Buscar

Folder Adulto e Idoso


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Obesidade
 
 A obesidade é uma condição na qual o paciente possui excesso de gordura corporal. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que em 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos possuam sobrepeso e 700 milhões sejam obesos, fazendo com que a obesidade seja considerada caso de saúde pública. A obesidade pode ser considerada uma epidemia global, já que cada vez mais as pessoas estão deixando a alimentação saudável de lado para consumir fast foods, comidas congeladas, doces e refrigerantes; isso sem falar da ociosidade e falta de exercícios físicos.
 
 
 
 
O diagnóstico da obesidade 
 
É feito por meio do cálculo de IMC (índice de massa corporal). Pacientes com IMC acima de 30 kg/m2 são considerados obesos. O cálculo é feito da seguinte maneira: divide-se o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. A obesidade pode ser classificada em três tipos: 
Causas
As causas da obesidade estão relacionadas a má alimentação Associada ao sedentarismo, porém a patologia também pode estar ligada a questões como: 
· insônia
· Fatores genéticos
· Psicológicos
· orgânicos
· Desequilíbrios hormonais;
· Hereditariedade 
· Disfunções relacionadas a glândulas.
Doenças relacionadas a obesidade
Hipertensão – Os indivíduos que sofrem de obesidade possuem maiores chances de terem seus vasos sanguíneos comprimidos em razão principalmente do consumo excessivo de alimentos que fazem mal à saúde.
Diabetes do tipo 2: Apesar de diabetes ser, em muitos casos, causada por fatores genéticos, a doença também afeta mais facilmente as pessoas que estão acima do peso. Isso acontece porque o excesso de peso causa uma resistência do organismo à insulina, que é o hormônio responsável pela regulação dos níveis de glicose. Sem que haja essa regulação, as chances de desenvolver a diabetes do tipo 2 crescem consideravelmente.
 Colesterol elevado: É uma das principais causas de ataques cardíacos. O tipo de colesterol que está envolvido no aumento deste risco é o LDL. Quando seus níveis aumentam, o risco de doenças coronarianas sobe 20%. E, novamente, perder peso ajuda a jogar estes níveis de LDL para baixo. 
Câncer: Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver inúmeros tipos de câncer em 50%. Mulheres obesas, por exemplo, têm risco aumentado de câncer de endométrio.
 
Dor lombar: A obesidade é um dos fatores que mais contribuem para dores lombares e articulares. O peso excessivo pode causar lesões nas partes mais vulneráveis da coluna, que carregam o peso corporal. Quando essas partes precisam sustentar o peso excessivo, as chances de ter uma lesão espinhal ou dano estrutural aumentam. Estar acima do peso também aumenta o risco de desenvolver osteoporose, dor lombar, artrite e osteoartrose. 
Depressão: Portadores de obesidade possuem uma tendência mais elevada de desenvolverem um quadro depressivo em função de sua autoestima baixa que os torna inseguros em relação ao próprio corpo e atrapalham as relações sociais e pessoais. 
Trombose- A obesidade aumenta e altera os níveis dos fatores que afetam a coagulação do sangue, Indivíduos obesos têm quase duas vezes mais riscos de trombose venosa profunda(TVP) e Tromboembolismo pulmonar(TEP).
 
Doenças cardiovasculares- O acúmulo de gordura no órgão aumenta o risco do entupimento de veias e artérias, o que pode gerar um infarto. Já a glicemia elevada (por causa do diabetes ou síndrome metabólica, comuns em obesos) pode causar rigidez do músculo cardíaco e prejudicar seu desempenho adequado. 
 
Obesidade Infantil
 Está associa a uma combinação de fatores de exposição das crianças a um 
. Segundo a OMS , o aumento da obesidade infantil decorre da alteração na disponibilidade e tipo de alimento consumido, associado a um declínio na atividade física da criança, que resultam em desequilíbrio energético. Como consequência desse aumento, são observadas repercussões importantes, como o desenvolvimento precoce de doenças crônicas como resistência à insulina, diabetes,hipertensão, doenças cardiovasculares; distúrbios psicológicos e obesidade na vida adulta.
Alimentação saudável 
 Uma alimentação Saudável pode ser uma grande aliada na conquista de mais qualidade de vida, saúde e bem-estar. O consumo diário de alimentos saudáveis e a prática de exercícios físicos regulares evita uma série de doenças cronicas caudadas pela obesidade.
 
“O melhor medicamento para o nosso corpo é uma alimentação saudável. “
Cuidados de Enfermagem a Saúde 
do Adulto e do Idoso I
Professora:Ione Andrade Loureiro 
Acadêmicos: 
Maiara Rocha
Milena Bastos
Paula Aguiar 
Stephany Oliveira 
Thais Chagas Campos
Vinícius Oliveira
Rua Professor José de Souza Herdy ,1160
Jardim 25 de Agosto ,Duque de caxias -RJ
Tel:(21)2507-1202/3279-4040
Obesidade e Alimentação saudável