Buscar

Desenvolvimento fetal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Desenvolvimento fetal 
A transformação de um embrião em um feto é gradual, mas a mudança do nome é significativa, pois indica que o embrião se desenvolveu em um ser humano reconhecível e que os primórdios de todos os principais sistemas se formaram. O desenvolvimento durante o período fetal é primariamente voltado para o crescimento corporal rápido e para a diferenciação dos tecidos, órgãos e sistemas.
9ª à 12ª Semana
No início do período fetal (nona semana), a cabeça constitui, aproximadamente, a metade da medida do comprimento cabeça-nádegas CCN do feto. Subsequentemente, o crescimento no comprimento corporal se acelera rapidamente, demodo que, por volta de 12 semanas, o CCN mais que dobrou. Apesar de o crescimento da cabeça reduzir consideravelmente a sua velocidade nesse período, a cabeça ainda é desproporcionalmente grande em comparação com o restante do corpo
13ª à 16ª Semana
O crescimento é muito rápido durante esse período. Por volta da 16ª semana, a cabeça é relativamente menor do que a cabeça do feto de 12 semanas e os membros inferiores cresceram. Os movimentos dos membros, que ocorrem primeiramente ao final do período embrionário, tornam-se coordenados por volta da 14ª semana, mas são muito leves para serem percebidos pela mãe. Todavia, esses movimentos são visíveis durante os exames ultrassonográficos.
17ª à 20ª Semana
O crescimento desacelera durante esse período, mas o feto ainda aumenta seu CCN em, aproximadamente, 50 mm. Os movimentos fetais (pontapés) são comumente sentidos pela mãe. A pele é agora coberta por um material gorduroso, semelhante a queijo, o verniz caseoso. Ela consiste em uma mistura de células epiteliais mortas e uma substância gordurosa proveniente das glândulas sebáceas fetais. O verniz protege a delicada pele fetal de abrasões, rachaduras e endurecimento que resultam da exposição ao líquido amniótico. Os fetos são cobertos por um pelo fino, aveludado, o lanugo, que ajuda o verniz a aderir à pele. O pelo das sobrancelhas e os cabelos são visíveis na 20ª semana. A gordura marrom se forma durante esse período e é o local de produção de calor. Essa gordura especializada, o tecido adiposo, é um tecido conjuntivo que consiste principalmente em células gordurosas; ele é principalmente encontrado na base do pescoço, posterior ao esterno e na área perirrenal. A gordura marrom produz calor por meio da oxidação dos ácidos graxos.
21ª à 25ª Semana
Um substancial ganho de peso ocorre durante esse período e o feto já está mais proporcional. A pele geralmente está enrugada e mais translúcida, particularmente durante a parte inicial desse período. A pele é rósea a avermelhada porque os capilares sanguíneos são visíveis. Na 21ª semana, os movimentos oculares rápidos se iniciam e as repostas de piscar ao sobressalto foram descritas na 22ª e nas 23ª semanas. As células epiteliais secretórias (pneumócitos do tipo II) nas paredes interalveolares do pulmão começam a secretar surfactante, um lipídio tensoativo que mantém abertos os alvéolos pulmonares em desenvolvimento.
26ª à 29ª Semana
Durante esse período, os fetos geralmente sobrevivem se nascerem prematuramente e receberem cuidados intensivos. Os pulmões e a vasculatura pulmonar se desenvolveram suficientemente para proporcionar uma troca gasosa adequada. Além disso, o sistema nervoso central amadureceu para um estágio no qual pode comandar movimentos respiratórios ritmados e controlar a temperatura corporal.
30ª à 34ª Semana
O reflexo pupilar (alteração do diâmetro da pupila em resposta a um estímulo provocado pela luz) pode ser evocado na 30ª semana. Geralmente, por volta do final desse período, a pele é rosada e lisa e os membros superiores e inferiores possuem um aspecto rechonchudo. Nessa idade, a quantidade de gordura amarela é de, aproximadamente, 8% do peso corporal.
35ª à 38ª Semana
Os fetos nascidos com 35 semanas apresentam uma preensão firme e exibem uma orientação espontânea em relação à luz. À medida que o termo se aproxima, o sistema nervoso está suficientemente maduro para realizar algumas funções integrativas. A maior parte dos fetos durante esse “período final” é rechonchuda. Por volta da 36ª semana, as circunferências da cabeça e do abdome são aproximadamente iguais. Após isso, a circunferência do abdome pode ser maior do que a da cabeça. O comprimento do pé dos fetos costuma ser ligeiramente maior do que o comprimento femoral (osso longo da coxa) na 37ª semana e constitui um parâmetro alternativo para a conformação da idade fetal.
Referência:
Moore, Embriologia Clínica, 10ed

Continue navegando