Buscar

Gestão de Pessoas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
1 em 1 pontos
Um bom planejamento deve apresentar um estudo envolvendo uma sequência lógica de eventos, permitindo o entendimento do negócio e as responsabilidades pela execução de cada fase. Com isso, é possível que o tomador de decisões utilize o planejamento como um instrumento de direcionamento, controle e auxílio no estabelecimento de medidas a serem realizadas.
 
Analise as alternativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Gestão e planejamento exigem conhecimento dos requisitos do mercado e domínio dos recursos necessários para execução dos processos que levam aos resultados.
II. ( ) A coleta sistemática dos dados permite uma análise mais apurada das informações para a tomada de decisão.
III. ( ) Estruturar dados e informações propicia um planejamento constituído com conhecimento para alicerçar as metas e objetivos organizacionais.
IV. ( ) Para transformar o planejamento em ferramenta de sucesso é preciso talento, foco e determinação para enfrentar as dificuldades.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Correta V, V, V, F.
Resposta Correta:	
Correta V, V, V, F.
Comentário da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois para gerenciar e planejar requer conhecimentos técnico, sistêmico e análise, pois é relevante que os dados sejam averiguados quantitativamente e qualitativamente para a tomada de decisão. Para isso, a sistematização propicia a construção de uma ferramenta de sucesso e com isso, definir metas e objetivos alicerçados em princípios e fundamentos.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
“As organizações ágeis são projetadas para o dinamismo, mudança e inovação. São constituídas por redes de equipes e por uma cultura centrada nas pessoas e equipes, dotadas de aprendizado rápido e ciclos decisórios rápidos graças à agilidade da tecnologia avançada e focadas em um objetivo comum de gerar e entregar valor para todas as partes interessadas: os stakeholders. São modelos operacionais velozes que proporcionam configurações rápidas e eficientes de estratégia, estrutura, processos, talentos e tecnologia direcionados a oportunidades para a criação e entrega de valor” (CHIAVENATO, 2010, p. 74). 
 
CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 
 
Com base no texto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a (s) Verdadeira (s) e F para a(s) Falsa(s). 
( ) Análise estratégica em gestão de pessoas consiste em apenas disseminar o conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, formado por ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas que podem ou não serem agregadas as estratégias da organização. 
( ) A análise estratégica em gestão de pessoas tem como responsabilidade disseminar apenas conceitos da empresa que contribuem voluntariamente para a sociedade e para o meio ambiente ao qual pertence, proporcionando uma melhor qualidade de vida para o seu meio. 
( ) Com foco na análise estratégica em gestão de pessoas podemos afirmar que uma boa estratégia considera o dinamismo, a mudança e inovação com base em uma cultura centrada nas pessoas e equipes. 
( ) quando se pensa em análise estratégica em gestão de pessoas também se deve avaliar as tecnologias focadas em um objetivo comum de gerar e entregar valor para todas as partes interessadas. 
 
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Resposta Selecionada:	
Correta 
F, F, V, V. 
Resposta Correta:	
Correta 
F, F, V, V. 
Comentário da resposta:	
Resposta correta. Considerando que, uma boa estratégia deve ser construída considerando elementos relacionados como dinamismo, mudanças, inovação, pessoas e equipes. 
Pergunta 3
0 em 1 pontos
Para criar estratégias e vantagens competitivas, é necessário compreender a 
dinâmica interna e externa que envolve a organização para, então, interpretar o universo da área de Recursos Humanos (RH). Reconhecer a relação entre as atitudes e o comportamento das pessoas, especialmente no que diz respeito a desempenho e resultados, está diretamente ligado ao papel do profissional da área de Gestão de Pessoas (GP). De modo geral, estratégia é o método/caminho usado pelas organizações para atingir suas metas e objetivos, levando em consideração o contexto cultural, ambiental, social e global para compreender a realidade e resolver problemas. 
 
A partir dessa informação é correto afirmar que: 
Resposta Selecionada:	
Incorreta 
Estratégia consiste em uma rede de contatos, um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum e um elo que favorece a solução de problemas organizacionais. 
Resposta Correta:	
Correta 
De certa maneira a estratégia consiste no caminho, na metodologia que pode ser utilizada pelas organizações com o objetivo de alcançar suas finalidades e escopos, considerando o ambiente social, ambiental, cultural e global. 
Comentário da resposta:	
Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, considerando que, estratégia consiste no método, no caminho usado pelas organizações para atingir suas metas e objetivos. Pessoas reunidas sem método tende a causar dispersão e desorganização; uma reunião tende a não ter um foco sem a devida metodologia e o foco adequado. Realimentar respostas associa-se ao feedback. E a organização de rede de contatos envolve network. 
Pergunta 4
0 em 1 pontos
Para desenvolver os talentos dos profissionais, as empresas recorrem a vários programas de treinamento internos e externos, assim como a experiências específicas de desenvolvimento. Os programas internos geralmente contam com a participação de grande proporção da comunidade de recursos humanos.
A partir do apresentado, analise as asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. Os programas geralmente incluem módulos sobre estratégias de negócios, melhores práticas de recursos humanos, gestão da mudança etc.
Pois:
II. Ao avaliar as competências de recursos humanos, a empresa também deve vincular recompensas às competências demonstradas.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Incorreta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da proposição I.
Resposta Correta:	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II não justifica a proposição I.
Comentário da resposta:	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois os programas de treinamento, em sua maioria, inserem assuntos afins para ampliar e agregar conhecimento aos colaboradores. A empresa que possui capital humano talentoso deve reconhecer, valorizar e recompensar o indivíduo por suas competências, já que essas garantem melhores resultados organizacionais. Ambas as asserções são verdadeiras, porém não se vinculam uma a outra.
Pergunta 5
0 em 1 pontos
A gestão de pessoas está ampliando cada vez mais sua atuação e ultrapassando as fronteiras organizacionais, indo ao encontro de agentes externos, isto é, com os stakeholders. Deve prospectar novas oportunidades e ter foco estratégico para contribuir com o sucesso dos resultados organizacionais.
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 I. ( ) Mantendo o foco estratégico, a gestão de pessoas, sob diversos aspectos, deve investir em pessoas e gestores de pessoas.
II. ( ) Para obter resultados de sucesso a gestão de pessoas deve transformar pessoas em talentos dotados de competências.
III. ( ) Não compete à área de gestão de pessoas justificar a existência de programas, orçamentos de despesas e retorno.
IV. ( ) Faz parte das responsabilidades da gestão de pessoas transformar capital humano em capital intelectual.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:
Incorreta V, F, V, F.
Resposta Correta:	
Correta V, V, F, V.
Comentário da resposta:	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois manter foco, investir em pessoas e em gestores faz parte do processo estratégico na busca de melhores resultados. A gestão de pessoas deve transformar pessoas em talentos com competências para tomada de decisões estratégicas, eficazes e voltadas para resultados de excelência. Os programas desenvolvidos pela gestão de pessoas devem justificar a própria existência, o orçamento de despesas e o retorno. Uma das formas de se mostrar o retorno é pela transformação do capital humano em capital intelectual.
Pergunta 6
0 em 1 pontos
As atividades gerenciais são abastecidas por informações, que por sua vez, formam a base do processo decisório, determinando o curso das ações de uma organização. No entanto, a qualidade das informações determina, em grande parte, o sucesso das ações, assim como, ajuda a enfrentar as mudanças ocorridas no ambiente.
 
A partir do apresentado, analise as asserções e a relação proposta entre elas.
I. Compreender os impactos das informações sobre os resultados da empresa é essencial para o sucesso da organização.
Pois:
II. As informações, além de apoio às tomadas de decisão, são elos de ligação e sinergia entre as equipes e importante fator de motivação dos colaboradores.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Incorreta A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Resposta Correta:	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Comentário da resposta:	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois as informações são os alicerces para a realização de um planejamento condizente com os resultados que uma empresa deseja alcançar. A ausência de dados gera conflitos, incerteza e conduz ao erro, provocando danos para as equipes e impedindo que os objetivos sejam atingidos.
Pergunta 7
0 em 1 pontos
O principal recurso das organizações são as pessoas. O gestor precisa de pessoas para fazer a empresa funcionar, realizar objetivos e crescer. Para trabalhar eficazmente com todas as interfaces organizacionais, o gerente precisa de ferramentas que fornecem o entendimento do ambiente, das diferenças individuais presentes nas equipes e sua interação para alcançar um resultado multiplicador.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Incorreta As pessoas que contribuem por meio da sinergia somam-se e apresentam uma dinâmica favorável de trabalho.
Resposta Correta:	
Correta Dentre as interfaces organizacionais, o gestor deve considerar a sinergia como um fator multiplicador do sistema.
Comentário da resposta:	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois a sinergia promove a ajuda mútua e não a soma de pessoas. A rede de comunicações não permite a compreensão do ambiente em sua totalidade pelo fato deste se apresentar como um ambiente amplo, vasto, difuso e complexo. O que modifica o trabalho das pessoas é o desenvolvimento profissional por meio de qualificação. As ferramentas são instrumentos que auxiliam na condução das estratégias e execução das atividades. Os sistemas abertos/orgânicos são ambientes propagadores de sinergia e, apesar das diferenças das pessoas, busca amenizá-las.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
“O processo seletivo, geralmente, combina várias técnicas de seleção e metodologias que variam de acordo com o perfil e a complexidade do cargo a ser preenchido. As técnicas de seleção auxiliam o processo e são agrupadas em categorias, como: “entrevistas, provas de conhecimento ou capacidade, testes psicológicos, testes de personalidade e técnicas de simulação” (CHIAVENATO, 2014, p. 127). 
 
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Barueri, SP: Manole, 2014. 
 
Com base no texto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a (s) Verdadeira (s) e F para a(s) Falsa(s). 
 
( ) Com o uso de tecnologias de apoio para a área de recursos humanos nos processos seletivos, é possível separar as melhores opções para a análise do profissional, com maior assertividade, rapidez e economia para as empresas. 
( ) as características do mercado também influenciam o comportamento das pessoas e, em particular, dos candidatos a emprego, visto que é no mercado que ocorrem as transações, as negociações, as mudanças e os relacionamentos 
( ) Recrutar e selecionar pessoas envolve tão somente as instituições, sem fins lucrativos, criadas por indivíduos que trabalham voluntariamente em advogar uma causa, seja ela, proteção do meio clima, defesa dos direitos humanos e/ou erradicação dos afazeres pueris. 
( ) Recrutar e selecionar é o ato de ajudar o próximo, por meio de várias?atitudes altruístas e solidárias?que colaboram com o suporte para com outros seres humanos. Doações de roupas, comida, dinheiro e demais ações de caridade são alguns exemplos. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Resposta Selecionada:	
Correta 
V, V, F, F.
Resposta Correta:	
Correta 
V, V, F, F.
Comentário da resposta:	
Resposta correta. Considerando que o uso de tecnologias contribui com os processos seletivos e favorecem maior assertividade, rapidez e economia e é no mercado que ocorrem as transações, negociações e mudanças. 
Pergunta 9
0 em 1 pontos
Leia o excerto a seguir. 
“O princípio da vantagem competitiva está no alinhamento interno e externo do sistema de gestão de pessoas, possibilitando o ajuste do desempenho com a implementação da estratégia. No entanto, para exercer essa influência sobre o desempenho da empresa, esse sistema deve ser parte integrante do processo de implementação da estratégia da organização” (BECKER; HUSELID; ULRICH, 2001, p. 25). 
 
BECKER, B. E.; HUSELID, M. A.; ULRICH, D. Gestão estratégica de pessoas com “scorecard”: interligando pessoas, estratégias e performance. Rio de Janeiro: Alta Books, 2001. 
 
A partir do exposto, analise as asserções a seguir: 
 
I. A iniciativa para desenvolver indicadores de ativos intangíveis – capital humano – torna-se indispensável para a organização. O desenvolvimento de um sistema de mensuração do desempenho exige a compreensão e a definição da estratégia competitiva e das metas organizacionais, além da identificação das competências e comportamentos dos funcionários para que se atinjam os objetivos da empresa. 
II.É possível notar que a gestão adequada dos recursos humanos passou a ser uma situação desejada pelas empresas. Contar com profissionais especializados na composição das equipes tornou-se sinônimo de vantagem competitiva no contexto organizacional. 
III. Gestão de pessoas e estratégias são de grande importância para as organizações, sendo que uma consiste na formatação de ferramentas de integração e a outra com foco no processo de comunicação e transmissão de informações entre um emissor e um receptor com o estabelecimento de códigos bem definidos. 
. 
A seguir, assinale a alternativa correta. 
 
Resposta Selecionada:	
Incorreta 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II e a III são proposições falsas. 
Resposta Correta:	
Correta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e III é uma proposição falsa. 
Comentário da resposta:	
Resposta incorreta. A alternativa está incorreta, visto que, gestão de pessoas e estratégias caminham lado a lado, no entanto, estratégias contempla muito mais doque foco no processo de comunicação e transmissão de informações. 
Pergunta 10
0 em 1 pontos
O adequado desenvolvimento do modelo de gestão interligado ao planejamento e às estratégias deve considerar o contexto geral dos negócios e a cultura organizacional para delinear o propósito da empresa, isto é, o que a empresa quer ser no futuro, e, com isso, estruturar as táticas para que as atividades sejam operacionalizadas com
aprimoramentos constantes. 
Analise as alternativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 I. ( ) O primeiro passo para se conhecer uma organização é através de sua cultura, da forma como as pessoas interagem e seus valores.
II. ( ) A cultura organizacional está relacionada a um padrão comum usado pelos funcionários para tomada de decisão e realização das atividades.
III. ( ) A cultura organizacional é a maneira tradicional de pensar e fazer as coisas do funcionário na busca dos resultados.
IV. ( ) A cultura organizacional representa as normas formais e escritas que orientam o comportamento dos membros no dia a dia.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Incorreta V, F, F, V.
Resposta Correta:	
Correta V, V, F, F.
Comentário da resposta:	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois a cultura organizacional compartilha as maneiras de pensar e fazer as coisas em grande extensão por todos os membros e não individualmente. As normas são informais e não escritas, porém, estão intrínsecas no comportamento e ações dos membros da empresa no dia a dia.
Segunda-feira, 26 de Abril de 2021 17h44min12s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais