Buscar

Contextualizada Administração de Produtos e Serviços

Prévia do material em texto

O planejamento da capacidade é uma atividade crítica desenvolvida paralelamente ao planejamento de materiais. Sem a provisão da capacidade necessária ou a identificação da existência de excesso de capacidade, não podemos obter todos os benefícios de um sistema de planejamento de MRP II.
Planos de capacidade no curto prazo podem focar na quantidade de funcionários na fábrica, orçamento para horas extras e estoques, já os planos no longo prazo focam em investimentos em instalações e equipamentos.
Neste sentido, cite 4 (quatro) conseqüências negativas de uma capacidade instalada insuficiente e 4 (quatro) consequências negativas de um excesso de capacidade para uma organização industrial? 
O MRPII (Manufacturing Resources Planning), é o Planejamento dos Recursos de Produção, permitindo que as empresas planejem o estoque de acordo com os pedidos dos clientes e previsão da demanda futura, fazendo calculo de volume e tempo em que os materiais são necessários.
Quando a empresa possui um estoque com a capacidade instalada suficiente, e ou excesso de capacidade sempre haverá consequências negativas, pois dependendo do estoque pode tornar a produção ineficiente. 
No caso da capacidade insuficiente, a consequência é a falta de fornecimento de produtos, aumento de estoque em processo e insatisfação da empresa por não cumprir os prazos. Em contrapartida, o excesso de capacidade representa custos adicionais, onde num ambiente competitivo as empresas não podem se permitir a isso.
Neste sentido pode-se citar que as consequências negativas são: Perda de Clientes (Clientes já não sente mais confiança quando a entrega dos produtos) Perda de Competitividade (A empresa já não consegue mais produzir mais em menos tempo) Produção insuficiente para cobrir a demanda (A concorrência produz mais em menos tempo e com menor valor de custo) Lentidão de serviço (Tempo é dinheiro e com essa demora o produto se torna mais caro). As consequências negativas de um excesso de capacidade são: Altos custos operacionais (Excesso de despesas, colaboradores, máquinários) Sub utilização da infraestrutura (Muito porte para pouca produção) Maquinas e trabalhadores inativos (Falta de pedidos) Diminuição na demanda de produtos (Capacidade maior que a demanda).
Referências: 
https://www.sankhya.com.br: acesso 23/04/2021
https://www.abc71.com.br:acesso 22/04/2021
https://www.manutencaoemfoco.com.br: acesso 22/04/2021

Continue navegando