Buscar

N1 Gestão de Pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

N1 – Resolução do Estudo de Caso.
A revolução tecnológica e a automação industrial contribuíram para o desenvolvimento do homem a nível mundial.
O medo de perder seu emprego para uma máquina, assolam aqueles que preferem utilizar o braço ao cérebro na hora de trabalhar, pois a tendência mundial é que estes postos de trabalho que exclusivamente dependente de esforço físico sejam extintos, dando lugar a postos onde o conhecimento é o recurso principal.
A uma dualidade entre um mundo com inteligência artificial e um mundo mais humano, sem pensar que as duas coisas caminham juntas. Pois muitas pessoas esquecem, que a tecnologia é desenhada por um ser humano.
O estudo de caso aborda a história sobre os desafios da empresa varejista de móveis que para se modernizar comprou uma máquina que corta os móveis e monta boa parte deles, sem quase precisar da mão de obra operacional.
O estudo ainda revela que, terá que desligar 35 funcionários. Desses 35 funcionários a serem desligados, 15 optaram pelo programa de demissão voluntária, restando ainda 20 colaboradores a serem demitidos.
A gestão de pessoas e a liderança são responsáveis pelas implantações das mudanças dentro da empresa, a condução dos colaboradores ao alcance das metas estabelecidas, a recolocação dos colabores em novas funções entre outras.
“É importante destacar, ainda, que a gestão de competências deve servir como critério para promover os colaboradores e escolher aqueles que poderão ser desligados em uma reestruturação de cargo, dentre outras decisões” (CHIAVENATO, 2014).
Como a liderança de empresa e gestão de pessoas selecionarão os colaboradores que serão desligados?
Nesse caso, deverá ser aplicado uma avaliação de desempenho de cada um desses colaboradores que precisarão ser desligados, levando em conta o alinhamento da cultura e clima organizacional, absenteísmo, motivação no trabalho, habilidades e competências, para somente assim conseguir filtrar e desligar o numero exato proposto nesse estudo de caso.
Como será realizado o trabalho de motivação com os colaboradores que ficaram?
Para os colaboradores que permanecerão na empresa, deverá ser aplicado: treinamento e desenvolvimento, cursos de capacitação, pois a qualificação se tornará ainda mais essencial para aqueles que não forem desligados.

Outros materiais