Buscar

FISIOLOGIA- p3-introdução sistema endocrino

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA
INTRODUÇÃO A FISIOLOGIA ENDÓCRINA 
O sistema endócrino controla a longo prazo a manutenção da homeostasia.
-Apresenta inúmeras glândulas
-Controle de hormônios potentes, então precisam ser regulados para que não tem altas concentrações no organismo.
O hipotálamo neurosecreta fatores que podem inibir ou estimular a hipófise. A hipófise é dividia em adeno hipófise ( também chamada de glândula verdadeira, pois essa glândula é composta por populações celulares que secretam hormônios que irão influenciar glândulas alvo), e neurohipofise (não produz hormônios que secretam, ela secreta hormônios produzidos no hipotálamo como ocitocina e hormônio antidiurético)
-Ocitocina: responsável principalmente a ejeção do leite e contração do útero
-Hormônio antidiurético: atua nos nefrons (rins), onde tem a função de reter água no organismo.
Na adenohipofise temos os: lactotrofos, gonadotrofos, 
-lactotrofos: secretam a prolactina-> responsável pela produção de leite da glândula mamaria em lactação.
-gonadotrofos: secretam os hormônios gonadotróficos, LH e FSH, que atuam nas glândulas masculinas e femininas
-tiredrotofos: liberam hormônios que atuam na tireoide, TSH, atua na glândula da tireoide estimulando todos os processos de biossíntese hormônio, bem como o aumento dessa glândula.
-corticotroficos: secretam hormônio acth que atua nas suprarrenais, principalmente na regiçao do crotex da suprarrenal, estimulando a secreção do homornio cortisol
-Somatotrofos: células em maior quantidade que secretam o gh, homronio do crescimento, função metaboloica e responsável pelo crescimento dos ossos.
Os hormônios irão surtir efeito na célula que tem o receptor para ele, chamado de célula-alvo, diante disso, não adianta ter hormônio na circulação se não houver o receptor para esse homronio (célula-alvo).
GLANDULAS ENDOCRINAS CLASSICAS:
-pancreas endócrino: composto pelas ilhotas de ragman, onde tem populações de células qu secretam insulina e glucagon
-paratireoide: secreta paratormônios
-hipofise + núcleos hipotalâmicos: neurohipofise e adeno
-teoride: secreta os hormônio t3 e t4
-suprarrenais que em animais é chamada de adrenais: sistema nervoso autônomo, córtex
-gonadas (testículos e ovários): 
CELULAS ENDOCRINAS:
-celulas do coração : secretam pna
-celulas hepáticas: secretam igf-1
-celulas renais: secretam eritropoitina 
Os hormônios que fazem a comunicação podem ser clasisificados como hidrossolúveis e lipossolúveis
-hormonios Hidrossoluveis: grupo de hormônios proteicos que são sintetizados dentro das células e permanecem armazenados em vesículas e qunado a célula recebe o estimulo adequeado ocorre a exocitose dessas vesículas contendo o hormônio.
-hormonios lipossoluveis: não são armazenado com excessão dos hormônios da tireoide(t3 e t4). Esse hormônios em sua maioria são derivados do colesterol e circulam ligados a proteínas carreados. Esses homronios são sintetizados na medida que ocorre o estimulo para a sua secreção. Alem disso, são hormônios que se difundem facilmente pela membraa plasmática e podem ter seus receptores no citoplasma ou dentro do núcleo, e ai quando ocorre a ligação do hormônio ao seu receotor ocorre alteração na transcrição genica.
Os horomonios na corrente sanguínea podem viajar ligados a proteínas carreadoras, tem um lado bom nisso, qundo a proteína carreadora se liga ao hormônio ele é protegido de degradação então fica mais tempo no organismo, porem uma pequena parte desses hormonos se encontram em forma livre, e é o gormonio a forma livre que exerce os efeitos biológicos.
Eixo: hipotálamo, hipófise e glândula alvo.
ALÇA DE RETROALIMENTAÇÃO: o hipotálamo leva o estimulo ou inibição à hipófise e a hiposfise liberando o hormônio que vai atuar na glândula alvo, e o hormônio produzido nessa glândula alvo vai atuar por feedback negativo, inibindo a adenohipófise e o hipotálamo.
EIXO HIPOTALAMO-HIPOFISE-TIREOIDE: qunado o hipotálamo recebe o estimulo nesse caso qunado o animal esta com frio, libera o trh que atua na adenohipófise estimulando os tireotrofos a liberar o tsh que então vai atuar na tireoide levando a liberação de t3 e t4 que atuam como feedback negativo que inibi o trh liberado pela hipotálamo e tsh pela hipófise, mantenado entoa as concentrações do hormônio no limite. Nesse caso desse hormônio sendo liberado quando animal esta com frio, esses homronios liberados irão atuar no metabolismo de todo o organismo, aumentnado o metabolismo basal e consequentemente aumentando a produção de calor.
CONTROLA HORMONAL DA HIPOFISE: 
-neurohipofise é uma extensão do hipotálamo pois vai secretar os homronos produzidos pelo hipotálamo, o controle hipotalâmico da neurohipofise se da de forma direta uma vez que é a continuação. 
-o hipotálamo controla a adenohipofise através de hormônios.
EIXO HIPOTALAMO-HIPOFISARIO:
-entre o hipotálamo e a hipófise tem a eminencia mediana 
SISTEMA PORTA-HIPOTALAMO-HIPOFISARIO: é uma comunicaççao rápida, nçao perde hormônio para circulação,o hormônio é mais direcionado.
HORMONIOS HIPOTALAMICOS: podem atuar de forma inibitória ou estimulatoria. Hipotálamo secreta gnrh que estimula a adenoa a hipófise a liberar fsh e lh

Continue navegando