Buscar

Discentes de pré-clínica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seminário interdisciplinar: perguntas discentes.
· Pré-clínica:
01. A restauração dentaria é um procedimento odontológico que permite a reparação do dente depois de ter sofrido alguma lesão. Durante o exame o Dr. Sirus observou que a paciente apresentava restaurações de diferentes materiais nos dentes 35, 11, 21 e 26. De acordo com isso, marque V ou F para as afirmativas sobre materiais restauradores. 
(F) A amálgama é uma liga metálica, que tem como base o mercúrio, elemento responsável pela adesão do material restaurador quando entra em contato com o dente. 
(V) O hidróxido de cálcio pode ser utilizado como um material forrador, porém, seu tempo de presa é prologado. 
(V) Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) possui diversas propriedades biologicamente favoráveis, como: biocompatibilidade, ação anticariogênica e aderência à estrutura dental.
(V) A resina composta é constituída por uma matriz orgânica, matriz inorgânica e um agente de união (Silano).
02. A cárie é classificada como uma doença multifatorial e que atinge milhares de pessoas todos os anos ao redor do mundo. De acordo com o exame clinico feito por Dr. Sirus a paciente apresentava dor ao ingerir alimentos gelados e presença de mancha escura e acastanhada em duas de suas restaurações. Sabendo que o possível diagnostico para o sintomas e sinais da paciente seja a presença de cárie em seus dentes, marque a alternativa correta sobre características das lesões cariosas. 
I. O tratamento da carie compreende a remoção de placa, remoção da dentina cariada e selamento das cavidades com material provisório e remoção de outros fatores acumuladores de placa. 
II. O diagnóstico de lesões de cárie ativas ocorre pela inspeção visual com secagem e acompanhada de uma sondagem exploradora mais vigorosa. 
III. A cárie dentária é uma doença resultante do desequilíbrio Des-Re, quando o processo de desmineralização é maior que o de remineralização. 
IV. A dentina infectada por cárie deve ser removida por completo pois não possui capacidade de remineralização, diferentemente da dentina afetada. 
Itens: 
a) Apenas I. 
b) I, III e IV. (CORRETA)
c) II e III. 
d) Todas estão corretas. 
Alana Galdino Nunes.

Continue navegando