Buscar

AOL 2 ENOFILIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
Os principais países produtores de vinho usam classificações próprias para catalogar e distinguir suas produções, destacando a região e o método de produção de cada vinho. Essas classificações são conhecidas como denominação de origem e servem para delimitar a região produtora de cada rótulo e garantir a qualidade dos lotes de vinhos fabricados. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o vinho no mundo, para a classificação de qualidade dos vinhos franceses, do pior grupo para o melhor grupo, ordene as denominações a seguir:
( ) Vin de Pay (ou Regionais).
( ) AOC (Appelation D'Origine Contrôleé).
( ) Vin de Table.
( ) VDQS (Vin Délimité de Qualité Superiore).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(A) 2, 4, 1, 3
Pergunta 2
O ciclo da uva no vinhedo passa por três etapas diferentes durante o ano, fundamentais para a produção do vinho, são elas: floração, frutificação e hibernação. Além disso, a planta precisa de estações do ano bem definidas para se desenvolver e produzir vinhos de qualidade. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a vinha e as noções da viticultura, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A frutificação é a etapa final do processo cultivo da vinha. Ela acontece no verão, quando os frutos começam a amadurecer, desde que expostos ao sol. Nessa fase, a chuva é um grande risco à produção
Porque:
II. O excesso de água na uva pode interferir na concentração de açúcar e até causar o apodrecimento do fruto. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
E) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Pergunta 3
Além de tintos e brancos, os vinhos podem ser rosados (ou rosés), fortificados (ou doces) e espumantes. Cada um desses estilos, passa por um processo distinto de produção e, claro, apresenta resultados finais bastante específicos. Os vinhos rosados podem ser vinificados de algumas formas diferentes para atingirem uma cor intermediária entre o branco e o tinto.  
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vinificação e classificação dos vinhos, analise as alternativas a seguir, e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Os vinhos rosados podem ser produzidos pela simples mistura de um vinho branco com um vinho tinto já vinificados, atingindo, então, a coloração rosé.
II. ( ) Os vinhos rosados podem ser produzidos com a mistura do mosto de uvas brancas com o mosto de uvas tintas, antes da vinificação, para, então, vinificarem juntos.
III. ( ) Os vinhos rosados podem ser produzidos por maceração curta, quando, na produção dos tintos, deixa-se a casca em contato com o líquido e então, separa-se o sólido e procede-se com a vinificação de vinhos brancos.
IV. ( ) Os vinhos rosados podem ser produzidos com corantes naturais neutros, que trazem características além da cor, embora seja um processo mal visto por muitos produtores. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(D) V, V, V, F
Pergunta 4
As videiras pertencem ao gênero vitis, que conta com mais de 40 espécies de plantas que produzem uvas. No entanto, para a produção de vinhos de qualidade, e, portanto, de interesse ao mundo da vitivinicultura, a espécie de maior relevância é a vitis vinifera. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a vinha e as noções da viticultura, analise as afirmativas a seguir:
I. Além da espécie vinífera, há outras espécies próprias para a produção de vinhos de qualidade, cultivadas mais na Europa, a vitis labrusca, rupestris, riparia e bourquina.
II. Provavelmente existem mais de 5 mil variedades da espécie vinifera, mas apenas 50 delas são as mais utilizadas na produção da bebida de qualidade.
III. As espécies labrusca, rupestris, riparia e bourquina são muito resistentes a alguns insetos e pragas e, portanto, excelentes na utilização como porta-enxerto para as cepas mais sensíveis às pragas. 
IV. Na enxertia, quando se usa outra espécie como ‘cavalo’, dando suporte à planta mais sensível, o resultado do vinho é prejudicado, pois a bebida pode vir com características de uvas de baixa qualidade. 
Está correto apenas o que se afirma em:
(A) II e III está correta
Pergunta 5
Leia o trecho a seguir:
“A maioria dos vinhos são produzidos para serem consumidos rapidamente, portanto, descansam certo tempo na vinícola, para logo serem comercializados. No entanto, há os vinhos de guarda, que são produzidos para amadurecer ou afinar em barricas de carvalho, se essa for a decisão da vinícola, para, só depois, envelhecerem na garrafa”.Fonte: ROBINSON, Jancis; JOHNSON, Hugh. Atlas mundial do vinho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p 22.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vinificação e classificação dos vinhos, pode-se afirmar que o amadurecimento do vinho nas barricas de carvalho, quando essa é uma escolha do enólogo, se dá porque:
C) a madeira tem elementos diversos que enriquecem o vinho, principalmente em função do álcool, que age como solvente. 
Pergunta 6
Leia o trecho a seguir:
“A crise econômica no século V dividiu a Europa em diversos reinos bárbaros, o que prejudicou consideravelmente o cultivo do vinho, levando a atividade ao quase total abandono. Paralelamente, surgia ali uma força que passou a exercer grande influência sobre a atividade vinícola: o Cristianismo”.Fonte: PINTO, Daniel. Manual didático do vinho: iniciação à enologia. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2011, p.22. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a história do vinho no mundo, é correto afirmar que o Cristianismo exerceu forte influência sobre a cultura do vinho porque:
B) o vinho passou a fazer parte dos ritos religiosos, pois, de acordo com Jesus, ele representava o seu sangue. Além disso, a Igreja também tinha interesses econômicos com a atividade.
Pergunta 7
Ao longo da história, os romanos se saíram melhor do que os gregos em muitos aspectos, inclusive militar e economicamente, com tropas mais bem preparadas e um sistema econômico mais eficiente. No entanto, no quesito cultural, os gregos estavam bem à frente dos romanos, que acabaram assimilando muitos aspectos da cultura grega na sociedade, principalmente nas artes, na filosofia e na religião. Uma das práticas gregas que o povo de Roma introduziu à sua cultura, foi o cultivo da uva e a adoração ao vinho. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a história do vinho no mundo, analise as alternativas a seguir, e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Roma era uma pequena vila de pastores e agricultores, mas em três séculos os romanos dominaram os gregos e toda a Costa Mediterrânea.
II. ( ) Baco, o deus romano do vinho é inspirado em Dionísio, o deus grego, mas os romanos aperfeiçoaram o culto ao vinho e criaram as bacanais, que misturavam celebração e orgias. 
III. ( ) Os romanos se apropriaram das técnicas do vinho e não permitiram que a prática se espalhasse, tomando para si o culto à bebida e o cultivo da uva.
IV. ( ) A divisão do Império Romano em oriente e ocidente enfraqueceu a soberania de Roma e o vinho perdeu força, entrando em profunda decadência, no século IV. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
(E) V, V, F, F
Pergunta 8
Leia o trecho a seguir:
“O clima é fator preponderante na produção do vinho e é altamente variável. É ele que vai ajudar a definir o que se pode cultivar em cada região e qual resultado se pode esperar na produção do vinho. Dias quentes e noites frias são as condições ideais para um cultivo de vinhos de qualidade”. Fonte: ROBINSON, Jancis; JOHNSON, Hugh. Atlas mundial do vinho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, p. 16.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se dizer que o clima influi diretamente na qualidade do vinho porque: 
A) fatores como a temperatura, a quantidade de sol e de chuva que a planta recebe vão influenciar na quantidade de açúcar na uva e em inúmeros outros aspectos que aparecerãona taça. 
Pergunta 9
Leia o trecho a seguir: 
“Nos países do Novo Mundo, espumantes são sempre espumantes (sparkling nos EUA e espumosos no Chile são apenas as traduções). Mas no Velho Mundo, eles têm nomes distintos. E a diferença na forma como são chamados é apenas o começo: a elaboração de cada um deles obedece a um determinado conjunto de regras. Não que os espumantes do Velho Mundo sejam superiores aos do Novo Mundo – ambos têm características próprias, que se traduzem em resultados surpreendentes na taça. Mas vamos dizer, simpaticamente, que receber nome próprio é um privilégio dos veteranos”.
Fonte: WINE. A produção de espumantes no Velho Mundo. 2019. Disponível em: <https://www.wine.com.br/winepedia/sommelier-wine/a-producao-de-espumantes-no-velho-mundo/>. Acesso em: 05 out. 2019. 
Dentre os países do Velho Mundo, a Itália produz um espumante chamado Asti; a Espanha, a Cava; e França, o champagne, espumante mais famoso do mundo. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que nenhum outro país pode produzir champagne porque:
D) apenas os espumantes produzidos na região de Champagne, ao norte da França, tem essa denominação de origem e, por isso, podem ser chamados assim. 
Pergunta 10
Convencionou-se dividir os países produtores de vinho em Velho Mundo e Novo Mundo, sendo que correspondem ao primeiro grupo, os países europeus, precursores na viticultura, e ao segundo grupo, países que começaram o cultivo da uva mais recentemente. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o vinho no mundo, analise as afirmativas a seguir. 
I. Pertencem aos países do Velho Mundo, os tradicionais produtores europeus: França, Itália, Portugal e Espanha.
II. Pertencem aos países do Novo Mundo, Argentina, Nova Zelândia, África do Sul e Estados Unidos. O Brasil e o Chile estão fora das classificações, pois têm produções inexpressivas.
III. Os vinhos dos países do Novo Mundo, com pouca tradição no universo vinícola, são de pior qualidade.
IV. Os vinhos do Novo Mundo são mais flexíveis e ousados, e necessitam de tecnologia para se atingir os resultados do Velho Mundo.
Está correto apenas o que se afirma em: 
(A) I e IV

Continue navegando