Buscar

neurociencia das emoções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - NEUROCIÊNCIA DAS EMOÇÕES
O ser humano está em constante e crescente transformação, seja através de mudanças corporais, emocionais, culturais e sociais. Entender os fatores que se relacionam com as mudanças no desenvolvimento é fundamental para quem trabalha com a educação. A partir desta afirmação é correto afirmar:
	
	A
	Um deles seria a etapa de vida em que a pessoa se encontra, mostrando que a mesma experiência vivida em diferentes momentos da vida pode ter significados distintos.
	
	B
	A ideia é de entender o ser humano dentro da Psicologia Desenvolvimentista, onde cada comportamento ou atitude pertence exclusivamente a uma fase do desenvolvimento específica.
	
	C
	Outro seria a influência cultural e social, envolvendo padrões culturais e sociais, no entanto sem a influência histórica.
	
	D
	O fator envolvendo as experiências particulares de cada indivíduo não é forte o suficiente para acarretar dificuldades de aprendizagem.
Questão 2/5 - NEUROCIÊNCIA DAS EMOÇÕES
O transtorno Bipolar caracteriza-se por uma oscilação entre humor depressivo e maníaco ou hipomaníaco. A respeito deste transtorno, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas e em seguida marque a alternativa com a sequência correta.
( ) Uma das causas do transtorno bipolar seria uma desordem neuroquímica, ocorrendo uma disfunção na serotonina.
( ) Outro componente bastante potente é a forte tendência genética, envolvendo probabilidade entre 25 a 50% de filhos de um dos pais com diagnóstico de bipolaridade também apresentar a doença.
( ) Nas crises de mania, o núcleo acumbens, sistema de recompensa ligado ao prazer, e o córtex pré-frontal ventromedial, ligados ao comportamento impulsivo, diminuem suas atividades.
( ) Já na fase depressiva, a amígdala, ligada a resposta dada aos estímulos emocionais, é hipoativada, caindo assim e ação do sistema de recompensa.
	
	A
	F-F-F-V
	
	B
	F-F-V-V
	
	C
	V-V-F-V
	
	D
	V-V-F-F
Questão 3/5 - NEUROCIÊNCIA DAS EMOÇÕES
Dentro das Neurociências, a expansão dos estudos sobre a relação entre as emoções e o processo cognitivo vêm crescendo consideravelmente. Na área educacional, as emoções desempenham um papel fundamental para a aprendizagem efetiva. Dentro deste contexto, assinale a alternativa que melhor representa como ocorre este processo.
	
	A
	No processo de ensino e aprendizagem, as emoções são vistas separadamente da cognição, onde um estado não é capaz de alterar o outro.
	
	B
	No processo de ensino e aprendizagem, as emoções e a cognição são interligadas, no entanto uma alteração emocional não pode produzir mudanças significativas à nível da cognição.
	
	C
	No processo de ensino e aprendizagem, as emoções e a cognição são interligadas, interdependentes, em que o cérebro é capaz de se moldar conforme às exigências em que o indivíduo é submetido.
	
	D
	Dentro da conceituação atual, razão e emoção são aspectos distintos.
Questão 4/5 - NEUROCIÊNCIA DAS EMOÇÕES
O estudo da Neuropsicologia aplicada ao desenvolvimento emocional infantil constitui um vasto campo de pesquisa clínica e teórica, no intuito de compreender as relações entre o cérebro e o desenvolvimento emocional na infância. A respeito do Transtorno Desafiador Opositor é correto afirmar:
	
	A
	De acordo com o CID-10 ele se manifesta em crianças jovens e caracteriza-se por um comportamento provocador, perturbador e desobediente, que envolvam delitos ou condutas agressivas ou dissociais graves.
	
	B
	Entre os 2 e 3 anos de idade  é comum a criança controlar o comportamento agressivo, modulando suas emoções e desenvolvendo estratégias efetivas de controle.
	
	C
	Cerca de 10% das crianças diagnosticadas com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) apresentam TOD (transtorno desafiador opositor), enquanto comorbidade do TDAH.
	
	D
	No caso do transtorno desafiador opositor, após os 2 ou 3 anos os sintomas agressivos ainda persistem e tendem a piorar, apresentando uma teimosia exagerada, desobediência e extrema hostilidade, negativismo, resistência em cumprir regras e combinados, além de incomodar as demais pessoas deliberadamente.  
Questão 5/5 - NEUROCIÊNCIA DAS EMOÇÕES
Estudos epidemiológicos apontam para fatos que de a depressão, até mesmo ideações e tentativas de suicídio são mais comuns do que se possa imaginar.
A partir desta premissa, considere (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O mito gerado pelo desejo adulto de que as preocupações infantis são sempre passageiras e amenas, ou que crianças não apresentam sentimentos de culpa intensos por carecerem de responsabilidades importantes é uma grande armadilha.
( ) A depressão encontra-se dentro dos transtornos do humor, sendo na infância caracterizada por estado de humor irritável ou disfórico, prejuízo no desempenho escolar, ansiedade de separação, hiperatividade, comportamento antissocial, alteração no sono e apetite, choro fácil, afirmações negativas sobre si própria, autoagressividade, queixas somáticas, socialização diminuída, perda da energia habitual, sendo estes seus principais sintomas.
( ) A etiologia (causa) é genética apenas, e todas as diretrizes de tratamento apontam para a necessidade de cuidados nos casos de depressão, porém não há necessidade de que sejam precoces.
( ) Conforme visão das Neurociências, a depressão infantil é vista como um mal funcionamento cerebral, ao contrário de uma visão de má vontade psíquica ou até mesmo de uma distorção das crenças a respeito das coisas boas que a vida tem a oferecer.
	
	A
	F-V-V-F
	
	B
	F-F-V-V
	
	C
	V-F-V-F
	
	D
	V-V-F-V

Outros materiais