Buscar

TEORIA E PRATICA DO CURRICULO2

Prévia do material em texto

1.
	O portfólio consiste numa forma de organizar o trabalho pedagógico por meio de processos de documentação e reflexão, com relação a questões referentes às ações que englobam o ensino e a aprendizagem na escola. O termo portfólio remete a uma coleção especial dos melhores trabalhos, selecionados e organizados pelos alunos, sobre suas aprendizagens. Sobre as características do portfólio com relação aos processos avaliativos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O uso do portfólio como recurso de avaliação promove o desenvolvimento de habilidades como a reflexão, a autoavaliação e a análise crítica, associando o currículo às práticas pedagógicas.
PORQUE
II- Esse instrumento consiste numa compilação de trabalhos de alunos que são cuidadosamente organizados para, posteriormente, servir de material de consulta para as provas da disciplina.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	2.
	O termo transdisciplinaridade foi criado em 1970 por Piaget. Para ele, essa era uma forma de trabalhar as disciplinas de forma conjunta e universal, com um enfoque menos compartimentalizado. A transdisciplinaridade é a etapa superior de integração. Trata-se da construção de um sistema total, sem fronteiras sólidas entre as disciplinas. Sobre a transdisciplinaridade, analise as sentenças a seguir:
I- Preocupa-se em ensinar a contextualizar, concretizar e globalizar o conhecimento.
II- Acredita na linearidade e na hierarquização do conhecimento.
III- Reavalia o papel da intuição, da imaginação, da sensibilidade e do corpo na transmissão dos conhecimentos.
IV- Propõe simultaneamente um conjunto de matérias ou disciplinas sem que apareçam explicitamente as relações que podem existir entre elas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	O conhecimento, para Young (2007), assume uma particularidade quando reconhecido como conhecimento curricular ou escolar. O estudioso o denomina de "conhecimento poderoso", quando o conhecimento tem o poder de originar uma nova forma de pensar sobre o mundo. Assim, além da escola desenvolver nos alunos habilidades como leitura, escrita e cálculos, deve também trabalhar o conhecimento poderoso. Sobre o significado de conhecimento poderoso para Young e seu reconhecimento na escola. analise as sentenças a seguir:
I- Necessidade de professores com conhecimento especializado para que consiga capacitar as pessoas e administrar os conceitos.
II- No decorrer do processo de aprendizagem do conhecimento poderoso, professores e alunos estabelecem relações respeitando suas distintas posições hierárquicas.
III- O conhecimento poderoso independe das situações cotidianas, expresso pelas ciências transmitidas na escola.
IV- Os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula partem da escolha e do conhecimento prévio dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, 2007.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	A cultura é um tema central dos fenômenos sociais contemporâneos não podendo ser mais compreendida como mero reflexo de relações econômicas, passando a representar um processo social constitutivo, capaz de criar modos de vida distintos e específicos. O currículo é um campo que tenta impor uma definição particular de cultura de um determinado grupo, assim como também o conteúdo dessa cultura. Quanto a esta forma de conceber o currículo, analise as sentenças a seguir:
I- A eleição de uma só cultura no currículo é muito profícua e permite que escutemos uma só voz, não atrapalhando nossa forma de olhar e compreender o conhecimento.
II- O tratamento do currículo com relação às diferentes culturas deve ser de neutralidade e de respeito ao conhecimento hegemônico.
III- O currículo tradicional privilegia determinadas culturas e marginaliza outras.
IV- A pluralidade cultural pode propiciar o enriquecimento e a renovação de possibilidades na escola.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	5.
	O termo cultura compreende um conjunto de práticas e significados que são compartilhados em grupo, com diferentes concepções de vida social. O currículo assim como a cultura, possui os significados construídos, disputados, rejeitados, contestados e ainda compartilhados.
Sobre as características do currículo e da cultura na perspectiva pós-crítica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Entende a cultura como forma mediadora e produtora de subjetividades e discursos, se ocupa de estudos sobre a subjetividade dos alunos, sendo construída pelos diferentes textos pedagógicos.
PORQUE
II- A subjetividade e as experiências vivenciadas pelos alunos são questionadas como práticas sociais e de formação cultural, que incorporam preceitos da dominação de classes e a lógica do capital.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	6.
	Com as transformações ocorridas no currículo ao longo do tempo, houve também um grande avanço nas concepções de avaliação e, consequentemente, nos instrumentos avaliativos. O portfólio é um instrumento avaliativo que vem sendo adotado em vários níveis de educação. Referente às características avaliativas do portfólio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É um instrumento destinado ao ato de colecionar objetos e trabalhos realizados pelos estudantes em sala.
	 b)
	Permite o desenvolvimento de habilidades crítico-reflexivas, no qual o estudante pode se autoavaliar.
	 c)
	Integra os alunos no ato da socialização dos trabalhos desenvolvidos em sala.
	 d)
	Desperta a curiosidade sobre os diversos temas estudados durante o ano.
	7.
	A diversidade convive paradoxalmente com as fortes tendências de homogeneização cultural. Ainda que se tornem mais visíveis as manifestações e as expressões culturais de grupos dominados, podemos observar o predomínio de formas culturais produzidas e veiculadas pelos meios de comunicação de massa. No entanto, os movimentos, seja em direção à homogeneização, seja em direção à diversificação, não se processam sem lutas. O currículo é um lugar de lutas e uma forma institucionalizada de transmitir cultura a uma sociedade. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os conhecimentos eruditos bastam para que se efetive o reconhecimento da diversidade cultural.
II- Determinados grupos necessitam de apenas um posicionamento no currículo, como é o caso dos negros no episódio da escravidão e dos índios no período da colonização. Nos demais episódios sociais, os grupos citados não tiveram representatividade ou importância legítima.
III- O currículo deve ser tratado como um espaço de cruzamento de culturas e saberes.
IV- A luta pela superação do racismo, assim como a luta pela igualdade de gênero e o conhecimento produzidopela juventude não precisam estar incorporados no currículo, devendo ser tratado por instituições não formais de educação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	O movimento que difundiu os estudos sobre a interdisciplinaridade surgiu na Europa, com maior intensidade na França e Itália. Nesses países, na metade dos anos de 1960, aconteceu movimentos estudantis que reivindicavam novos estatutos de universidade e escola, desencadeando o rompimento com uma educação fragmentada. Sobre o conceito de interdisciplinaridade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Consiste na interação entre duas ou mais disciplinas, incluindo a simples comunicação de ideias até a integração dos conceitos, teoria do conhecimento, metodologia e dados de pesquisa.
	 b)
	São relações significativas que ocorrem entre as diferentes disciplinas, usadas como referências para a elaboração de diferentes saberes na composição dos diversos temas estudados.
	 c)
	Estabelece uma interação mais complexa com a extinção da divisão das disciplinas, ocorrendo várias relações que se integram, promovendo diferentes conexões e atividades colaborativas.
	 d)
	Seria o primeiro nível de integração entre as disciplinas em torno de um tema comum, isento de cooperação entre as disciplinas envolvidas, considerando somente uma breve discussão sobre o assunto.
	9.
	O mapa conceitual é um dos instrumentos de avaliação que busca a promoção de uma aprendizagem comprometida com o desenvolvimento do sujeito. Essa abordagem está associada à Teoria Construtivista, em que os conceitos são apresentados com o uso dos instrumentos de facilitação à aprendizagem. Sobre o mapa conceitual, analise as sentenças a seguir:
I- São diagramas cartesianos que indicam conceitos estanques que não se relacionam.
II- Tem seus fundamentos na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel.
III- São bidimensionais.
IV- Procuram refletir a estrutura ou a organização conceitual de uma disciplina ou conteúdo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	Kant diferencia cultura de civilidade, sendo que a cultura não decorre da civilidade ou como o resultado do aperfeiçoamento da civilização, porém a civilidade representava a substituição da espontaneidade pela contenção dos afetos. Entretanto, o termo cultura era entendido como um conjunto de produções e representações da ordem dos saberes, da sensibilidade e do espírito. A posição tradicional de cultura, cujas bases pertencem ao modelo kantiano forneceu uma única visão para o currículo. Sobre a consequência desta posição, analise as sentenças a seguir:
I- A abertura para um currículo multicultural.
II- A forma monocultural de cultura, inerte e estática, que deveria ser transmitida às futuras gerações como sendo algo singular e homogêneo.
III- A imposição, pela via educacional, de um padrão cultural único, que era ao mesmo tempo branco, machista, de forte conotação judaico-cristã, eurocêntrico e, de preferência germânico.
IV- Definiu uma única possibilidade para o conceito de religião, masculino, feminino, branco e negro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina