Buscar

Elabore um texto e indique-o limite de horas de trabalho semanal; -como deverá ser o salário na existência de duas empregadas exercendo o mesmo trabalho no mesmo período; -intervalos de refeição; -os

Prévia do material em texto

labore um texto e indique:
-o limite de horas de trabalho semanal;
-como deverá ser o salário na existência de duas empregadas exercendo o mesmo trabalho no mesmo período;
-intervalos de refeição;
-os sindicatos nas rescisórias trabalhistas;
-consequências da perda ação trabalhista.
- Para o trabalhador doméstico, entre as principais mudanças estão: a redução do intervalo de refeição para 30 minutos desde que seja acordado entre patrão e funcionário, mas o empregado deve sair meia hora antes ou entrar meia depois. Além disso, se o patrão contratar mais de um empregado exercendo o mesmo cargo e função (como duas domésticas ou duas babás), que tenham o mesmo tempo de serviço naquele emprego, o salário não poderá ser diferente
- e acordo com as novas regras, as empresas poderão contratar funcionários para cumprir jornadas de 12 horas de trabalho. No entanto, nesses casos, deverá haver, obrigatoriamente, um intervalo de 36 horas antes do retorno às atividades. Os limites máximos de horas trabalhadas para as jornadas semanal (44 horas) e mensal (220 horas) continuarão inalterados. Além disso, vale destacar que a mudança não permite que os trabalhadores contratados para jornadas de oito horas ou menos trabalhem 12 horas por dia.
A presidente do Sindicato de Empregados Domésticos do município do Rio, Carli Maria dos Santos, teme as mudanças, principalmente o fato de a homologação se tornar opcional (hoje, quando o empregado trabalha há mais de um ano é obrigatória a homologação no sindicato) e o fim da contribuição obrigatória para sindicatos:
— A reforma tira o poder dos sindicatos, e o trabalhador já tem dificuldade de negociar com o patrão.
Para o presidente do Instituto Doméstica Legal, Mário Avelino, a norma não irá gerar nenhum custo adicional aos empregadores. Avelino avalia que a reforma poderá estimular mais formalidade no emprego doméstico.
— Outro fato importante, é que haverá uma diminuição de ações trabalhistas, principalmente pelo fato, que se o empregado perder a ação terá que pagar os custos do empregador ou empresa com advogados e perícias — afirma Mário Avelino.
A reforma Trabalhista diz que as férias poderão ser usufruídas em até três períodos. No trabalho doméstico, as férias só podem ser parceladas em até dois períodos, sendo que pelo menos um período terá 14 dias.
A lei que assegura os direitos do empregado doméstico é a complementar de número 150 de 01/06/2015, que regulamentou a emenda constitucional n° 72 conhecida como Pec das Domesticas. Com a Reforma trabalhista de 2017 feita pelo Governo do Presidente da Republica Michel Temer a categoria também se adequou as mudanças. 
A jornada de trabalho não pode exceder a 44 horas semanais, mas caso o empregador deseje que seu funcionário trabalhe 12 horas diárias, seu descanso deve ser de 36 horas antes do retorno ao trabalho e tudo isso deve ser especificado no contrato de trabalho. Sua jornada também pode ser inferior, mas deve obedecer as regras da jornada parcial, não excedendo á 25 horas semanais.
Quando houver a contratação de dois funcionários exercendo a mesma função no mesmo período o salário deve ser igualmente entre os ambos.
A pausa para refeição que antes da reforma devia ser de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas para jornada de 8 horas diárias com a reforma passa a ser de no mínimo 30 minutos desde que seja em comum acordo entre funcionário e patrão, mas o empregado deve entrar 30 minutos depois do horário de inicio do expediente ou sair 30 minutos antes.
Essa reforma resultou certa preocupação nos sindicatos, já que as rescisões de contrato não são necessários fazer homologação com assistência deles. A homologação pode ser feita pelo próprio contratante.
 Com a reforma há uma maior formalidade entre empregado e empregador, os direitos e deveres são assegurados por lei, conseqüentemente isso pode resultar na diminuição de ações trabalhistas uma vez que se o funcionário perder a causa ele terá que arcar com todos os custos.
Autenticidade em relação a internet calculada de 94% pelo DOCxWEB: https://www.docxweb.com 
https://www.nolar.com.br/direitos-da-empregada-domestica/
http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/empregado_domestico.htm

Continue navegando