Buscar

Questões farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANTIULCEROSOS
Questão 1) A produção da secreção gástrica é um processo complexo que envolve várias substâncias endógenas, dentre elas a histamina que vai atuar em seus receptores presentes nas células parietais e realizar a sua ação. Baseado em seus conhecimentos sobre os antagonistas de receptores H2 de histamina, marque a alternativa correta:
a) A histamina vai estimular os receptores H1 das células parietais estimulando a secreção ácida gástrica.
b) Os medicamentos anti-histamínicos antagonistas de receptores H2 são pró-fármacos que serão ativados apenas sob a forma de ácido sulfênico.
c) Os principais representantes dos antagonistas de receptores H2 de histamina são Cimetidina e Ranitidina.
d) Os medicamentos anti-histamínicos antagonistas de receptor H2 são seguros para utilização em gestantes e lactantes porque não atravessam a placenta e não são excretados no leite materno.
e) Os medicamentos anti-histamínicos antagonistas de receptor H2 não são bem absorvidos por via oral na presença de alimentos, por isso devem ser administrados em jejum.
Letra C. Comentário: Os anti-histamínicos H2  inibem competitivamente a ligação da histamina aos receptores H2 de histamina localizados na membrana das células parietais gástricas, reduzindo a secreção ácida gástrica basal. Os principais representantes dessa classe são a Cimetidina e a Ranitidina. Eles possuem o poder de atravessar a barreira placentária e são contraindicados na gestação. Diferente dos inibidores da bomba de prótons, os antagonistas H2 não precisam ser tomados em jejum.
Questão 2) As úlceras gástricas são um problema do trato digestivo muito incômodo e pode ser causado por vários problemas. Sobre os fármacos inibidores das bombas de prótons marque a alternativa correta:
a) Os inibidores das bombas de prótons são ácidos fracos ativados em ambiente básico.
b)  Os inibidores das bombas de prótons são bases fracas ativadas em ambiente básico.
c)  Os inibidores das bombas de prótons são ácidos fracos ativados em ambiente ácido.
d)  Os inibidores das bombas de prótons são bases fracas ativadas em ambiente ácido.
e)  Os inibidores das bombas de prótons são bases fracas ativadas em ambiente neutro.
Letra D. Comentário: Os IBPs são bases fracas que precisam do ambiente ácido (estômago) para serem ativadas.
Questão 3) Os antiácidos são substâncias que atuam neutralizando o ácido gástrico, elevando o pH e diminuindo o desconforto intestinal. Sobre esses medicamentos marque a alternativa incorreta:
a) A presença do íon alumínio na fórmula pode causar constipação.
b) A presença do íon magnésio na fórmula pode causar diarreia.
c) A presença do bicarbonato de sódio na fórmula pode causar alcalose.
d) A presença do íon alumínio na fórmula relaxa o músculo liso.
e) A presença do íon magnésio na fórmula relaxa o músculo liso.
Letra E. O íon magnésio aumenta a contração do músculo liso e com isso, pode causar diarreia. Já o íon alumínio relaxa a musculatura lisa e pode causar constipação. Apenas quantidades muito altas de bicarbonato de sódio podem causar alcalose, a quantidade que contém nos antiácidos não é suficiente.
LAXATIVOS
Questão 4) A constipação pode ser caracterizada pela eliminação de fezes endurecidas, sensação de esvaziamento retal incompleto, frequência evacuatória menor que 3 vezes por semana e também dor e/ou esforço evacuatório. Sobre os medicamentos utilizados para aumentar a motilidade intestinal, marque a alternativa correta:
a) O Bisacodil aumenta a motilidade intestinal por irritação e/ou estímulos dos plexos dos nervos intramurais.
b) O óleo de rícino acumula muita água aumentando o bolo fecal.
c) O sulfato de magnésio atua diminuindo o peristaltismo intestinal.
d) O manitol atua como um óleo lubrificante nas paredes intestinais facilitando a eliminação das fezes.
e) O docusato sódico atua irritando os nervos trigêmeos do intestino e isso aumenta a motilidade.
Letra A. Comentário: O Bisacodil age através do contato com o intestino e provoca irritação local, promovendo aumento da atividade motora do mesmo, através do estímulo do peristaltismo da musculatura lisa por ação nos plexos intramurais.
DISLIPIDEMIANTES
Questão 5) A dislipidemia pode ser primária ou secundária. As formas primárias ocorrem por uma combinação de dieta e genética. As formas secundárias são consequência de outras condições, como diabetes melito, alcoolismo, hipotireoidismo e até uso de alguns medicamentos. Para o tratamento de ambas as formas são necessárias condutas farmacológicas e não farmacológicas. Assinale a alternativa correta em relação ao assunto:
a) Fármacos como a isotretinoína, a ciclosporina, o tamoxifeno e os inibidores da protease (usados no tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana) não possuem a capacidade de induzir a forma secundária de dislipidemia.
b) A sinvastatina, a lovastatina e a rosuvastatina são fármacos da classe das estatinas utilizadas como agentes redutores de lipídeos. Atuam como inibidores da HMG-CoA redutase com ação rápida e por isso devem ser administradas por via oral à noite, antes de dormir.
c) Fármacos como a isotretinoína, a ciclosporina, o tamoxifeno e os inibidores da protease (usados no tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana) podem induzir a forma secundária de dislipidemia.
d) A sinvastatina, a lovastatina e a rosuvastatina são fármacos da classe das estatinas utilizadas como agentes redutores de lipídeos. Atuam como inibidores da HMG-CoA redutase com ação prolongada e por isso devem ser administradas por via oral à noite, antes de dormir.
e) Os fármacos da classe dos fibratos (bezafibrato e fenofibrato) são o tratamento de primeira escolha para a redução do LDL-colesterol.
Letra C. Comentário: Alguns fármacos como a isotretinoína, a ciclosporina, o tamoxifeno e os inibidores de protease podem sim induzir o aparecimento de dislipidemia secundária mesmo sem histórico prévio da doença. Quanto ao tempo de ação, a Sinvastatina tem ação curta e deve ser tomada á noite. Já a Rosuvastatina possui meia vida longa, cerca de 22h, podendo ser ingerida em qualquer horário. Os fibratos não são primeira escolha para redução de colesterol LDL e sim de triglicerídeos
Questão 6) A respeito de tratamento das dislipidemias, assinale a opção correta: 
a) A ezetimiba atua como inibidor da absorção de colesterol e é capaz de inibir a enzima NPC1L1, proteína importante para a absorção do colesterol.
b) As estatinas são agonistas de genes controlados por lipídeos e apresentam mecanismo complexo, com o resultado de maior síntese de lipase de lipoproteínas.
c) Fibratos são responsáveis pela etapa limitante da síntese de colesterol.
d) Niacina é uma vitamina capaz de inibir a absorção de colesterol.
e) Em altas doses, a ezetimiba é usada como redutor de lipídeos.
Letra A. Comentário: A ezetimiba inibe o transportador NPC1L1 no intestino e diminui a absorção do colesterol adquirido pela dieta e do biliar na borda em escova do intestino. Diminui também o colesterol hepático em associação com estatina.
Questão 7) Qual das seguintes alternativas é um efeito normal da niacina?
a) Aumento do HDL
b) Aumento do LDL
c) Aumento do Colesterol Total
d) Aumento dos triglicerídeos
Letra A. Comentário: A niacina age principalmente reduzindo os triglicerídeos e aumentando o colesterol HDL. 
Questão 8) Um homem de 33 anos recebeu prescrição médica para tratamento de dislipidemia. Alguns meses após o início do tratamento, o paciente retornou ao consultório com queixa de dor muscular de forte intensidade. De acordo com seus conhecimentos sobre tratamento de dislipidemia, qual medicamento tem maior chance de estar associado ao sintoma descrito? 
a) Niacina
b) Ezetimiba
c) Atorvastatina
d) Fibratos 
e) Colestiramina
Letra C. Comentário: As estatinas têm como um dos principais efeitos adversos a mialgia, diante de casos como esse é necessário que se excluam outras possíveis causas para a dor muscular e que seja avaliado o CPK do paciente para avaliar possíveis graus de lesão muscular.
ANTIDIARREICOSQuestão 9) Sobre os medicamentos antidiarreicos assinale a alternativa INCORRETA:
a) A correção da constipação induzida por opiáceos pode ser realizada por antagonistas dos receptores opioides com ação periférica, como Metilnaltrexona e Alvimopam.
b) Os modificadores de motilidade (opioides) não podem ser usados em crianças menores de 4 anos.
c) Os representantes da classe de sequestradores de sais biliares são a Colestiramina e o Colestipol.
d) O carvão ativado é capaz de adsorver microorganismos e toxinas; alterando a microbiota intestinal e protegendo a mucosa intestinal.
e) O Imosec (loperamida) é um opioide que atravessa a barreira hematoencefálica e causa muitos efeitos no sistema nervoso central.
Letra E. Comentário: A loperamida difere-se dos demais opioides por sua incapacidade de atravessar a barreira hematoencefálica com facilidade.
Questão 10) Podemos dizer sobre o uso de antidiarreicos, exceto:
a) Paciente com febre é um sinal de alerta, e contraindicado o uso de antidiarreico.
b) Nos casos de diarreia aguda não é comumente usado, sem outros sinais de gravidade.
c) É indicado para paciente com Doença de Crohn.
d) Paciente com sangue nas fezes é indicado uso, pois é um sinal de alerta.
e) Usado em pacientes com Síndrome do intestino Irritável.
Letra D. Comentário: Os antidiarreicos podem ser usados em casos de diarreia aguda leve ou moderada em associação, mas não representa uma regra. São indicados para diarreia crônica em paciente com Síndrome do intestino irritável e Doenças intestinais inflamatórias. As contraindicações são: sangue nas fezes, febre, toxemia.

Outros materiais