Buscar

RESENHA CRÍTICA- MUITO ALÉM DO PESO

Prévia do material em texto

Nome: Celso Junior Tonidandel Hanuszchak
RESENHA CRÍTICA: MUITO ALÉM DO PESO
O documentário Muito além do peso (direção de Estella Renner, 2012), nada mais é que um retrato fiel a dura e chocante realidade brasileira relacionada a nutrição infantil. De caráter alarmante, Renner consegue evidenciar de maneira objetiva a forte presença da obesidade pueril nos mais distintos lares e famílias brasileiras, contando com opiniões de profissionais da área da saúde e expondo a influência que o marketing causa no processo.
Lançado em 2012, o longa Muito além do peso foi alvo de forte análise nos mais diversos âmbitos da nutrição. Enfatizando a obesidade infantil, o documentário expõe os efeitos negativos de uma má alimentação no período infanto-juvenil. Usando exemplos de diversas regiões do país, Renner nos mostra o quão preocupante são os efeitos do marketing associados a uma má nutrição, causadores estes de diferentes doenças tanto físicas quanto psicológicas, como por exemplo a hipertensão, ansiedade, depressão e obesidade.
Remetendo-se a valores históricos, o longa trás reflexões de ideais contidos na população brasileira ao longo dos anos. Com um histórico de desnutrição infantil recente- cerca de 10% até 2015 segundo dados da Secretaria de Atenção à Saúde-, no Brasil, crianças com peso superior ao ideal para sua idade são vistas como “saudáveis”. Essa ideia é quão equivocada quanto perigosa, devido a que mais de 33% da população infantil brasileira possui sobrepeso. Tal índice é diretamente ligado ao aumento dos casos de obesidade na idade adulta e doenças/complicações relacionadas pela mesma. Estima-se que, em torno de 18% das crianças com sobrepeso, tornaram-se obesas na idade adulta. Atualmente, cerca de 40% da população brasileira possui sobrepeso e ainda, segundo a revista científica Preventing Chronic, aproximadamente 168 mil mortes por ano no Brasil são atribuíveis ao excesso de peso e obesidade, representando 75% de todas as causas mortes de brasileiros em território nacional.
Devido a revolução tecnológica e globalização, meios de comunicação em massa são cada vez mais acessíveis e disponíveis a população em geral. Esse fator trouxe vários avanços positivos em relação a nutrição. Contudo, também se percebeu durante as entrevistas uma forte influência da publicidade nas escolhas alimentares das crianças. Ao serem questionadas se conheciam determinados produtos, fica evidenciado de maneira explícita a forma negativa como as crianças reagem a publicidade. Outra comparação que podemos realizar é a fácil acessibilidade das famílias em geral, à compra de produtos industrializados (como refrigerantes, salgadinhos, biscoitos) à produtos naturais (frutas, legumes e verduras). 
Também associado ao uso do marketing, foi comprovado a influência de propagandas nas escolhas e opiniões da população. Os entrevistados, ao serem questionados sobre perguntas básicas de composição de alimentos, processos de fabricação e divulgação (como a quantidade de açúcar em produtos, métodos de processamento de industrializados, entre outros), dificilmente possuíam o conhecimento relacionado aos mesmos.
Em suma, o documentário mostra os desafios encontrados pela nutrição no período. Ainda, retrata a problemática da ficção produto/propaganda associada ao baixo conhecimento da população em geral -como o exemplo de que carboidrato pode ser considerado sinônimo de açúcar, entre outros. Percebe-se ainda a falta de interesse por parte dos responsáveis legais pelas crianças em buscar soluções para tais problemas. Nesse caso, é notável a aceitação dos mesmos mediante tais problemáticas, sendo que muitas vezes as mesmas nem são encaradas como doenças. Contudo, vale salientar que, ainda, apesar de todos os empecilhos, a alimentação e hábitos saudáveis não é utopia para a sociedade brasileira; e sim uma escolha dos consumidores.
 
Referências: https://aps.saude.gov.br/ape/pcan/desnutricao#:~:text=No%20Brasil%2C%20a%20preval%C3%AAncia%20de,anual%20de%206%2C3%25.
aps.saude.gov.br › ape › pcan › desnutricao

Continue navegando