Buscar

Tipos de Icterícia e suas Causas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ICTERICIAS 
· O nível de bilirrubina é um índice do funcionamento hepático. O aumento de bilirrubina no sangue causa icterícia,coloração amarelada na pele e nas mucosas devido a deposição de pigmentos biliares. Existem 3 tipos de icterícia, e hemolítica,hepática e obstrutiva.
Icterícia hemolitica (pré-hepática)
· Ocorre por destruição massiva de eritrócitos(anemia hemolítica).
· Nesse caso, a bilirrubina livre em excesso diante da liberação massiva de hemoglobina se acumula no sangue pois o fígado não pode processá-la com a mesma velocidade que se produz. A bilirrubina conjugada é excretada no intestino e transformada em urobilinogenio, o qual sendo reabsorvido pelo próprio intestino tem altos níveis de sangue, e portanto também na urina. Assim a icterícia hemolitca se caracteriza por ter altos níveis sanguineos de bilirrubina livre,bem como altos níveis de urobinogenio no sangue,nas fezes e na urina.
-Ex: babesiose e anasplamose em bovinos, ou a malaria em humanos
· Como a bilirrubina livre não pode ser excretada na urina,encontra-se pouca bilirrubina na urina dos animais com esse tipo de icterícia.
· Em uma crise hemolítica pode ocorrer hemossiderose(sobrecarga de pigmentos biliares no fígado) podendo levar a lesão hepática secundaria. Nesse caso,diminui a excreção de urobinogenio via biliar,devido a lesão hepato-celular,aumentando teor de urobinogenio na urina.
Icterícia hepática
· Ocorre por lesão hepática(exemplo:hepatite,leptospirose,intoxicação com tetracloretode carbono). A bilirrubina livre produzida normalmente pelo catabolismo da hemoglobina,se acumula no sangue devido a que o figado lesado não a processa com rapidez. E também os hepatocitos inflamados causam obstrução dos canalículos biliares, impedindo que a bilirrubina que esta sendo conjugada consiga sair pela bile,obrigando-a extravasar-se na circulação,havendo portanto aumento anormal da bilirrubina conjugada no sangue. A pouca bilirrubina conjugada que consegue sair pela bile é processada a urobilinogenio no intestino e imediatamente reabsorvido.Porem este urobilinogenio não pode ser excretado pela bile,devido a lesão hepática e deve,portanto,excretar-sepela urina.
· Assim na icterícia hepática encontra-se aumento nos níveis sanguineos de bilirrubina total(conjugada e livre),bem como aumento dos níveis de urobinogenio e de bilirrubina na urina.
Icterícia obstrutiva(extre-hepática)
· Ocorre por obstrução dos ductos biliares (exemplo : nos processos inflamatórios causados nos canalículos biliares pela Fasciola hepática nos ruminantes,também em caso de tumores,cálculos biliares e pancreatite extensiva).
· Nesse caso a bilirrubina conjugada produzida normalmente não consegue sair pela bile e assim se acumula no sangue. Assim não se produz urobilinogenio(fezes pálidas), e se encontra aumento da bilirrubina conjugada tanto no sangue como na urina.
· Este tipo de icterícia é o que produz os mais altos níveis de bilirrubina conjugada no plasma e na urina.
Referencias: bioquimica a clinica veterinária UFRGS

Outros materiais