A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário Recursos humanos

Pré-visualização | Página 1 de 2

42016 . 7 - Recursos Humanos - 20211.B
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
10/10
Assignment Content
Assignment Content
1. Pergunta 1
/1
Leia o texto a seguir.
“Durante muito tempo, a gestão de pessoas constituiu um gueto dentro das organizações. Inicialmente, como departamento de pessoal, era responsável pelos registros trabalhistas e por outras atividades burocráticas. Depois, como departamento de recursos humanos, incorporou funções de treinamento, desenvolvimento, remuneração, gestão de desempenho, entre outras”.
WOOD, T. J.; TONELLI, M. J.; COOKE, B. Recursos Humanos: para onde vai a gestão de pessoas? GV Executivo, v. 11, n.º 2, jul./dez. 2012, p. 122.
No texto, os autores fazem uma breve retrospectiva da evolução da área de recursos humanos dentro das organizações, citam a mudança de papel no qual RH, inicialmente, atuava como departamento de pessoal e depois mudou para departamento de recursos humanos. A partir da visão dos autores e com base nos conteúdos trabalhados nessa unidade, é fato que:
I. Essa mudança tem como principal motivo o contexto da Era do Conhecimento que promoveu um olhar mais distintivo para o papel das pessoas nas organizações.
II. Passar de departamento de pessoal para departamento de recursos humanos significa que fazer gestão de pessoas transcende ter os registros dos colaboradores e outras questões meramente burocráticas.
III. A Revolução Industrial teve um papel determinante nessa mudança, uma vez que os trabalhadores desse período precisavam ter desenvolvimento de suas competências.
IV. Na mudança do paradigma industrial para o do conhecimento, o RH passa a se organizar em subsistemas para aprimorar a gestão de pessoas.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II, III e IV.
2. 
I, II e III.
3. 
I, III e IV.
4. 
I, II e IV.
Resposta correta
5. 
I e IV.
2. Pergunta 2
/1
Leia o trecho a seguir.
“[…] preparar os colaboradores para a execução imediata das inúmeras tarefas características da organização por meio da transmissão de informações e do desenvolvimento de habilidades.[…] dar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não somente em seus cargos atuais, como também para as outras funções para as quais o indivíduo pode ser considerado.”
CARVALHO, A. V. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira, 2004, p. 47.
A partir da análise do trecho, podemos afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
os parágrafos se relacionam a treinamento e desenvolvimento, respectivamente.
Resposta correta
2. 
os parágrafos se relacionam a desenvolvimento individual e treinamento, respectivamente.
3. 
os parágrafos se relacionam a desenvolvimento organizacional e desenvolvimento individual, respectivamente.
4. 
os parágrafos se relacionam a treinamento e desenvolvimento organizacional, respectivamente.
5. 
os parágrafos se relacionam a desenvolvimento organizacional e treinamento, respectivamente.
3. Pergunta 3
/1
Leia o trecho a seguir.
“No passado, as fontes de vantagem competitiva eram o trabalho e os recursos naturais. Agora, e no próximo século, a chave para construir a riqueza das nações é o conhecimento”.
Fonte: DRUCKER, P. Sociedade Pós-Capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993, p. 183.
De acordo com a citação apresentada e levando em consideração o conteúdo estudado nesta unidade sobre a Era Industrial e a Era do Conhecimento, frase de Drucker nos remete ao:
Ocultar opções de resposta 
1. 
capital social.
2. 
capital intelectual.
Resposta correta
3. 
capital natural.
4. 
capital cultural.
5. 
capital financeiro.
4. Pergunta 4
/1
Leia o texto a seguir.
“Para autores como Pucik, Thichy e Barnett (1992), Prahalad e Hamel (1990) e Bartlett e Ghoshal (1987), na medida em que fontes tradicionais de vantagem competitiva, tais como tecnologia e mão de obra barata, não mais se revelam suficientes para proverem uma posição competitiva sustentável, os indivíduos e suas competências passam a ser enfatizados como elementos centrais de diferenciação estratégica”.
Fonte: SANT'ANNA, MORAES, & KILIMNIK. Competências individuais, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: um estudo de diagnóstico. 2005, p. 3.
A partir da leitura do fragmento e conectando com o que vimos no tópico Gestão por competências, quando nos referimos às competências dos indivíduos como diferencial estratégico, falamos de:
Mostrar opções de resposta 
5. Pergunta 5
/1
Leia o texto a seguir.
“O resultado de uma organização aumenta à medida que todos os subsistemas estejam perfeitamente articulados e sintonizados entre si, cada um influenciando positivamente os demais para gerar sinergia”.
Fonte: CHIAVENATO, I. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos. São Paulo: Manole, 2016, p. 5.
No trecho apresentado, Chiavenato está se referindo aos cinco subsistemas de RH que são:
Ocultar opções de resposta 
1. 
provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração.
Resposta correta
2. 
provisão, aproveitamento, atração e benefícios.
3. 
aplicação, fornecimento, incremento e seleção.
4. 
aplicação, treinamento, atração e banco de dados.
5. 
provisão, desenvolvimento organizacional, recrutamento e seleção.
6. Pergunta 6
/1
Leia o texto a seguir.
“A área de Recursos Humanos estratégica deve compatibilizar um modelo de gestão capaz de combinar a formação e o desenvolvimento de pessoas, implementar ações que minimizem os impactos das mudanças na organização e nas pessoas, promover um ambiente propício ao alinhamento da missão e o atingimento do objetivo estabelecido”.
BRANCO, V. R. C. Aprendizagem Organizacional: da pedagogia à gestão estratégica de recursos humanos. Águas de São Pedro: Livro Novo, 2011, p.105. 
Conforme visto nesta unidade, e ressaltado pelo trecho de Branco, existe um subsistema que é responsável por analisar cenários internos e externos e cuidar da saúde organizacional. Assim, estamos falando do:
Ocultar opções de resposta 
1. 
subsistema de Aplicação e área de planejamento e alocação de recursos.
2. 
subsistema Monitoração de recursos humanos e área de auditoria de recursos humanos.
3. 
subsistema de Manutenção de recursos humanos e área de benefícios sociais.
4. 
subsistema de Provisão e área de pesquisa de mercado de trabalho.
5. 
subsistema Desenvolvimento e área de Desenvolvimento Organizacional.
Resposta correta
7. Pergunta 7
/1
Nesta unidade, tratamos do subsistema de RH relacionado a Aplicação, que tem como função analisar e definir quais são os cargos e salários da organização, fazer o planejamento e alocação dos colaboradores nas funções, bem como definir os planos de carreira. As empresas constroem os planos de carreira com base nas avaliações de desempenho dos colaboradores, sendo assim, analise as afirmativas a seguir: 
I. As empresas valorizam as capacidades, conhecimentos e talentos do profissional, o que gera motivação e engajamento dos colaboradores.
II. As empresas dinamizam a produtividade porque as entregas, estipuladas nas metas, fazem parte da avaliação de desempenho dos colaboradores, que querem ser bem avaliados.
III. As empresas determinam para os colaboradores as metas já desenhando os planos de carreira com vistas ao longo prazo.
IV. Por meio da Avaliação de Desempenho, é possível acompanhar o desenvolvimento individual, até mesmo o andamento do trabalho em equipe.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III.
2. 
I, II e IV.
Resposta correta
3. 
III e IV.
4. 
I, III e IV.
5. 
I, II e III.
8. Pergunta 8
/1
Leia o texto a seguir.
“Para sustentar a estratégia organizacional, as empresas têm trabalhado muito seriamente nos processos de recrutamento e seleção, com vistas a diminuir cada vez mais a incidência de contratações insipientes, sem critérios profissionais e que invariavelmente alimentam os índices de rotatividade empresarial”.
FIDELIS, G. J.; BANOV, M. R. Gestão de Recursos Humanos: tradicional e estratégica. São Paulo: Érica, 2006, pg 81
Como vimos nessa unidade, o subsistema Provisão de Recursos Humanos trata do tema de recrutamento e seleção e, no trecho acima,