Buscar

AV2 Psicologia

Prévia do material em texto

Disciplina: Psicologia e Comportamento Organizacional T:121
Professora Lygia Ayres
Aluna: Caroline da Silva Neves Chaves
AV2- 2020.2 
A atividade vale até 8,0 (oito) pontos e poderá ser realizada individualmente ou em grupo de até 4 alunos. 
1. Motivação: ambiente físico e social
Vários dados documentados demonstraram que algumas características físicas do local de trabalho podem estimular reações emocionais negativas nos trabalhadores. Pesquisas mostraram, por exemplo, que extremos de temperatura podem afetar as atitudes dos trabalhadores, bem como o desempenho e a tomada de decisão; que tarefas diferentes exigem diferentes níveis ótimos de iluminação, estando a escuridão significativamente correlacionada com a insatisfação no trabalho; além de provar que características físicas do ambiente de trabalho como limpeza, instalações ao ar livre e riscos à saúde desempenham um papel muito importante na determinação do modo como as pessoas realizam suas tarefas. 
 Analise a questão acima à luz da teoria motivacional de Herzberg (2.0)
 Baseado na teoria proposta por Frederick Herzberg que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas, tem como objetivo entender os fatores que causariam insatisfação e os que seriam responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho e são divididos em: 
Motivacionais (intrínsecos), que levam a satisfação seja no cargo e na execução das atividades e de forma estimulante e desafiadora, que estão sob controle do indivíduo, pois desenvolvem sentimento de crescimento e auto realização. Quanto maior
A satisfação, maior o comprometimento, possuem efeito duradouro.
Higiênicos (extrínsecos), que levam a satisfação, mas previnem a insatisfação, fatores administradores e decididos pela empresa e estando fora do controle das pessoas. Incluem benefícios, salários, condições físicas e conforto, além de reações com gerência e colegas de trabalho.
2. Grupos: atos públicos ou passeatas
Como forma de protestar ou mesmo reivindicar ações governamentais, muitas vezes, a população vai às ruas em massa. Assim aconteceu com as manifestações que mobilizou milhões de cidadãos atravessando continentes em função do assassinato de George Floyd em 25 de maio de 2020 em Minneapolis (EUA). 
Pergunta-se: 
a) Quanto à natureza, que tipo de grupo essas manifestações caracterizam? (1,0)
- Estas manifestações caraterizadas por grupos informais.
b) Justifique teoricamente sua resposta (1,0)
Esse tipo de grupo consiste numa rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida formalmente, ou seja, surge da interação entre as pessoas, desenvolvendo-se espontaneamente quando as pessoas se reúnem entre si. A informalidade é geralmente mais instável, pois está sujeito a sentimentos pessoais, pois trata-se de natureza subjetiva, ela não possui uma direção certa e obrigatória.
 
3. Equipes: Um outro dispositivo de trabalho
Em sua jornada para chegar ao trabalho em equipe em sua agencia bancária, Maria Albuquerque está propensa a substituir pessoas por equipes e partir definitivamente para uma administração participativa e democrática. Entretanto, considerando que equipes de trabalho não surgem ao acaso e nem melhoram automaticamente sua produtividade.
 Nesse sentido, o que vocês sugerem à Maria Albuquerque no sentido de implementar sua aposta em equipes? (2,0)
Pensando em melhorar em diversos aspectos o funcionamento da agencia e aproveitando a explosão da era digital, Maria Albuquerque pode investir na contratação de profissionais de áreas antes não voltadas para o campo financeiro como: webmasters e designers, mesclando com profissionais já existentes no banco, pois com a maior utilização internet banking, as esferas tecnológicas estão vem se desenvolvendo rapidamente, e com surgimento das redes sociais, esse novo meio de atendimento ficou muito latente e eficaz, havendo cada vez mais a junção de profissionais de ciências humanas e ciências exatas com tarefa de lidar cada vez melhor com o mundo digital. O setor bancário, que sempre esteve à frente das mudanças tecnológicas, está mudando o perfil de suas equipes para o lidar com desafios e a concorrência do mundo digital. Formando uma equipe que decide, se empenha e trabalha em tempo real.
4. Conflitos: Um dispositivo de potência?
Na verdade, a vida das pessoas é uma eterna sucessão de conflitos. Em suas interações, quase sempre as pessoas, grupos e organizações estão envolvidas em alguma forma de conflito. As pessoas precisam de coerência e senso lógico no sentido de atingirem uma situação de harmonia umas com as outras. Como a organização depende de colaboração e cooperação de pessoas que trabalham, os conflitos precisam ser administrados adequadamente. Caso contrário eles afetarão negativamente o comportamento da organização. 
Pensado hoje como potência o conflito quando bem administrado trará benefícios à organização. Assim sendo, desenvolva alguns efeitos positivos (consequências positivas) que o conflito pode produzir no contexto organizacional (2,0)
Como já foi dito, os conflitos possuem seus aspectos positivos, pois gera uma energia nas pessoas quando eles são utilizados na “medida certa”. Discutir os desacordos organizacionais pode ajudar a selecionar as melhores ideias ou decidir qual é a melhor opção, pois quando discutimos sobre determinado problema geramos novas ideias para solucionar e, consequentemente, um melhor rendimento para a organização. O lado positivo dos conflitos nas organizações é que, quando resolvidos geram:
 Compromisso: quando uma parte cede um pouco para que o conflito possa ser resolvido; gerando soluções que satisfaçam os interesses de ambos. É a técnica mais favorável, pois é satisfaz ambas as partes.
Colaboração - busca um resultado que seja benéfico para todas as partes envolvidas.
Solução integrativa do problema: encontro de soluções que atende os interesses de ambas as partes, onde estas estabelecem suas posições. Neste caso os dois lados saem “ganhando”, basta ter informações precisas e flexíveis.
Mobilização de Recursos: promove a busca criativa de soluções, eleva a habilidade das pessoas para o trabalho em equipe e, acima de tudo, estimula a confiança e o relacionamento entre as partes.

Continue navegando