Buscar

Taquipneia Transitoria do RN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Taquipneia Transitória do RN
Distúrbios do Trato Respiratório:
Os distúrbios respiratórios são a causa mais frequente de internação nas unidades de cuidados intensivos neonatais para crianças a termo e pré- - termo. Os sinais e sintomas de desconforto respiratório incluem cianose, gemência, batimento de asa nasal, retrações, taquipneia, redução do murmúrio vesicular com ou sem respiração ruidosa e/ou roncos e palidez. Uma ampla variedade de lesões patológicas pode ser responsável pelos distúrbios respiratórios, incluindo os pulmonares, vias aéreas, cardiovasculares, sistema nervoso central e outros transtornos.
Ocasionalmente pode ser difícil distinguir as etiologias respiratórias das não respiratórias baseando-se apenas nos sinais clínicos. Os sinais de desconforto respiratório são indicação para um exame físico e uma avaliação diagnóstica, incluindo gasometria sanguínea ou determinação da oximetria de pulso e radiografia torácica. A terapia oportuna e adequada é essencial para melhorar os resultados.
Taquipneia Transitória do Recém Nascido:
A taquipneia transitória é mais comum após o parto por cesariana a termo. Esse processo é caracterizado pelo início precoce da taquipneia, algumas vezes com retrações, ou gemência expiratória e, ocasionalmente, cianose responsiva à suplementação mínima de oxigênio (<40%). A maioria das crianças se recupera de forma rápida, normalmente dentro de 3 dias. A ausculta respiratória geralmente é limpa, sem crepitações ou sibilos, e a radiografia torácica demonstra vasculatura pulmonar, líquido nas cisuras interlobares, hiperaeração, retificação diafragmática e, raramente, pequenas efusões pleurais. Hipercapnia e acidose não são processos comuns. 
A diferenciação da taquipneia transitória da síndrome do desconforto respiratório e de outros distúrbios respiratórios (p. ex., pneumonia) pode ser difícil, considerando que a taquipneia transitória frequentemente é um diagnóstico de exclusão; as características distintas da taquipneia transitória são a recuperação rápida da criança e a ausência de achados radiográficos compatíveis com SDR (hipoaeração, padrão reticulogranular difuso, broncogramas aéreos) ou outros distúrbios pulmonares. 
A síndrome ocorre secundariamente à absorção lenta do líquido pulmonar fetal, resultando na redução da complacência pulmonar e do volume corrente e no aumento do espaço morto. Nos casos graves, o líquido pulmonar fetal retido interfere com a queda normal da RVP no período pós-natal, resultando em hipertensão pulmonar persistente; uma deficiência leve de surfactante pulmonar pode estar presente. 
O tratamento é de suporte. Não há evidências comprovando melhora com o uso da furosemida oral ou da epinefrina racêmica nesse distúrbio. Um estudo demonstrou eficácia de salbutamol inalado na melhora da taquipneia transitória do recém-nascido.
Morbidade respiratória grave e mortalidade foram relatadas em crianças nascidas de parto cesáreo eletivo antes do termo completo (crianças pré termo tardio) que inicialmente se apresentam com sinais e sintomas de taquipneia transitória. Essas crianças demonstram com frequência hipoxemia refratária como resultado de hipertensão pulmonar e exigem o suporte de oxigenação por membrana extracorpórea. O termo “taquipneia transitória maligna do recém-nascido” tem sido usado para descrever essa condição. A abordagem inicial dessas crianças é semelhante a abordagem de crianças com SDR, com a adição de uma maior preocupação com desenvolvimento de hipertensão pulmonar.

Outros materiais