qualidade de ensino e o cumprimento dos objetivos da escola, mautenção da infraestrutura, dar suporte e supervisão.
 
2. Descreva a atuação desses profissionais quanto ao atendimento aos aluos e aos docentes.
	
	O diretor deve buscar atender todos os setores em todas as suas exigencias. Aos alunos cabe dar suporte desde o inicio da matricula, ate na resolução de conflitos escolares, ou até mesmo encaminhamento a psicologo, conselho tutelar, deve estar atenta a todas as questões educacionais, sociais e psicologicas que possam interferir no desempenho escolar dos aluos. Ainda na questao dos educandos, deve estar disponivel para dar suporte aos responsaveis pelos mesmos, esclarecendo duvidas, e orientando caminhos e resoluções.
	Para os docentes veve agir respeitando as formas diferentes de condução das aulas, assistir nos planos de aula, compreender suas necessidades, e buscar soluções, disponibilizar materiais de trabalho disponiveis na escola para uma melhor ministração, praticar gestao que inspire confiança nos professores, de modo a criar um ambiente de interação saudavel, motivando a todos a dar o seu melhor, baseando-se sempre no pilar da comunicação eficiente, podendo ser feita atraves de recursos tecnologicos como aplicativos de comunicação para facilitar o alcance rapido de trocas de informações.
4 PLANO DE AÇÃO
	SITUAÇÃO PROBLEMA
	A escola sorriso de uma criança ensica crianças do ensino fundamental dos anos iniciais aos anos finais. E percebe-se que há um grande disperdicio de alimentos como, verduras legumes e frutas. Pois as crianças preferem comerfast food comprados e trazidos de casa.
	PROPOSTA DE SOLUÇÃO
	Faremos a semana da alimentação saudavel, onde cada professor devera elaborar seu projeto com planos de aula focados no incentivo a boa alimentação trazdendo pesquisas, videos, fotos, slide, e ate mesmo receitas que as crianças gostem que podem ser feitas com alimentos saudaveis, ou de forma mais saudavel, podendo trazer alimentos para sala, etc. A liberdade da forma como será cada projeto ficara por conta de cada professora.
	OBJETIVOS DO PLANO DE AÇÃO
	Combater o desperdicio de alimentos da escola e despertar o interesse por alimentos saudaveis.
	ABORDAGEM TEÓRICO METODOLÓGICA
	Fazer as crianças entenderem a importância de uma boa alimentação, e de que é possível ter alimentos consumir alimentos saudaveis e ao mesmo tempo gostosos, ou ate mesmo adaptar aquela receita que os alunos mais gostam cheias de açúcar e gordura, em algo saudavel e gostoso.
	RECURSOS
	Projetor, pen drive, TV, frutas, figuras, cartolinas, ou qualquer material que seja necessario e esteja disponivel na unidade escolar.
	CONSIDERAÇÕES FINAIS
	É na vivencia que os alunos aprendem e absorvem melhor os conhecimentos. Quanto mais dinâmica, e diferente for a aula, mais despertaremos o interesse de nossos alunos irmos a fundo no tema ao qual abordamos. Despertar a curiosidad, intigar é a conexão que liga a ideia ao resultado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com todo o processo de pesquisas para a elaboração deste relatório de estagio, pude perceber o peso que a gestão educacional tem para um ensino eficaz no campo educacional, afinal gerir ou liderar uma equipe possui um grande peso de responsabilidade e reflete em todos os resultados furutos.
O gestor de uma escola precisa estar bem conciso e com as leis e normas educacionais, estabelecer uma boa comunicação com os colaboradores da escola, msnter-se sempre imparcial na resolução de conflitos, seja entre professores ou alunos, valorizar os profissionais, repeitando o metodo de ensino de cada um, sem estabelecer maior ou pior mérito, afinal o estimulo do gestor é muito importante para que os docentes que estiverem em um baixo desempenho profissional se aprimores, para isso o gestor deve dispor de amplo conhecimento, para liderar um bom planejamento semanal e nortear de forma muito clara os planos de aulas dos professores, se fazer presente para o esclarecimento de duvidas e inovação de ideias, temas, asuuntos e discussões. Afinal boas ideias puxam outras.
Uma boa gestão educacional tambem reflete no desempenho dos alunos, no interesse pelas aulas, pois um gestor que esta aberto e abraça novas ideias, estilos e metodos propostos pelos professores, auxilia na quebra da mesmice e estimular o interesse pelas aulas.
Gerir é exemplificar, dar o exemplo, nortear, e administrar, pois todas as etapas da escola passam e são orientadas pelo diretor, por isso esse campo de atuação é tão complexo, importante e de grande responsabilidade, pois o futuro de muitos alunos estão na escola, conduzidas pelo professor, e encabeçada pelo gestor.
“Quem trabalha com criação ou gestão da criação deve possuir a sensibilidade de entender que boas ideias (aquelas boas mesmo) não surgem através da pressão, ou seja, nada de acelerar o cérebro e forçá-lo a um insight acintoso. Não! Isso não funciona, o cérebro é poderoso, mas, é também birrento, só funciona a base do amor e paciência. Todos, absolutamente todos, devem entender que a ideia é um produto intelectual valioso.”
(Fernando Coelho) 
REFERÊNCIAS
AMARANTO. Sophia. O que é e para que serve o regimento escolar? 1. Sophia. Sao jose dos campos. 2019. Disponivel em: http://www.sophia.com.br/blog/gestao-escolar/o-que-e-e-para-que-serve-o-regimento-escolar. Acesso em: 12/02/2021.
GENNERA. Francisco. Quai são as principais responsabilidades do diretor. 1. Gennera. Florianopolis. 2018. Disponivel em: Entenda quais são as principais responsabilidades do diretor escolar (gennera.com.br). Acesso em 12/02/2021
AMORIN. Renata. Como a direção escolar pode contribuir com o trabalho do professor?. 1. redação nota 1000. são apulo. 2018. Disponivel em: Como a direção escolar pode contribuir com o trabalho dos professores? (redacaonota1000.com.br) . Acesso em: 12/02/2021.

Continue navegando

Outros materiais