Buscar

A Pedagogia Nova era movimento renovador e construtivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“A Pedagogia Nova era movimento renovador e construtivo; pelo menos assim o era em suas intenções, em suas aplicações pedagógicas, em sua decidida vontade de reformar a educação brasileira. [...] Fernando de Azevedo disse que: ‘A reforma (da Escola Nova), impregnada do espirito contemporâneo, não só fundou a escola na realidade social, variável e complexa, fazendo passar sobre ela um largo sopro de renovação social, como também a reorganizou em bases científicas e de maneira a servir eficazmente à vulgarização do espírito e dos métodos científicos’”
TOBIAS, José Antônio. História da educação brasileira. São Paulo: Ibrasa, 1986. p. 272.
Sobre o movimento escolanovista no Brasil e os estudos do currículo, assinale a alternativa correta:
Grupo de escolhas da pergunta 
Os estudos sobre o currículo ficaram restritos aos anos de 1930 e 1940, quando, liderados por Anísio Teixeira, os pesquisadores desenvolveram inúmeros trabalhos. 
O movimento da Escola Nova, nascido na década de 1970 e sob influência americana, introduziu no país vários trabalhos desenvolvidos no campo do currículo. 
O movimento escolanovista no Brasil teve a participação de importantes educadores como Anísio Teixeira e foi responsável pelo nascimento do campo do currículo. 
É da década de 1980, sob influência da Escola nova, que nasce o pensamento crítico sobre o currículo. 
John Dewey e Anísio Teixeira participaram da renovação do currículo no Brasil quando desenvolveram suas pesquisas no Rio de Janeiro.