Buscar

Determinação da constante de dissociação do ácido acético

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL 
CURSO: Farmácia 
TÍTULO E NO DO EXPERIMENTO: 05 Determinação da constante de dissociação do ácido acético
 
Campina Grande - PB
Maio de 2019
DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE DISSOCIAÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO
INTRODUÇÃO
	O ácido acético é um líquido de cheiro penetrante, sabor azedo, solúvel em água, em álcool e éter, é conhecido como ácido etanóico e é o responsável por sua característica azedo presente no vinagre. Sua fórmula molecular é CH3COOH. Além do seu uso no vinagre, o ácido acético também é utilizado como solvente, largamente empregado em laboratório como ácido fraco, na fabricação de acetonas, em medicamentos e entre outros fatores.
Para detectar a constante de dissociação do ácido acético (também conhecida como constante de ionização) é necessário que saiba que ela pode ser definida como um valor que expressa a relação entre as concentrações dos eletrólitos dissociados em meio aquoso, ou mais, pode-se afirmar que é o equilíbrio iônico em solução aquosa, de acordo com lei da ação das massas e é também um equilíbrio químico, onde a dissociação iônica é uma reação reversível. Ka de um ácido leva em consideração a concentração das espécies envolvidas e não apenas a quantidade de matéria.
Ácido Acético:
Na determinação da constante de dissociação do ácido acético, é necessário que haja avaliação da precisão e da exatidão, relacionados com à prática. A precisão e a exatidão de vidrarias são extremamente importantes dentro de um laboratório, pois ajudam a garantir que os dados conquistados durante os testes são verdadeiros e representam a verdade sobre o que está sendo pesquisado. Esses dois fatores possuem aspectos diferentes, mas que são fundamentais, pois necessitam ser levados em consideração quando deseja-se avaliar a qualidade do resultado de uma medição. A exatidão refere-se ao grau de concordância de uma medida com seu valor alvo. Ou seja, quanto mais próxima do valor verdadeiro correspondente, mais exata é a medida. O conceito precisão (ou reprodutibilidade), em contrapartida, refere-se somente ao grau de dispersão da medida quando repetida sob as mesmas condições. Em outras palavras, uma medida é precisa se, repetida diversas vezes, apresentar resultados semelhantes. 
OBJETIVOS
O objetivo do seguinte experimento é determinar a constante de dissociação do ácido acético, utilizando de várias amostras com concentrações diferentes de ácido acético e acetato de sódio. Ao final será calculado o erro presente nos valores experimentais.
PARTE EXPERIMENTAL
Metodologia
O primeiro passo é preparar 100 ml de uma solução de ácido acético a 0,1 M e 100 ml de acetato de sódio. Em seguida deve-se enumerar sete béqueres de 1 a 7, para que neles sejam preparadas misturas de ambas as soluções em quantidades específicas que estarão detalhados na tabela logo abaixo. Com as misturas já prontas, deve-se medir o pH com o pHmetro de cada uma das misturas.
CÁLCULOS
· Preparar 100 ml de uma solução de ácido acético 0,1 mol/L
· Preparar 100 ml de uma solução de acetato de sódio 0,1 mol/L
· Diluição ([HA] – [Ac] – log) 
Só será demonstrado o cálculo da primeira solução, pois as demais o processo é o mesmo só mudando o valor do volume inicial.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
	SOLUÇÃO
	HAc
	NaAc
	[HAc]
	[Ac]
	pH
	
	01
	2,5 Ml
	22,5 mL
	0,01
	0,09
	5,44
	0,9542
	02
	5 Ml
	20 mL
	0,02
	0,08
	5,09
	0,6020
	03
	10 Ml
	15 mL
	0,04
	0,06
	4,67
	0,1760
	04
	12,5 Ml
	12,5 mL
	0,05
	0,05
	4,56
	0
	05
	15 Ml
	10 mL
	0,06
	0,04
	4,36
	-0,1760
	06
	20 Ml
	5 mL
	0,08
	0,02
	3,94
	-0,6020
	07
	22,5 Ml
	2,5 mL
	0,09
	0,01
	3,62
	-0,9542
Para calcular o erro em porcentagem é preciso calcular o pH teórico de cada solução, para que assim seja comparado o valor teórico com o valor experimental e ao final um valor em porcentagem seja expresso.
CONCLUSÃO
Através do experimento realizado, foi possível determinar a constante de dissociação do ácido acético e de acordo com os resultados obtidos, podemos afirmar que a constante encontrada, está próxima do valor teórico. Tendo em vista que, as porcentagens de erros presentes no pH, encontram-se dentro do limite analítico e de acordo com o R^2 o resultado foi bastante próximo de 1 (um). Com isso, pode-se afirmar que o experimento teve precisão e exatidão. 
REFERÊNCIAS
EVANGELISTA, Verônica. QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL FARMÁCIA. Campina Grande, PB.
http://www.prolab.com.br/blog/equipamentos-aplicacoes/importancia-da-precisao-e-exatidao-de-vidrarias-para-procedimentos-laboratoriais/
https://www.infoescola.com/quimica/constante-de-ionizacao/
https://alunosonline.uol.com.br/quimica/acido-acetico.html

Continue navegando