Buscar

AD1 de Informatica 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Marlon Fernandes de Sousa
Matricula: 20112140065
Polo: Mesquita 
Mobile Learning: A tecnologia móvel na Educação
Você já parou para pensar que a cada ano novas tecnologias educacionais facilitam o aprendizado, já que temos a informação nas palmas das mãos através de celulares e tabletes, tudo numa simples busca. Mas nem sempre foi assim, antes disso o acesso ao conhecimento enfrentava um conjunto de fatores como o tempo e o espaço, que começou a ser superado em 1988 quando o Laboratório Nacional de Computação Cientifica que fica localizado no Rio de Janeiro se conecta com a Bitnet1 Rede remota, para fins educacionais, que interliga computadores em milhares de universidades nos Estados Unidos, Europa e Japão. , a partir daí outras concessões acontecem, principalmente nos setores acadêmicos, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
No processo do desenvolvimento tecnológico na educação o ano de 1989 se torna um ponto importante com a criação da Rede Nacional de Pesquisa que coordenava a disponibilidade dos serviços de acesso à internet no Brasil.
Com o crescimento da internet no Brasil cresce também as possibilidades na área de educação que permite a exploração do conhecimento tanto para o docente como para o discente, principalmente nos dias atuais.
O que é e como funciona o Mobile Learning?
O Mobile Learning de acordo com a definição de Mülbert e Pereira (2011), mobile learning ou m-learning “é o conceito que representa a aprendizagem entregue ou suportada por meio de dispositivos de mão tais como PDAs (Personal Digital Assistant), smartphones, iPods, tablets e outros pequenos dispositivos digitais que carregam ou manipulam informações”. Em outras palavras é um ambiente que os professores e alunos possam criar ambientes de estudo não presenciais ou a distância utilizando objetos que tenham acesso à internet como laptop, celulares ou tabletes, em outras palavras poder ler e aprender em qualquer lugar momento utilizando tecnologia móvel no cotidiano escolar.
Dentro da rotina cotidiana atual entre aluno e o professor a utilização de dispositivos móveis se tornou um elemento de importância eficaz já que
permite uma comunicação muito mais rápida que seu antecessor, o e-learning2 Modalidade de educação através da qual se faz necessário o uso de um ambiente virtual de aprendizagem . 
O aluno pode ter acesso em qualquer lugar o que é uma vantagem no m-learning somado a interatividades e a um conjunto de materiais mais dinâmicos que ajudam melhor a compreensão das matérias. “Se o computador ainda é um objeto restrito, o celular está presente em boa parte das escolas, nas mochilas dos alunos de diferentes classes sociais.” (MERIJE, 2012, p.81). 
Dentro do contexto da aprendizagem móvel um objeto se destaca dos demais, o celular, nem um outro se identifica melhor no m-learning sua facilidade no manuseio, facilidade de conexão, recursos variados de editores de texto e imagem. “Através da convergência tecnológica, que permitiu agregar sistemas de informática, comunicação e computação, o telefone celular se transformou em uma central multimídia computadorizada” (ANTONIO, 2010). 
O celular sem sombra de dúvidas é um facilitador de aprendizagem desde de que utilizado de forma correta.
 
Considerações finais 
Com a chegada da internet e a evolução de novas tecnologias o ensino pode alcançar etapas que possibilitam o surgimento do m-leaning que por sua vez facilitou em muito o ensino a distância proporcionando flexibilidade de tempo e espaço na educação.
Referência 
SENA, Dianne; BURGOS, Taciana. O computador e o telefone celular no processo ensino-aprendizagem da educação física escolar. In: 3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Pernambuco. Anais Simpósio Hipertexto. Disponível em:https://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Dianne-Sena-Taciana-Burgos.pdf . Acesso em: 02 mar.2020. 
FONSECA, A. Aprendizagem, mobilidade e convergência: Mobile Learning com Celulares e Smartphones. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Artigos Seção Livre, n. 2, p. 163-181, jun. 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emd/article/view/32882/25612>. Acesso em: 02mar.2020
MÜLBERT, A. L.; PEREIRA, A. T. C. Um panorama da pesquisa sobre aprendizagem móvel (mlearning). In: Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2011, Florianópolis. Anais do V Simpósio Nacional da ABCiber. Disponível em:http://abciber.org.br/simposio2011/anais/Trabalhos/artigos/Eixo 1/7.E1/80.pdf . Acesso em 02 mar. 2020.

Outros materiais