Buscar

Trabalho de PDTA pinóquio

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA 
Psicologia do Desenvolvimento : Teorias do Aprendizado
Pinóquio às Avessas
SÃO PAULO – SP
2019
Psicologia do Desenvolvimento : Teorias do Aprendizado
Pinóquio às Avessas
Trabalho apresentado para a disciplina psicologia do desenvolvimento : teorias da aprendizagem, com o intuito de comparar os métodos de ensino com o livro "Pinóquio às Avessas" .
Professora : Katie Graciano
SÃO PAULO – SP
2019
 
 SUMÁRIO
Método tradicional de ensino...............................................................................4
O método tradicional e "Pinóquio as Avessas"....................................................5
O método humanista de ensino...........................................................................6
O método humanista e "Pinóquio as Avessas"....................................................8
Método Comportamentalista de ensino...............................................................9
Abordagem comportamentalista e "Pinóquio às Avessas"................................10
 
 Método tradicional de ensino
	
Tem como principal objetivo mostrar aos alunos diversos conhecimentos adquiridos pela humanidade ao longo do tempo; considera o aluno um adulto em miniatura necessitando ser “atualizado” com conhecimento, exigindo que aluno possua um comportamento que seja considerado como adequado pela sociedade e acaba por considerar o adulto como um homem pronto, com comportamentos adequados e que sabe o seu lugar no mundo.
O ensino tradicional é em todas as suas formas concentrado no professor, que aqui é considerado como o detentor do saber, destarte, o conhecimento é adquirido do meio externo sendo direcionado para o interno do aluno e do aluno é exigido apenas que seja executado o que lhe for pedido.
O papel do professor se caracteriza pela garantia de que o conhecimento será transmitido ao aluno, independendo de o aluno ter ou não vontade de aprender. Segundo o filosofo/pedagogo Saviani é importante que o aluno aprenda pois sem o conteúdo o mesmo estaria em desvantagem social; segundo esta frase é notável que um dos objetivos da escola tradicional é diminuir as desigualdades sociais com a aquisição de patrimônio cultural imaterial.
Já o papel do aluno, sendo tido pela escola como uma tábula rasa acaba por ter seus interesses pessoais e conhecimentos prévios ignorados, tendo o papel apenas de absorver todo conhecimento que lhe for lecionado, apesar de possuir a liberdade de decidir quais conteúdo são os mais importantes e uteis para si o seu dever é aprender sobre todos, sem nem questionar sua importância, pois os mesmos serão cobrados do aluno posteriormente, havendo então as provas, que nada mais servem para comprovar que o aluno absorveu o conteúdo da maneira que a escola espera, sendo muito exigido do aluno que ele conserve o conhecimento obtido o mais próximo possível do original, o que acaba por fazer com que muitos alunos apenas decorem momentaneamente os conteúdos ensinados, não necessariamente aprendendo. 
As notas obtidas nas provas funcionam na sociedade como níveis de aquisição de patrimônio cultural imaterial, comprovando se você se encheu de cultura/conhecimento ou não, sendo o diploma a comprovação máxima de que a pessoa foi formalizada com conhecimento e cultura, comprovando que o aluno não é mais um aluno, mas sim um homem pronto e preparado para exercer sua função na sociedade.
 
 
 
 4
 O método tradicional e "Pinóquio as Avessas"
 
O método tradicional de ensino se encaixa com o livro "Pinóquio as Avessas" por conta do livro ser baseado nesse método.
A vida de Felipe foi moldada a partir do momento em que ele teve a sua primeira aula, aulas no método tradicional, um menino sonhador e curioso não entendia a razão pela qual ele deveria aprender tudo aquilo e não o que ele realmente queria. 
Felipe gostava muito de pássaros, queria aprender sobre eles, mas os professores insistiam em focar no conteúdo que precisa ser dado, precisa ser seguido, precisa ser aprendido, precisava ser avaliado.
Isso se encaixa perfeitamente no que é descrito pelo método tradicional de ensino, professores que são a autoridade máxima na sala de aula, conteúdos que devem ser aprendidos sem variação, sem coisas novas, sem interações, o aluno adulto em miniatura vai ser lecionado e moldado para ser igual a todos.
No final do livro, Felipe, não mais um garoto mas um homem, se torna um especialista em cortes de frango (uma clara alusão à paixão que tinha na infância). Ele tem um sonho recorrente com um pássaro azul cujo ele não sabe o nome, uma noite em seus sonhos junto ao pássaro tem uma fada que fala a Felipe o nome da ave, ele volta a sentir como era na infância, antes de começar a ser moldado.
 
 
 
 5 
 O método humanista de ensino
Baseada nos valores humanistas, essa metodologia de ensino busca desenvolver o olhar comprometido com a realidade ao colocar a pessoa como centro da ação educativa. O educando deixa o seu papel passivo — comum na educação tradicional — e passa a ser ativo no processo de aprendizagem. Ou seja, ele é inserido como protagonista nessa construção, tendo no professor um guia para as novas descobertas. 
A educação humanista apoia-se nos seguintes pilares: Concepção de homem: 
O homem é encarado como ser único e original. Seja em sua vida interior ou na forma como enxerga o mundo. Buscando despertar ao máximo de suas potencialidades, o homem possui a liberdade — e a curiosidade — para procurar o conhecimento. 
Concepção de mundo: A concepção de mundo é subjetiva, pautada pela experiência e vivência de cada ser humano. Sendo assim, uma mesma situação será interpretada de forma diferente por diversas pessoas. Isso é importante para valorizar a sensação de pertencimento do aluno. 
Sociedade e cultura: Quando inserido em um grupo, o ser humano é capaz de estabelecer relações interpessoais. Conhecimento: Na educação humanista, o conhecimento é construído por meio das experiências subjetivas. O homem é capaz de adquirir sabedoria a partir da experimentação.
Educação: O principal objetivo da educação humanista é despertar o potencial de todas as capacidades e habilidades em cada um dos estudantes. O desenvolvimento intelectual e emocional só é possível através da autonomia, possibilitando ao aluno experimentar sua realidade.
 Escola: Neste princípio, a escola humanista respeita a individualidade de cada estudante, oferecendo condições para o desenvolvimento de sua autonomia. 
Relação professor-aluno: Como mediador no processo de novas descobertas, o professor é incentivado a proporcionar desafios aos estudantes. Isso se dá através de metodologias ativas e instigantes, que ajudam a desenvolver o espírito argumentativo e criativo. O que também incentiva o aluno a encontrar soluções para os problemas. Compartilhar experiências e vivências é essencial para o saber, que precisa ser sociabilizado. Ou seja, o estudante precisa ser ativo no processo de aprendizado, cabendo ao professor orientar os caminhos para experiências transformadoras. Benefícios da educação humanista: Como podemos perceber, esses princípios são voltados para a construção da individualidade e da autonomia, essenciais para o desenvolvimento da pessoa. Pelo contrário, o relacionamento interpessoal é fundamental para o saber, proporcionando viver o local com abertura ao universal.6
Uma instituição de ensino que tem a educação humanista como filosofia pedagógica convida cada estudante a perceber o meio em que vive e, consequentemente, buscar a sua transformação.
 7 
 O método humanista e "Pinóquio as Avessas"
No livro Pinóquio as Avessas, Felipe é uma criança inteligente e curiosa que acredita que na escola aprenderia sobre tudo, principalmente suas curiosidades, assim idealizando abordagem humanista, onde o professor da assistência total ao aluno, facilitando e criando condições para sua aprendizagem através de experiências interagindo com o meio. 
Como Felipe era muito curioso, utilizava sempre abordagem humanista de uma forma inconsciente com suas perguntas, podendo identificar esta abordagem no seguinte trecho: “[...] Aos seis anos, ficou muito curioso com o relógio de sua mãe. A coceira chamada curiosidade começou a coçar os pensamentos de Felipe. E ele perguntou o que faz os ponteiros andarem cada um com uma velocidade diferente? Pois não resistiu, escondido, desmontou o relógio, pensando que conseguiria montar de novo ... “ Ele questionava seus pais achando que eles iriam responder muitas de suas perguntas, e seus pais falavam que na escola ele ira saber as respostas, lugar onde no final das contas Felipe não encontrava respostas, justamente por conta de estudar em uma escola de abordagem tradicional.
 8
 Método Comportamentalista de ensino
Na abordagem comportamentalista o conhecimento é uma descoberta do indivíduo, algo que já existia no mundo exterior; ou seja, o conhecimento é posterior ao individuo e é adquirido de maneira externa através do meio social e da experiência planejada, sendo essa a base da aquisição de conhecimento. 
Para os comportamentalistas a ciência é apenas uma forma de tentar descobrir a ordem na natureza e nos eventos, tornando possível a utilização e controle da mesma. Skinner (que pode ser considerado o representante da analise funcional do comportamento) já dizia: “Cada parte do comportamento é uma função de alguma condição descritível em termos físicos, da mesma forma que o comportamento”. A partir disso já é possível perceber que, para os comportamentalistas o humano não é um ser livre; o humano nada mais é do que consequência das influencias e forças existentes no ambiente, nada mais é do que “um produto do meio”. O comportamento é ordenado e determinado, sendo então é possível determinar e antecipar suas ações, o ideal é transferir o controle do ambiente ao próprio sujeito de modo que ele se terne autônomo/autossuficiente. A recusa dessa autonomia significa ser controlado por outro e é exatamente com isso que o ensino comportamentalista conta...
No âmbito de ensino/educação a abordagem comportamental busca promover mudanças desejáveis e relativamente permanentes nos indivíduos, os fazendo adquirir novos comportamentos e modificando os existentes (se forem considerados inadequados), ou seja, na abordagem tradicional a escola conta com a recusa da autonomia dos alunos, contando com que os mesmos transfiram sua autonomia para as mãos dos professores.
 Destarte, os professores na abordagem comportamentalista necessitam a todo momento observar o comportamento do aluno, devendo ser um profissional apto a compreender e modificar o comportamento do aluno, de forma a molda-lo e direcioná-lo para o que é considerado como adequado/desejável a sociedade, utilizando atividades, provas e qualquer outro instrumento que julgar como necessário. 
Deste modo é possível concluir que o professor é como se fosse um engenheiro comportamental, que irá arranjar tudo na sala de aula e nos planos de ensino para que o aluno aprenda. Há uma grande individualização no ensino, por ser necessário atender diferentes necessidades de cada indivíduo na sala de aula, tendo métodos de ensino bastante criativos e moldáveis, podendo contar com a aplicação de tecnologias educacionais e diferentes estratégias de ensino, tudo cabe ao professor escolher qual metodologia será a mais adequada, porém, sempre tendo como principio que cada aluno aprende em seu ritmo, sempre avaliando-o individualmente. 
 
 9 
 Abordagem comportamentalista e "Pinóquio às Avessas"
O professor sendo um engenheiro comportamental, trabalharia na correção do aluno diferentemente do método tradicional, ao invés de moldar para ser um futuro adulto, corrigir comportamentos e ensinar com métodos diferenciados e proporcionando um aprendizado interativo.
Felipe com esse método poderia continuar com seu gosto por pássaros por muito mais tempo e mesmo assim aprendendo os conteúdos que deveriam ser aprendidos.
 
 10

Continue navegando